Como Plantar Zamioculca: Cultivo, Solo, Cuidados e Mudas

Guia completo com o passo a passo de cultivo!

Publicado em e atualizado em: 19-09-2021 por Lory Aguiar

Você já ouviu falar esse nome? Parece meio estranho, porém se trata de uma bela planta.

Seu nome cientifico é Zamioculcas zamiifolia, e é uma belíssima folhagem ornamental que costuma se destacar pela sua rusticidade e beleza.

Ela é originária da África, e é uma planta do tipo perene, cresce cerca de 4,0 até 0,6 metros de altura.

cultivo da planta

Essa planta possui um rizoma suculento embaixo da terra, parecendo uma batata, que é responsável pela sobrevivência da planta em tempos muito secos.

A Zamioculca possui uma textura herbácea, e suas folhas têm muito brilho e coloração verde escura. Pertence à família das aráceas, a mesma do copo-de-leite e dos antúrios.

Ela possui inflorescência espádice, ou seja cresce uma espada de cor branca que as vezes pode ser creme e que ficam guardadas entre suas folhas.

Sua floração normalmente ocorre no começo do outono ou no verão, e em se tratando de paisagismo e decoração a Zamioculca é muito indicada para locais sombreados, onde certamente a maioria das plantas não sobreviveria.

Cuidados com a Zamioculca

decoração de casa

Essa planta de grande beleza plástica, devido seu intenso brilho é muito utilizada em áreas internas como:

Isso devido ela se adaptar bem em lugares com pouquíssima luminosidade e ventilação. Ela é típica de locais quentes e não tolera geada.

em casa

As Zamioculcas podem ser utilizadas em maciços nos canteiros de jardins ou mesmo em vasos, podendo serem mantidas à meia sombra e até sombra plena.

O solo precisa ser rico em matéria orgânica e muito bem drenado, no entanto, deve ter uma certa umidade.

O acúmulo de água pode ocasionar o amarelamento das folhas, vindo a apodrecer suas raízes, culminando na morte da planta.

Deve-se ficar atento quanto as regas, pois o solo necessita estar sempre úmido, mas jamais encharcado. As regas devem acontecer de 1 a 2 vezes por semana, todavia, deve-se ficar atento para não deixar o solo ficar totalmente seco.

em vaso 2

As Zamioculcas por possuírem um crescimento lento, não necessitam de podas ou replantio com frequência. Também não necessitam de adubação química, sendo necessário apenas reposição de adubo orgânico a cada 3 ou 4 meses.

Como Plantar Passo a Passo

https://www.youtube.com/watch?v=P60aD04lR0k

Para plantar as Zamioculcas, é necessário um vaso de tamanho adequado para que a planta possa se desenvolver por algum tempo.

Por ser uma planta de crescimento lento, como vimos acima, ela não precisará de podas e replantio por um bom tempo.

Para iniciar o plantio, é necessário uma manta filtrante para colocar no fundo do vaso, em seguida coloque uma camada de ¼ da altura do vaso, de argila expandida para ajudar na drenagem.

folhas em zoom

Em seguida coloque o solo para plantio, que deve conter as seguintes proporções:

  • 1 litro de terra vegetal rica em matéria orgânica;
  • 1 litro de terra comum;
  • ½ litro de areia;
  • ½ litro de húmus de minhoca.

Depois de bem misturados, coloque a terra dentro do vaso, na sequencia coloque a planta e preencha com o restante da terra.

para cuidados

Vale lembrar, que os itens que relatamos acima são relativos apenas à proporção, visto que a quantidade a ser preparada vai depender do tamanho do vaso.

A multiplicação de mudas ocorre por sementes que caem das hastes da floração ou mesmo por divisão de touceiras. Estas desenvolvem novas mudas laterais com enraizamento aéreo.

O replantio deve ser feito a cada 4 anos, para o desmembramento da touceira, originando dessa maneira novas mudas e fazendo a renovação da terra.

na área de casqa

Como fazer mudas de Zamioculca

Depois de ver a beleza dessa planta quando crescida, você certamente vai querer fazer mudas dela, vamos conhecer o procedimento passo a passo:

  1. Corte um galho novo da Zamioculca e coloque em um recipiente com água;
  2. Troque a água diariamente, por conta do mosquito das dengue;
  3. O recipiente com água deve ficar em local longe da luz, em ambiente interno com entrada de luz indireta;
  4. Procure observar o surgimento das raízes, que devem ocorrer cerca de 15 dias;
  5. Após começarem a aparecer, deve-se aguardar mais 15 dias, para que as mudas tenham um tamanho adequado para o plantio.

Dessa forma depois de aproximadamente 30 dias, você terá sua linda muda de Zamioculca.

para decorar

Curiosidades sobre a Zamioculca

Existem algumas curiosidades sobre essa linda planta, vamos conhecer:

O rizoma da Zamioculca que fica subterrâneo e se parece com uma batata, armazena água, permitindo que a planta sobreviva por um longo período de seca. Quando isso ocorre, todas as folhas caem, mas o rizoma continua vivo, voltando a brotar novamente no período de chuvas.

plantio de Zamioculca

Essa linda planta possui flores brancas, entretanto, dificilmente conseguiremos vê-las, pois as mesmas ficam praticamente escondidas dentro da touceira de plantas.

Todas as partes dessa planta são venenosas se ingeridas, desse modo necessita-se o máximo de cuidado com crianças e animais de estimação. O menor contato com a seiva dessa planta provoca irritação de pele e das mucosas.

A Zamioculca não se adapta com aqueles produtos utilizados na limpeza das folhas. Por essa razão nem tente experimentar esse tipo de produto.

Quando suas folhas ficam amarelas é sinal que ela pode estar com dois problemas: ou excesso de sol ou excesso de água. As regas abundantes e frequentes costumam amarelar as folhas e apodrecer a raiz, já o sol em excesso queima as folhas e enfraquece o rizoma.

A Zamioculca é uma das plantas mais indicadas na decoração de ambientes internos, e que possua ar condicionado, portanto é uma excelente opção para lojas e escritórios.

Diz a lenda que a Zamioculca serve para atrair sorte, proteção e prosperidade, quando colocada na entrada da casa.

Agora que você já conhece tudo sobre essa belíssima planta, desde o plantio até os cuidados gerais, chegou o momento de utiliza-la na decoração de seus ambientes, aproveitando toda a beleza e sofisticação que ela nos oferece.

tudo sobre elas
tutorial de plantio
uma das mais lindas
visão por cima
Zamioculca 1
Zamioculca 1 1

Gostou dessas dicas?

Como vimos, além de bela é uma planta que não exige muitos cuidados, vale a pena utilizar a Zamioculca na decoração.

Perguntas & Respostas

Qual o significado de Zamioculca?

De acordo com o Feng shui, a zamioculca é conhecida como a árvore do dinheiro, acredita-se que isso ocorre pelo verde vivo de sua folhagem. Ter essa planta em casa é sinal de caminhos abertos para a proteção e sorte, principalmente na área financeira.

Como cuidar da planta Zamioculca?

Plante-as em um jardim ou em vasos, opte por deixá-la em uma região com sombra, seu solo deve ser adubado e também bem irrigado, mas sem excessos. A cada 3 anos é importante fazer de novo o plantio da planta, para assim renovar a terra, que precisa sempre estar rica em matéria orgânica.

O que fazer quando as folhas da Zamioculcas ficam amarelas?

Se as folhas da zamioculca estão ficando amarelas, algo está errado dentre os motivos mais comuns, estão: o excesso de água no solo, alterações de temperaturas, folhas antigas que precisam ser tiradas e pragas. 

Como fazer mudas da planta Zamioculcas?

Para fazer as mudas da zamioculcas, você precisa retirar um pequeno galho da planta e deixá-lo em um recipiente com água, só se atente para que não se torne foco para mosquitos, também troque a água sempre. Coloque o recipiente perto da luz, e em um mês estará com raízes prontas para ser plantada.

Como cultivar zamioculca em vaso?

Pegue um vaso médio e maciço, e coloque terra rica em matéria orgânica, se possível, com húmus de minhoca, mantenha-o sempre irrigado e se atente ao período de realizar as podas.

Quantas vezes por semana regar a zamioculca?

Essa planta não necessita de muita água para sobreviver, sendo assim, você deve regar a planta entre uma ou duas vezes por semana, pois o solo precisa estar sempre úmido, no entanto, não deve se manter encharcado,

Qual a melhor terra para plantar Zamioculca?

Rica em matéria orgânica, quanto mais adubada melhor, sem excesso de água para que não prejudique o crescimento da planta.

E ai gostou desse artigo? Deixe seu comentário, sua sugestão, ajude-nos a disseminar o conhecimento.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Como Plantar Zamioculca: Cultivo, Solo, Cuidados e Mudas. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

2 comentários em “Como Plantar Zamioculca: Cultivo, Solo, Cuidados e Mudas”

  1. Angela Maria Villela Mesaruchi

    A muito tempo estou a procura sobre esta planta Zamioculca, pois tenho uma na minha sala ,que em casa que ela esta a coisa mais linda do mundo,que eu a amo muito, ela esta tão grande . Gostaria de ter ajuda do Meu Verde Jardim, pois preciso trocar a terra e o vaso, faz muitos anos que ela esta ali,e pendeu muito só de um lado, eu não sei como tratar e trocar o vaso, ela esta com muito brilho nas folhas , tem mais de 1metro de altura ,,tem muitos ramos grandes e lindos,,Agradeço se vocês puder me ajudar,,ou indicar alguém que pode fazer esta troca para mim,,fico no aguardo de uma resposta GRATA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.