Como Plantar Trevo Roxo em Casa (Manual de Jardinagem Oxalis Triangularis)

O Trevo Roxo é uma bela planta com folhas roxas, vermelhas e vinho. Fizemos um guia de cultivo para você!

Publicado em e atualizado em: 04-06-2022 por Lory Aguiar

O trevo roxo tem esse nome devido a sua grande semelhança com os trevos, mas se apresentando na cor roxa. Suas folhas são em formato de triângulo e bem escuras. Eis uma escolha perfeita para ser cultivada em canteiros, bacias e vasos.

Borboleta

O trevo roxo se desenvolve melhor em regiões de sol pleno, cujo solo ofereça uma boa umidade e fertilidade. No caso de cultivo em vasos, você deve assegurar que o vaso ofereça uma boa drenagem. Já a fertilização deve ser feita mensalmente.

Um comportamento exótico dessa planta que vale a pena notar é que suas folhas se fecham no período noturno e se abrem com o nascer do sol.

Como Cuidar Do Trevo

Quer aprender como plantar o trevo roxo passo a passo na sua casa? Confira o nosso tutorial de jardinagem!

Oxalis Triangularis

Como Plantar Trevo
Nome científicoOxalis Triangularis
Nomes popularesTrevo Roxo, Falso Trevo, Borboleta Roxa
FamíliaAngiospermae
OrigemBrasil
TipoPlanta Herbácea
Oxalis Triangularis

Devido a sua semelhança com trevos, ele também é chamado de falso trevo em algumas regiões. Devido as suas folhas triangulares roxas parecerem uma borboleta, essa planta também pode ser chamada de borboleta roxa.

Cuidados Com Trevo

Características do Trevo Roxo

Veja como reconhecer essa planta e aprenda mais sobre suas diferenças para outras plantas:

  • Planta de crescimento lento.
  • Atinge meio metro de altura em sua fase adulta.
  • Folhas compostas por três folíolos.
  • Planta perene que apresenta dormência nos meses de verão.
  • Variedades roxas, vermelhas e vinho.
  • Planta de baixa manutenção e fácil cultivo, indicada para iniciantes.
Em Vaso 1

Como Plantar Trevo Roxo Passo a Passo

Veja algumas dicas, truques e exigências do trevo roxo e seu cultivo:

  • Luz: por ser uma planta brasileira, tipicamente tropical, o trevo roxo precisa de muitas horas de sol por dia. É importante escolher um local bem iluminado, mas nem tanto, uma vez que muito sol pode ocasionar manchas brancas nas folhas. Quando cultivadas em região de pouca luz, a tendência dessa planta é alongar seus caules e direcionar para onde tem luz.
  • Solo: como dito na introdução, ele exige um solo rico, úmido e bem drenado. Você pode utilizar uma mistura de envasamento para reter a umidade. Mas cuidado, o excesso de umidade pode apodrecer os bulbos radiculares. Para verificar se a drenagem é adequada, perceba se, ao regar, sobra alguma água acumulada na superfície. O ideal é que a água escoe rapidamente para o fundo.
  • Irrigação: esse é um dos pontos que você deve tomar mais cuidado com o trevo roxo. A irrigação deve ser feita de modo que a água escorra por toda a terra. Após fazer a primeira camada, faça uma nova irrigação para assegurar que todo o solo ficou úmido. Regue sempre que o solo estiver seco, caso contrário espere secar. No verão, é necessário irrigar mais vezes que no inverno – devido a rápida secura do solo. Utilize apenas água filtrada ou da chuva para irrigar o trevo roxo.
  • Umidade: não é necessário utilizar um umidificador quando o cultivo for dentro de casa. Por vezes, durante os meses gelados de inverno, o ar de casa pode secar. Nesses casos, a planta pode alertar com sinais de folhas murchando e você pode precisar borrifar água com um spray por toda ela.
  • Fertilização: deve ser feita mensalmente principalmente durante o primeiro desenvolvimento da planta. Opte por fertilizantes de liberação lenta.
  • Poda: por ser uma planta de crescimento bem lento, a poda é facultativa e quase nunca necessária. Você só precisa podar caules e folhas mortas.

Doenças e Pragas

  1. Clorose: é uma doença causada por uma deficiência de ferro no solo, que afeta as folhas, deixando-as verdes pálidas. O tratamento é a aplicação de um fertilizante com ferro.
  2. Oidio: é uma doença fúngica que causa manchas brancas nas folhas e podem causar a queda das mesmas. O tratamento é o uso de um fungicida.
  3. Podridão dos caules: é uma doença causada por um fungo que ataca os caules, podendo causar a morte da planta. O tratamento é o uso de um fungicida.
  4. Mosaico: é uma doença viral que causa manchas nas folhas e pode reduzir o crescimento da planta. Não há tratamento para este vírus, portanto, a planta infectada deve ser destruída.
  5. Verrugas: são tumores causados por um vírus e podem afetar gravemente o crescimento da planta. Não há tratamento para este vírus, portanto, a planta infectada deve ser destruída.

Perguntas e Respostas sobre Trevo Roxo

Trevo Roxo é tóxico, venenoso ou perigoso?

Sim. Ela é uma planta considerada tóxica para cães e gatos. Devido ao seu gosto amargo, é improvável que animais doméstico mastiguem ela. Ainda assim, não é recomendado que se plante próxima a animais e crianças.

Por que surgem manchas brancas nas folhas do trevo roxo?

Pequenos pontos na cor branca ou manchinhas podem ter diversas causas. A primeira são fungos e suas doenças. A segunda é o excesso de luz solar. No primeiro caso, você deve controlar melhor a umidade do solo e reduzir a frequência de irrigação. No segundo caso, você deve mudar a sua planta de lugar para que ela pare de receber queimaduras solares.

Trevos roxos florescem?

Sim. O florescimento ocorre na primavera. Suas flores são brancas e delicadas. Mas é preciso reunir as condições certas para que ele ocorra – condições essas que estão bem explanadas acima.

Por que as folhas estão ficando amarelas?

Esse é mais um sinal de excesso de irrigação. Basta reduzir a frequência e intensidade de irrigação que o seu trevo roxo volta a sua cor normal.

Falso Trevo
Flor Do Trevo
Flores Brancas
Flores Da Planta
Imagens De Oxalis Triangularis
Oxalis Triangularis
Plantar Trevo
Trevo Falso
Trevo Roxo 1
Trevo Roxo 2
Trevo Roxo 3
Trevo Roxo Em Vaso
Trevo Roxo Em Vaso 2

Leia também: Como Cuidar de Lambari

Você ficou com alguma dúvida sobre como plantar trevo roxo em vasos ou canteiros? Deixe o seu comentário!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

1 comentário em “Como Plantar Trevo Roxo em Casa (Manual de Jardinagem Oxalis Triangularis)”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.