O pH tá baixo? Não tem problema! Reunimos as plantas que melhor se adaptam a solos ácidos!
Muitas vezes temos dificuldade no cultivo de algumas plantas por conta do pH de nossos solos estão ácidos. Ao invés de você aplicar mil técnicas para modificar o pH do solo, você pode simplesmente optar por plantas que se adaptam bem a solos ácidos. Fizemos, aqui, uma lista das melhores plantas para o cultivo em solo ácido. Caso o seu solo não seja ácido, você pode, mesmo assim, cultivá-las em um vaso, com um substrato acidificado.
Um solo ácido nada mais é do que um solo cujo pH é menor do que 6. Você pode ler mais sobre pH aqui. A maior parte das plantas se adapta bem a um pH de 6,5 que seria um solo ligeiramente ácido.
Pieris
Pieris é um gênero de plantas da família Ericaceae. Ela é ideal para ser cultivada em solos ácidos e em regiões de sombra. Deve-se utilizar fertilizantes com moderação para o seu desenvolvimento.
Urze
Também chamada de Queiró, com o nome científico de Calluna vulgaris, eta é outra planta da família Ericaceae. Suas flores são belíssimas e florescem nas cores vermelho, rosa, roxo e branco. Ela cresce tanto com incidência direta de luz solar quanto em sombra parcial. Deve ser regada moderadamente no verão.
Camélia
Eis uma planta bastante famosa no Brasil. Seu arbusto é muito bonito e se mantém por todas as estações. As suas flores assumem tons roseados e avermelhados, existindo até variedades em que elas são brancas. Elas exigem incidência parcial de luz solar ou mesmo sombra para o desenvolvimento saudável. O solo deve ser sempre irrigado.
Érica carnea
Eis outra planta da família Ericaceae que pode ser cultivada em solos de pH menor do que 6. Ela tinge no máximo 70 centímetros de altura se bem cultivada. Seu florescimento embeleza o seu jardim diversas vezes ao ano. As suas pétalas assumem as cores rosas, roxas e brancas. Algumas variedades podem assumir a cor amarela. Elas exigem incidência direta a luz solar, mas podem ser adaptar a sombra parcial.
Exochorda
Exochorda é uma planta da família Rosaceae. Por conta disso, ela floresce na primavera e no verão. Ela é excelente para solos ácidos, porém não suporta muito calor, ainda que receba bem incidência direta de luz solar. O segredo do seu cultivo é a moderação.
Hamamélis
É uma árvore da família Hamamelidaceae. Ela costuma florescer no final do inverno. Sua fama se dá por ser utilizada como matéria prima para um dos mais poderosos óleos essenciais na aromaterapia. Ela se adapta bem a climas secos. Exige uma regagem moderada, principalmente nas estações quentes. Ainda que resista ao sol pleno, se desenvolve melhor em sombra parcial.
Magnólia
A Magnólia pode atingir até 6 metros de altura. Suas flores são lindíssimas e aparecem durante a primavera. Ela é muito sensível ao sol e ao vento. A irrigação deve ser rigorosa nos meses quentes.
Pachysandra terminalis
Eis uma planta popularmente conhecida como caixa de tapete. Ela é uma planta oriental utilizada para o estofamento de pisos. Suas folhas são brilhantes e excelentes para estofar jardins pequenos.
Skimmia
Eis uma planta pertencente a família Rutaceae que também se adapta muito bem a solos ácidos. Ela forma bonitos arbustos, que podem embelezar o seu jardim. Se deseja colher os seus frutos, deve cultivar plantas masculinas e femininas juntas. Uma de suas vantagens é a capacidade de resistir a climas frios. Ela exige sombra, não se adaptando bem a regiões muito tropicais, e deve ser regada constantemente, não tolerando de forma alguma a seca.
Eis a nossa lista. Qual planta você incluiria nela? Comente abaixo!
Deixe uma resposta