4 Técnicas Rápidas e Fáceis para Secar Flores (TUTORIAL)

Flores podem ser conservadas por mais tempo e utilizadas na decoração quando secas. Quer aprender como secá-las? Vem com a gente!

Publicado em e atualizado em: 03-06-2022 por Lory Aguiar

Secar uma flor a faz ficar conosco por mais tempo, além de servir para produzir lindos objetos de decoração. Mas você sabe como fazer para secar flores de madeira correta? Sem danificá-las e aumentando a sua durabilidade? Neste guia, você vai aprender as quatro melhores técnicas passo a passo para a secagem de flores.

Conservar flores também é uma forma de guardar uma relíquia que representa um estado emocional específica. Você pode ter recebido as flores de presente e quer mantê-las consigo por mais tempo.

Outra utilidade é a montagem de um caderno de flores, onde você pode catalogá-las e classificá-las. Inclusive, eis uma atividade interessante de se fazer com crianças, que podem aprender muito sobre botânica e cuidados manuais desde cedo.

Como Secar Flores

Como secar prensando?

A primeira técnica que vamos apresentar é a mais antiga e a mais popular, ainda que seja demorada. Tal técnica é recomendada para quem pretende fazer colagem e aplicações de scrapbooking. Tal técnica é mais eficientemente aplicada em flores em tamanhos menores, de preferência com pétalas mais grossas.

Para realizá-la, siga o passo a passo a seguir:

Time needed: 1 day.

Como Secar Flores

  1. Coloque-as em um jornal

    Coloque as flores em um jornal. Ele irá ajudar na absorção de água;

  2. Coloque o jornal dentro de um papelão

    Após isso, coloque o jornal dentro de um papelão;

  3. Coloque dentro de um livro

    Feche as pontas de seu “embrulho” e coloque dentro de um livro, que prensará a flor;

  4. Adicione peso no livro

    É ideal adicionar um peso acima do livro, de preferência que distribua a pressão uniformemente;

  5. Substitua o jornal

    Após uma semana, substitua o jornal antigo por um novo e coloque novamente no livro;

Como secar no ar?

Métodos Para Secar Flores

Outra forma bastante popular de se secar flores é utilizando o ar. A particularidade desta técnica é que, diferente da prensa de livro, você mantém as flores inteiras, sendo uma ótima técnica para quem vai utilizar as folhas secas em um vaso ou montar um buquê de folhas secas. Esta técnica pode ser aplicada a grupos de folhas mas, em caso de flores maiores, como hortênsias ou rosas, você deve efetuá-la individualmente.

Eis o passo a passo a ser tomado:

  1. Retire manualmente ou com uma pequena faca todas as folhas presas ao caule;
  2. Prenda o conjunto de flores com uma fita (que deverá ser ajustado na medida que elas forem secando);
  3. Pendure os buquês produzidos de ponta cabeça em uma região quente, escura e seca da sua casa, com boa ventilação – tais condições são necessárias para que elas não apodreçam;
  4. Após duas a quatro semanas, os buquês estão secos. Você pode verificar diariamente dando pequenos toques nas folhas, em busca de uma textura seca.

Método do Forno

Uma terceira forma de realizar a secagem, menos popular, porém muito eficiente, é o método do forno. A vantagem deste método é a conservação do diâmetro das flores. Tal método é recomendado para flores com muitas pétalas, como camélias ou crisântemos.

Eis o passo a passo do método para secar flores no forno:

  1. Em uma bandeira de metal, distribua uniformemente as suas flores;
  2. Coloque a bandeira no forno e deixe em uma temperatura de 38 graus, por três horas.

O calor vai desidratar as flores, tornando-as secas. Lembre-se de esperar elas esfriarem antes de manuseá-las.

Rosas Secas

Método do Microondas

Eis um método muito popular que vem cada vez mais sendo utilizado. O motivo é que ele é muito rápido. Você pode secar flores em questão de minutos. Tal técnica é recomendada para flores com muitas pétalas, desde que não possuam pétalas pegajosas. Outra vantagem é manter o seu tamanho original.

Confira o tutorial abaixo:

  1. Corte as hastes da planta, deixando apenas 5 centímetros de comprimento;
  2. Em um pote de plástico, coloque uma camada de areia de sílica;
  3. Acima da areia, coloque as flores espaçando-as;
  4. Cubra as flores com mais uma camada de areia de sílica;
  5. Ligue o microondas e aguarde de dois a quatro minutos – de acordo com a potência do seu microondas;
  6. Após 24 horas do procedimento, retire o restante da areia que ficou preso às partes da flor.

1. O que é secagem de flores?

A secagem de flores é um processo que envolve a remoção da água das flores, deixando-as mais leves e duráveis. Isso pode ser feito de forma natural, usando ar e luz solar, ou artificialmente, usando um forno ou outro equipamento especializado.

2. Por que as pessoas secam as flores?

As pessoas podem secar as flores por vários motivos, incluindo a criação de arranjos florais duradouros, a preservação de espécies raras ou ameaçadas de extinção, e até mesmo para a terapia (secar e manipular as flores pode ser calmante e relaxante).

3. Como posso secar as flores?

Você pode secar as flores usando qualquer um dos seguintes métodos: air-drying (deixando-as secar ao ar livre), desidratação (usando um forno ou outro equipamento especializado), ou congelamento (congelando as flores inteiras).

4. Qual é o melhor método de secagem de flores?

Não há um método certo ou errado de secagem de flores – isso depende do tipo de flor que você está trabalhando, do resultado final que deseja alcançar, e da disponibilidade de tempo e equipamentos. Experimente com vários métodos até encontrar o que funciona melhor para você.

5. Quanto tempo leva para secar uma flor?

Novamente, isso depende do tipo de flor e do método de secagem que você está usando. De forma geral, as flores podem levar de alguns dias a várias semanas para serem completamente secas.

6. Posso usar qualquer tipo de flor para a secagem?

Sim! Você pode usar qualquer tipo de flor para a secagem, desde que ela esteja fresca e saudável. No entanto, algumas flores são mais propensas a serem danificadas durante o processo de secagem do que outras, portanto, é importante pesquisar cuidadosamente antes de começar.

7. Existem alguns cuidados especiais que devo tomar ao secar as flores?

Sim! É importante manter as flores em um local fresco e escuro até que estejam completamente secas – isso evitará que elas murcham ou sejam danificadas pelo calor ou luz excessivos. Além disso, certifique-se de manipular as flores delicadamente para evitar quebrá-las.

8. Quais são algumas das principais vantagens da secagem das flores?

A principal vantagem da secagem das flores é que ela permite que você crie arranjos florais duradouros. Além disso, a secagem também pode preservar espécies raras ou ameaçadas de extinção, pois impede que elas sejam consumidas pelos insetos ou decomposição.

9. Existem algumas desvantagens associadas à secagem das flores?

Sim! A principal desvantagem da secagem das flores é que ela pode danificar ou destruir as flores se não for feita corretamente. Além disso, as flores secas tendem a perder sua cor natural e podem ficar fragilizadas e quebradiças.

Qual método você achou mais eficiente? Comente abaixo!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

2 comentários em “4 Técnicas Rápidas e Fáceis para Secar Flores (TUTORIAL)”

  1. Olá
    Poderia me indicar uma sílica boa para secar flores ?? Que eu consiga comprar pela internet ou seja fácil de achar em lojas
    Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.