Como Plantar Mandioca (Manihot esculenta) Passo a Passo

Frita, assada, cozida, moída: mandioca é sempre um ótimo prato. Por que não plantar na sua casa?!

Publicado em e atualizado em: 04-06-2022 por Lory Aguiar

A mandioca (Manihot esculenta) é uma planta perene cujos tubérculos são comestíveis. A mandioca é utilizada na produção de farinha de tapioca e farinha de mandioca. Você pode plantar mandiocas na sua casa, de forma orgânica, natural e econômica. Confira, abaixo, um passo a passo de como plantar mandioca em casa.

Aipim

Embora seja cultivada no mundo todo, a mandioca é uma planta tropical da América Central e América do Sul. Segundo registros da arqueologia moderna, essa planta foi domesticada pelo homem há pelo menos 4.000 anos e possivelmente por até 9.000 anos.

Aipim 1

As mandiocas reúnem tudo o que uma planta fácil de ser cultivar precisa: muito resistente a secas, com poucos problemas de pragas e doenças, se adaptando a diferentes tipos de solo e nada exigente em relação a podas.

Manihot esculenta

Carima

Antes de entrarmos no passo a passo, confira algumas informações gerais da planta:

Nome científicoManihot esculenta
Nome popularaipim, aipim-manteiga, macaxeira, mandioca-mansa, mandioca-doce, mandioca-de-mesa, maniva, manaíba, carimã, uaipi e castelinha
FamíliaEuphorbiaceae
OrigemAmérica do Sul
TipoPerene
Manihot esculenta

Como Plantar Mandioca em Casa

Castelinha

Confira um guia completo de tudo o que você precisa saber para plantar e cuidar da sua mandioca:

  • Luz: escolha um local com pleno sol para o cultivo de mandiocas. A falta de luz o suficiente pode prejudicar a floração.
  • Solo: o mais importante para a mandioca é que o solo seja bem drenado, uma vez que o acúmulo de água pode criar um ambiente propício a doenças de fungos, que podem afetar os tubérculos, levando ao seu apodrecimento. Fora esse detalhe, essa planta se adapta bem aos diferentes tipos de solo, podendo prosperar até mesmo em solos mais pobres.
  • Propagação: as mandiocas são melhores propagadas a partir de mudas, que devem ser adquiridas de fornecedores de boa confiança e qualidade.
  • Clima: a mandioca deve ser cultivada em regiões de climas tropicais e subtropicais, devido a sua necessidade de luz e calor.
  • Irrigação: embora sejam plantas bastante resistentes a seca, as mandiocas podem ser irrigadas semanalmente.
  • Fertilização: as mandiocas precisam de fertilizantes? Normalmente, não. Principalmente em solos que já são naturalmente ricos em nutrientes. Ela é uma planta pouco exigente em relação a solos. Mas você pode produzir raízes maiores e mais saudáveis aplicando um fertilizante de liberação lenta mensalmente.
  • Doenças e pragas: a mandioca é geralmente livre de doenças e pragas. Por vezes, essas atacam as suas folhas, o que não prejudica, de modo geral, as raízes.
  • Pulgões: em pequenas quantidades, os pulgões geralmente são inofencivos a sua plantação. Quando em grandes quantidades, elas podem danificar as folhas, enfraquecendo e murchando a planta. Na maioria dos casos, um bom jato de água, utilizando a mangueira, é o suficiente para livrar a sua planta desses insetos indesejados.
  • Poda: a poda é necessária apenas se você desejar controlar o tamanho e formato da planta.

Perguntas e Respostas sobre o Cultivo de Mandioca

Como Cuidar Da Mandioca

Ao longo de sua jornada cultivando mandiocas, muitas dúvidas podem surgir. Para te auxiliar, preparamos essa sessão do artigo com os questionamentos mais comuns relacionados a essa cultura. Confira:

Quanto tempo demora para poder colher mandiocas?

As raízes atingem um tamanho que as torna propícias a serem colhidas após cerca de 10 meses do início do cultivo, quando as raízes atingem cerca de 4 polegadas de diâmetro.

As raízes de mandioca podem ser consumidas cruas?

Devido as ciânicos presentes nas raízes, elas só podem ser consumidas após o cozimento, a fritura ou a assadura do tubérculo.

As folhas de mandioca são comestíveis?

Sim, mas elas devem ser cozidas antes de se comer. Elas são consideradas excelentes fontes de Vitamina A, Vitamina C, Vitamina B, ferro, cálcio, zinco, manganês e magnésio.

Qual é a origem da mandioca?

Ela é uma planta nativa do Brasil e do Paraguai, mas que hoje é cultivada no mundo todo devido ao seu uso como alimento.

Como armazenar a mandioca?

Após retirada da terra, ela deve ser consumida em alguns dias. Uma forma de aumentar a sua vida útil é congelá-la ou transformá-la em farinha. A mandioca é o principal ingrediente da farinha de tapioca.

A planta de mandioca é tóxica para animais de estimação?

Sim. Em sua forma crua, ela possuí ácido cianídrico, que é tóxico não só para pets quanto para seres humanos. É por conta disso que ela deve passar por algum processo de calor antes de ser consumida.

Posso plantar mandioca dentro de casa?

Sim, desde que você escolha uma região próxima a uma janela de sol. Vale dizer que mandiocas cultivadas dentro de casa raramente produzem flores.

Quanto de sol uma mandioca precisa?

Essa planta deve ser cultivada em ambientes de pleno sol. Embora ela possa crescer em sombra parcial, o florescimento será menor, assim como o tamanho de seus tubérculos comestíveis.

Qual é o pH de solo ideal para o cultivo de mandiocas?

O mais incrível dessa planta é que ela pode ser plantada em praticamente qualquer tipo de solo e em qualquer tipo de pH.

Como podar a mandioca?

A poda não é necessária. Todavia, algumas pessoas podem querer limpar a planta de folhas velhas, assim como melhorar a sua forma. A poda deve ser preferencialmente feita na primavera, utilizando ferramentas de poda esterilizadas.

Quais são os nomes populares da mandioca?

Por ser amplamente cultivada em diversas regiões diferentes do Brasil, essa planta tem diversos nomes populares. Entre os principais, podemos citar: aipim, aipim-manteiga, macaxeira, mandioca-mansa, mandioca-doce, mandioca-de-mesa, maniva, manaíba, carimã, uaipi e castelinha.

Veja um vídeo com mais dicas de como cultivar a planta:

Confira mais fotos da planta:

Como Cultivar
Como Cultivar Mandioca
Como Plantar Aipim
Como Plantar Manaiba Passo A Passo
Como Plantar Mandioca
Cuidados Com Aipim
Cultivo De Mandioca
Flores Da Carima
Flores Da Manihot Esculenta
Folhas Da Manihot Esculenta
Folhas De Macaxeira
Manaiba
Mandioca
Manihot Esculenta
Manihot Esculenta 1
Maniva
No Quintal 1
Plantacao De Mandioca
Tutorial De Cultivo Do Tuberculo
Uaipi

Você ficou com alguma dúvida sobre como plantar mandioca passo a passo? Comente abaixo!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.