Cóleus: Características, Plantio, Cultivo e Cuidados com a Planta

Tudo sobre essa bela planta nesse guia botânico!

Você conhece o coléus? Veja todas as informações sobre esta planta que pode incrementar o seu jardim de forma belíssima!

O coléus é um tipo de planta que disponibiliza um colorido estonteante, capaz de transformar a paisagem do seu jardim ou, simplesmente, qualquer cômodo da casa, a partir de um vaso decorativo.

Fotos Da Planta

Características do Cóleus

O coléus é um tipo de planta herbácea que tem apreciação por suas diversas cores, presentes nas folhas, que fazem parte da classe Lamiaceae, com origem asiática. Esta planta é denominada, também, como coleus-de-java, é caracteriza-se arbustiva perene. De modo geral, alcança a 40cm a até 1m de altura, ainda que, determinadas vezes possa alcançar até 2m de altura, a depender da variação.

Características Do Cóleus

A planta teve origem a partir de hibridização entre as classes Solenostemon, S. bicolor e S. laciniatus. Hoje, a categoria apresenta uma diversidade de tipos de cultivos.

As cores e o seu fácil cultivo fazem da planta um espécie ornamental, com a possibilidade de fazer parte de vários jardins, bem como vasos decorativos. As inflorescências acontecem em espiga terminal, e de modo geral, são roxo-azuladas. Porém, por vezes, têm eliminação logo que aparecem, a fim de que as folhas continuem exuberantes e compactas.

Nome Científico

As folhagens grandes são caracterizadas super macias e têm variação em relação ao seu formato, coloração e dimensão. É possível que apresentem várias colorações e combinações entre vermelho, amarelo, roxo, marrom e verde.

É muito importante fazer a observação de que as colorações das folhagens podem compor degradês ou fazer o contraste brusco.

Ambientes

Ambientes

As colorações vivas das folhas vistosas podem ter proveito em vários lugares. Nos jardins, é possível que formem conjuntos ou maciços, além de bordados juntamente a paredes de muros. Nas varandas e pátios, bem como janelas com boas iluminações, a planta é uma decoração lindíssima que pode ter plantio em jardineiras ou, ainda, vasos.

Em relação aos climas mais quentes, há a possibilidade do desfrute de uma beleza cheia de cores, o ano inteiro. Trata-se de uma planta que quase não requer manutenções, sem exigência de podas e tolerância de estiagens.

  Quais as Melhores Plantas para Aquário? 21+ Espécies Perfeitas

É preciso que tenha o cultivo sob meia sombras, em solo drenável, rico em orgânicos e irrigação regular, porque este ambiente precisa estar sempre úmido, porém sem encharcá-lo.

Dicas De Plantação
Como Plantar

Como Plantar?

É preciso que o solo tenha um material rico em substâncias orgânicas. Faça a preparação da terra do canteiro, de modo a destorar e retirar a planta fornecida e inço. Revolva num quantitativo de 15cm de profundidade, adicionando adubo animal do curral bem misturado. Deve ser uma média de 3kg por metro quadrado.

Características Do Cóleus

Plante as mudas, de modo a retirar o saco plástico cuidadosamente, sempre fazendo o depósito no buraco com abertura com uma pá. Acomode e deixe que alcance a terra em volta, sempre apertando levemente para fazer a fixação. Regue posteriormente ao plantio.

De forma periódica, há a necessidade de proceder a poda para retirar inflorescência ou de ramos que se desloquem de modo arredondado. A inflorescência que surge deve ser podada, porque a planta reservará a energia para que se elaborem as sementes, de modo a prejudicar as folhas.

Em Vaso

O cóleus apresenta um quantitativo grande de sementes. Elas podem ser utilizadas para que as mudas se multipliquem. Estas plantas, em grande parte do tempo, combinam com desenhos e colorações nas folhagens, em virtude do casamento das flores.

Coloque numa areia úmida, em cultivo com proteção longínqua ao sol e fazendo a cobertura em saco plástico para que se evite a perda de umidade. Ao perceber que iniciam o desenvolvimento de folhinhas, significa que está criando raízes.

Regagem
Como Regar

Regue

Estas sementes são minúsculas e precisam ter a colheita das inflorescências maturas ou, ainda, adquiri-las em sacos. O ideal é fazer o seguinte:

  1. misture as sementinhas com pó de café para auxiliar no processo de semeadura;
  2. prepare um pote que pode ser uma bandeja de cultivo, caixotes, por exemplo;
  3. coloque a terra num canteiro misturado com a areia bem peneirada;
  4. nivele a parte superior do solo e regue, antes da semeadura;
  5. polvilhe a mistura das sementinhas com o pó de café na terra e faça a cobertura com plástico;
  6. mantenha a umidade de regar com frequência em jatos fininhos;
  7. depois disso, retire o plástico.

Como Cuidar?

Selecione um nível para que a planta fique exposta aos raios solares. Quando maior a quantidade de luz, maior a vibração e vivacidade das cores das plantas. Se houver a possibilidade, faça a exposição dos cóleus no sol em períodos matutinos e mantenha-os nas sombras no período da tarde. Se não, é importante manter as plantas de forma parcial na sombra.

Caso a planta esteja perdendo as folhagens, é provável que necessite de uma quantidade maior do sol. A área rústica tem variação ligeira, conforme a classe e variedade. Porém, grande parte das plantas tem seu crescimento e desenvolvimento em áreas específicas, se forem mantidas em lugares fechados durante a época invernil.

Cuidados

É preciso, também, que o solo se mantenha úmido, sem encharcá-lo. Estas plantas demandam constantemente a umidade, porém não apodrecem sem que deixem poças. Nas condições de extremidade do calor ou vento, é possível que necessite regar, todos os dias, ou ainda, 2x ao dia, para que haja a manutenção do solo úmido.

  Como Comprar, Plantar e Cuidar de Samambaias (Guia Completo)

O aumento do quantitativo de água a ter regagem é possível ser percebida nas estruturas murchas, bem como manchas escurecidas e secas ou a cor que desaparece.

Cóleus
Plantar Cóleus
Imagens Da Planta
Dicas De Cultivo
Em Duas Cores
Rosas
Vermelho E Rosa
Inspiração
Para Se Inspirar
Galeria De Fotos
Galeria De Imagens
Seleção De Fotos
As Mais Belas
Folhas Em Duas Cores

Cultivo

Caso queira fazer o cultivo a depender das sementes, faça a semeadura na terra, pressionando-as de forma gentil. É importante manter a terra em umidade e plantar as mudinhas quando estiverem em volta de dez dedos de altura.

Ao seguir os passos acima, molhar as plantas novas de forma cautelosa, colocando adubo na parte superior da terra para que o seu caráter úmido possa permanecer.

Muitos indivíduos fazem o cultivo das plantas, anualmente, no período da primavera. Porém, a planta é, de fato, perene dotada de sensibilidade. Com o passar do tempo, a planta é capaz de se transformar numa longilínea e suas colorações podem acabar desbotando.

Contudo, com todas as especificações e cuidados, a planta pode ter duração por muitas estações.

Doenças e Pragas do Coléus

  1. Cercosporiose: É uma doença fúngica que afeta as folhas do coléus, causando manchas marrons ou pretas.
  2. Oídio: Outra doença fúngica, o oídio causa manchas brancas nas folhas e nas hastes do coléus.
  3. Mosaico do tabaco: Uma virose que afeta o coléus, causando manchas nas folhas e nas hastes.
  4. Nematóides: Pequenos vermes que podem causar danos às raízes do coléus, afetando seu crescimento.
  5. Pulgões: Pequenos insetos que sugam a seiva das plantas, causando manchas nas folhas e reduzindo o crescimento do coléus.

Curiosidades sobre a Planta

  1. A planta Coleus é nativa da Índia e do Sudeste Asiático.
  2. É uma planta perene que pode crescer até meio metro de altura.
  3. As folhas da planta são utilizadas na culinária asiática e também na medicina tradicional.
  4. A planta Coleus é muito popular como planta ornamental devido às suas folhas coloridas.
  5. A planta Coleus também é conhecida como “orelha-de-elefante” devido à forma das suas folhas.

Perguntas e Respostas

1. O que é a planta Cóleus?

A planta Cóleus é uma planta ornamental da família da Lamiaceae, nativa do sudeste da Ásia. É cultivada por suas folhas coloridas e flores brilhantes.

2. Qual é a altura e largura média da planta Cóleus?

A altura média da planta Cóleus é de 30 cm, enquanto a largura média é de 15 cm.

3. Qual é o clima ideal para a planta Cóleus?

A planta Cóleus cresce melhor em climas tropicais ou subtropicais, com temperaturas médias entre 21-32ºC.

4. Qual é a melhor época do ano para plantar a Cóleus?

No Hemisfério Norte, a melhor época para plantar a Cóleus é entre os meses de março e abril. Já no Hemisfério Sul, a melhor época para plantar a Cóleus é entre os meses de setembro e outubro.

  O Que Significa Sonhar com Plantas? Interpretação de Sonhos!

5. Como cuidar da planta Cóleus?

Para cuidar da planta Cóleus, basta regá-la uma vez por semana e adicionar adubo à base de composto orgânico à Terra uma vez por mês. Também é importante mantê-la ao abrigo do sol forte durante o dia, pois ela não suporta muito calor.

6. Quais são as principais doenças que afetam a planta Cóleus?

As principais doenças que afetam a planta Cóleus são as podridões das raízes e das folhas, causadas por fungos que se proliferam em ambientes úmidos e escuros. Outras doenças comuns são as manchas nas folhas, causadas por bactérias ou fungos, e o ataque de insetos como ácaros e pulgões.

7. A planta Cóleus pode ser toxica?

Não há nenhuma evidência de que a planta Cóleus seja tóxica para seres humanos ou animais. No entanto, é importante lavar bem as mãos após o manuseio das folhas, pois elas podem causar irritação na pele sensível.

8. Quais são as principais utilidades da planta Cóleus?

A planta Cóleus é amplamente utilizada na ornamentação de jardins e interiores, devido às suas belas folhas coloridas. Também pode ser utilizada na culinária, principalmente na confecção de chás e outras bebidas aromáticas.

9. Onde posso comprar uma planta Cóleus?

A planta Cóleus pode ser encontrada em lojas especializadas em jardinagem ou online. Também é possível encontrar sementes da planta para cultivá-la em casa.

10. Qual o valor médio da planta Cóleus?

O valor médio da planta Cóleus é de R$15-20.

Gostou das dicas para o plantio dessa opção lindíssima? Compartilhe conosco sua opinião.

Compartilhe esse conteúdo!

2 comentários em “Cóleus: Características, Plantio, Cultivo e Cuidados com a Planta”

  1. Olá. Obrigado pela aula sobre Cóleus, muito diversificada, completa. Gostaria de uma orientação para fazer o cultivo dela, em água. Obrigado

  2. Vaney Lúcia Faria Leite

    Tenho coleus em casa e se deixar de regar duas vezes ao dia, elas murcham todas…como assim regar uma vez na semana? Só se morar no Alasca, no Mato Grosso não dá…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *