9 Ervas Aromáticas para Usar na Cozinha: LISTA!

O que são? Para quê servem? Quais são as melhores ervas aromáticas para a sua saúde? Como usá-las na cozinha? O guia definitivo!

Publicado em e atualizado em: 08-01-2022 por Lory Aguiar

Em uma boa cozinha não se pode faltar boas opções de ervas aromáticas, que ajudam a valorizar ainda mais o sabor de cada alimento preparado e deixando os pratos mais atrativos no momento de servir.

Se você está aprendendo a cozinhar agora ou procura por ervas aromáticas diferentes para inovar nos sabores e preparos dos seus pratos, então você chegou ao artigo certo!

com ervas daninhas

Continue a leitura para entender melhor o que são as ervas aromáticas, para que servem e conferir uma lista com as principais ervas que não podem ficar de lado durante o preparo dos seus próximos pratos! Vamos lá?

O que são as ervas aromáticas?

Basicamente, as chamadas ervas aromáticas são folhas retiradas de plantas, que possuem aromas marcantes e podem ser utilizadas na culinária para dar mais sabor aos alimentos.

Assim, as ervas aromáticas são diferentes dos demais temperos, também chamados de especiarias. No caso dos temperos, eles são feitos a partir de cascas, raízes, sementes ou, até mesmo, de talos de outras plantas, podendo ser encontrados em partículas bem pequenininhas que são adicionadas ao alimento.

As ervas para cozinha são encontradas, na maioria das vezes, no formato de plantas mesmo, apesar de serem vendidas em folhas secas e moídas também.

Inclusive, é muito comum que as pessoas cultivem algumas ervas aromáticas no quintal ou na varanda de apartamentos, já que algumas delas, e as principais, são bem fáceis de cultivar e consumir bem fresquinhas.

Para que servem as ervas aromáticas?

Por que matar ervas daninhas

O principal uso das ervas aromáticas é na cozinha. Por serem folhas capazes de dar gosto aos alimentos, essas ervas são indispensáveis para quem quer preparar pratos e alimentos com personalidade e bastante sabor.

Ao serem adicionadas a um alimento, as ervas conseguem trazer o seu sabor e cheiro próprio para o prato, criando sabores únicos.

Apesar do principal uso ser na cozinha, hoje em dia é bem comum encontrar ervas aromáticas em óleos para massagem, aromaterapia e velas, como é o caso do manjericão e do alecrim. Isso porque o cheiro das ervas é gostoso e agradável ao olfato humano.

Sendo que alguns, comprovadamente, conseguem acalmar a mente e cuidar da ansiedade.

Agora que você já sabe o que é e para que serve as ervas aromáticas, que tal conferir uma listinha com as principais ervas que você não pode mais deixar de usar?

Confira a lista abaixo e as principais características de cada uma dessas ervas aromáticas!

Alecrim

Alecrim 2

O alecrim é uma das ervas aromáticas mais conhecidas e utilizadas na cozinha, na aromaterapia e como óleo para pele e cabelo, possuindo vários componentes interessantes para a mente.

Alecrim 1

Essa erva é original da região do mediterrânea, mas, hoje, é utilizada em praticamente todas as culturas ao redor do mundo todo.

As folhas de alecrim são bem pontudinhas e finas, parecendo uma miniatura das folhas de pinheiro e são bem verdes. Ela pode ser cultivada tranquilamente durante todo o ano e precisa de bastante iluminação direta e um local arejado para crescer.

Alecrim

O alecrim é muito usado para acompanhar pratos com carnes, peixes e batatas.

Cebolinha

Cebolinha 2

A cebolinha também é uma das ervas aromáticas mais comuns da cozinha e praticamente todo mundo usa!

Essa erva pode ser utilizada tanto para dar mais sabor aos pratos, como para decorar ou incorporar patês e manteigas.

Cebolinha 1

Também pode ser cultivada durante o ano inteiro e é bem fácil de cultivar, precisando de exposição ao sol e uma terra boa.

Cebolinha

Os principais pratos que recebem cebolinha são: omeletes, legumes, cuscuz, saladas, sopas e queijos.

Coentro

Plantacao de coentro

Uma erva aromática com muita personalidade e sabor bem característico, o coentro não agrada qualquer paladar!

Cultivo de coentro

O coentro é uma erva muito utilizada na culinária indiana, mexicana, tailandesa e peruana, sendo que, no Brasil, é mais comum na região do nordeste.

Como cultivar coentro

É uma erva bem fácil de ser cultivada e possui sabor picante, o que faz dela a erva perfeita para guacamoles, ceviche, carne seca, churrasco, carnes de porco, cozidos, frutos do mar, cordeiro, frango e pratos com peixe no geral.

Flores do coentro

Hortelã

Quem não adora um chazinho de hortelã e o cheirinho relaxante que essa erva aromática possui, não é mesmo?

Hortela Pimenta 5

A erva hortelã tem um sabor muito gostoso e que costuma agradar a maioria das pessoas. Ela é ótima para manter e ajudar na saúde do sistema digestivo e é muito comum na região da Oceania, Ásia e América.

Hortela Pimenta 3

Possui, também, muitas características medicinais, ajudando na má digestão, náuseas, vômitos e tendo efeito calmante. Na culinária, ela atua trazendo sabores cítricos e refrescantes para os pratos e bebidas!

Hortela Pimenta 1

Combine a hortelã com sucos, carne de cordeiro e chás.

Leia também: Como Fazer Mini Horta no Apartamento

Manjericão

manjericao em vaso

Muito comum em toda a culinária italiana, a erva aromática chamada de manjericão possui aroma e sabor muito marcante e versátil, o que permite que ela seja usada em vários tipos de pratos.

manjericao 1

Ele pode ser cultivado durante todo o ano e é bem fácil de manter, sendo uma ótima opção para quem quer cultivar ervas em casa.

manjericao

O manjericão é muito utilizado em pizzas, molhos de tomate, queijos, frangos, saladas e sucos.

Orégano

Oregano 2

Também muito popular, o orégano é uma das folhas aromáticas mais encontradas no formato desidratado.

O sabor é bem característico e essa erva é mais voltada para realçar o sabor de pratos salgados, como massas, ovos, frangos, peixes, saladas e pizzas.

Salsinha

salsinha

A salsinha é famosa ao redor de todo o globo e em todas as culturas, justamente por ser extremamente versátil. Geralmente ela é colocada no prato apenas ao final da receita.

Muito comum em carnes, massas, legumes, molhos, sopas e saladas.

Tomilho

tomilho

Outra erva aromática do mediterrâneo que é muito utilizada na culinária mundial. O tomilho tem sabor mais seco e discreto e serve como erva básica para qualquer prato, principalmente em carnes marinadas, grelhadas, molhos de tomate, feijão e pratos que levam queijo e tomate.

Louro

Louro

Por fim, temos o louro, aquela folha aromática que não pode faltar na feijoada!

As folhas de louro são ótimas para a saúde e para dar sabor a pratos. Elas ajudam a prevenir diabetes, doenças cardiovasculares e possuem vitamina C, fibra e potássio.

Use e abuse do louro no preparo do feijão, carnes de porco, cordeiro e grão-de-bico!

Qual é a sua erva aromática de uso na cozinha favorita? Deixe um comentário! Participe!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu 9 Ervas Aromáticas para Usar na Cozinha: LISTA!. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.