Árvore Carvalho: Significado, Características e História

Saiba todas as informações sobre esta árvore!

Carvalho uma árvore milenar

Você sabia que essa árvore vive mais de mil anos? É isso mesmo, essa enorme árvore que tantas lendas possui pode ultrapassar os mil anos de vida.

Ela pertence à família Fagaceae e é do gênero denominado Quercus. Ela é procedente do hemisfério norte, onde são encontrados tanto espécimes ancestrais como os de natureza perpétua.

Árvore Carvalho

Esse gênero de árvore pode ser localizado nas elevadas latitudes, na área tropical asiática e também na América.

Geralmente as espécies mais decadentes se concentram no norte, enquanto as que possuem folhagem perene estão situadas no sul. Algumas subdivisões mais conhecidas são:

  • Carvalho-japonês;
  • Carvalho negral;
  • Carvalho-vermelho;
  • Carvalho-vermelho-americano;
  • Carvalho-português;
  • Azinheira;
  • Lusitano.

Essa árvore serve como ferramenta para geólogos e botânicos em suas medições dos infortúnios, causados pela natureza no meio ambiente. Eles podem encontrar sinais das tempestades que se abateram sobre a região na qual ela está localizada.

Árvore Carvalho 1

O mais interessante é que quanto mais essa árvore se sujeita às intempéries, mais fortalecida ela fica, pois suas raízes se arraigam ao solo e seu tronco se revigora, diminuindo assim a possibilidade de ser extraída do solo pelas tempestades.

Neste guia, você vai aprender tudo sobre esta bela árvore. Desde os cuidados que se deve ter com ela até todas as curiosidades, mitos e histórias.

Carvalho

Crescimento da árvore carvalho

Como vimos, essa árvore pode viver mais de mil anos, e ao longo do seu crescimento, ela passa por vários ciclos diferentes.

O início da vida do carvalho é a bolota, e em cada uma existe somente uma semente. Quando essa semente germina produz uma raiz central que irá firmar a árvore durante toda a sua vida.

A maioria das espécies de carvalho, só conseguem produzir as primeiras bolotas quando atingem 50 anos de idade.

folha

Essa árvore quando alcança os 100 anos, amadurece à fase adulta, podendo atingir nessa idade até 45 metros de altura, e ainda possuir essa mesma medida em diâmetro.

O carvalho passa para a idade avançada aos 700 anos, e com 1000 anos chega ao final de sua existência. No entanto existem carvalhos com 1400 anos.

Ao longo de sua existência, essa árvore chega a produzir uma quantidade absurda de bolotas, chegando a atingir até 10 milhões de bolotas.

A história e os significados do carvalho

na cidade

Como pudemos ver, o carvalho se fortalece a cada temporal, lutando bravamente, ele vai adquirindo um aspecto desproporcional, como um ser que tivesse realizado um enorme esforço, chegando mesmo a parecer entristecido.

Por esse motivo, essa árvore é fonte de referência para os espiritualistas, pois com seu papel na natureza acaba sendo exemplo de resistência, submissão, resignação diante dos desígnios de Deus.

Isso se deve ao fato, de que a cada assédio das forças da natureza, ele nunca se revolta, nem desanima, procurando sempre triunfar sobre os obstáculos que insistentemente o perseguem. Dessa maneira conserva-se forte, sólido e concreto nos bosques e florestas que habita.

sem folhas

O carvalho também assume uma performance essencial entre os celtas, atuando como divindade cultuada pelos druidas. Esses constituíam a classe sacerdotal dessa raça ariana que se propagou pela Europa na antiguidade.

Essas árvores detinham um poder especial para esses povos, mas era de se esperar, pois em um cenário repleto de florestas, contendo uma vegetação densa, com pequenas lacunas denominadas de clareiras, era algo mágico e encantador.

O culto a árvore carvalho era encontrado no sul da Europa e na área central do continente, em bosques que tinham essa espécime.

Os druidas realizavam aí seus rituais, em templos que eles construíam ao ar livre. Toda cerimônia religiosa precisava das folhas do carvalho, tal era a sua importâncias para os celtas.

Os benefícios do carvalho

Como vimos, essa árvore possui muitas histórias e lendas, mas o que é ainda mais interessante, é saber que ela ainda traz benefícios para nossa saúde.

troncos grossos

Com suas cascas podemos fazer um chá que é muito eficaz como:

  • Depurativo;
  • Combate diabetes;
  • Cicatrizante de úlceras,
  • Anemia;
  • Diarreia;
  • Hemorragias;
  • Enfermidades do fígado.

A casca do carvalho é rica em taninos e possui propriedades adstringentes e anti-inflamatórias além de ser um excelente estimulante para a digestão.

Com o chá pode-se também fazer gargarejos, aplicação eficaz contra faringite, estomatite e gengivas inflamadas.

O banho de assento combate eczema, hemorroidas e infecções vaginais e anais. Com as cascas em pó, faz-se uma aplicação nos pés, evitando o suor e o cheiro desagradável.

troncos lindos

Preparando o Chá de árvore de carvalho

O preparo do chá é muito simples, vamos lá!

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa das cascas de carvalho
  • 500 ml de água

Preparo

Tempo necessário: 50 minutos.

Como Fazer Chá de Árvore de Carvalho

  1. Ferva a água

    Coloque a água em um recipiente e leve ao fogo

  2. Adicione as cascas

    Adicione as cascas e deixe cozinhar até ferver

  3. Espere ferver

    Quando começar a ferver, marque 15 minutos

  4. Desligue o fogo

    Após esse tempo, desligue o fogo

  5. Abafe a panela

    Tampe o recipiente e deixe repousar por mais 10 minutos

Depois é só coar e consumir! Você pode tomar de duas até três xícaras diárias. Procure não exceder na dosagem, pois em excesso pode-se ter problemas gástricos.

Para o gargarejo, use três colheres de sopa de cascas para duas xícaras de água. Leve ao fogo a água com as cascas e deixe ferver por 15 minutos, depois é só coar e fazer o gargarejo. O gargarejo deve ser feito de duas a três vezes ao dia.

Para o banho de assento a proporção é de três colheres de cascas para meio litro de água. Ferva por 15 minutos, coe em seguida. Coloque em um recipiente em que você consiga se sentar, permanecendo nele por 10 minutos. Deve-se fazer duas vezes ao dia, de manhã e a noite.

O carvalho é um símbolo de força e resistência, pois é uma árvore muito imponente e de enorme longevidade, por essa razão faz parte de muitos brasões de localidades.

uma das mais antigas
várias espécies
varios tipos

Gostou dessas dicas?

Conhecer a história e seus significados é algo realmente fascinante.

A árvore carvalho possui muitas lendas e histórias fantásticas, sendo milenar passou certamente por muitos povos de culturas diferentes.

Desde a antiguidade, já se falava dessa árvore, pois foi embaixo de uma que o profeta Jesus Cristo pregou para os fiéis. E na bíblia o carvalho é citado inúmeras vezes.

Veja também: Árvores para Fazer Sombra

E ai gostou desse artigo? Deixe seu comentário, sua sugestão, ajude-nos a disseminar o conhecimento.

lory aguiar
Atualizado em 09-21-2021 por Lory Aguiar

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Árvore Carvalho: Significado, Características e História. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

1 comentário em “Árvore Carvalho: Significado, Características e História”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *