Lista de Árvores Frutíferas para Plantar em Solo Arenoso

Precisa de árvores que deem frutos para cultivar em solo do tipo arenoso? Confira a nossa lista de sugestões de espécies!

Publicado em e atualizado em: 12-06-2022 por Lory Aguiar

Busca por árvores que dão frutos e podem ser cultivadas em solo arenoso? O Meu Verde Jardim trouxe uma lista delas. Basta escolher a que te agradas e colocar a mão na massa!

O que é solo arenoso?

1 Solo Arenoso
Fonte.

Existem diversos tipos de solo, que são categorizados de acordo com a textura, drenagem, cor, porosidade, densidade e outras características físicas e químicas.

O solo do tipo arenoso é aquele de consistência granulosa, sendo permeável a água. O solo arenoso também é caracterizado pela pouca umidade, pH ácido, alta possibilidade de erosão, baixo nível nutritivo e pouca matéria orgânica.

O solo arenoso é comum na região nordeste do Brasil, correspondendo a 8% de todo o território brasileiro.

Qual é a melhor árvore frutífera para solo arenoso?

As árvores frutíferas que mais se adaptam ao solo arenoso são aquelas com sistema radicular mais agressivo, que se desenvolvem em solos ácidos, pobres em nutrientes e umidade. Embora todas as dificuldades, esses tipos de solos estão longe de serem inférteis. Basta escolher a espécie adequada, que atende às características deste tipo de solo.

Vamos ver, a seguir, algumas dessas espécies de árvores frutíferas para plantar em solo arenoso.

Mandioca (Manihot esculenta)

Plantacao De Mandioca

Não é por acaso que a mandioca é cultivada não só por todo o Brasil, como por todo o mundo. Eis uma planta cosmopolita, versátil e muito adaptável, que praticamente prospera em qualquer tipo de solo, inclusive solos arenosos, que são mais pobres em nutrientes e secos.

Mandioca

As mandiocas são cultivadas por povos nativos da américa há pelo menos alguns milênios. E não é por acaso: se trata de um tubérculo comestível muito versátil, utilizado na produção de farinha de tapioca, farinha de mandioca, bebidas alcoólicas, entre outros pratos e bebidas.

Cultivo De Mandioca

Um dos principais cuidados que se deve ter ao cultivar a mandioca é quanto a drenagem do solo. Por sua permeabilidade de água, o solo arenoso apresenta uma boa drenagem para o cultivo da mandioca.

Leia também: Cuidados com Assacu

Como Cuidar Da Mandioca

Você pode plantá-la a partir de mudas e, raramente, terá algum problema com pragas ou doenças. Ainda quando ocorre, isso não costuma comprometer os tubérculos, que é a parte na qual estamos mais interessados nessa planta.

Manga (Mangifera indica)

Manga 1

As mangas são frutos que são em mangueiras, que se tratam de árvores imensas, de copa larga, que pode gerar uma infinidade de frutos durante os anos, rendendo muitas colheitas.

Cultivo De Manga 1

Uma só mangueira pode produzir até 4.000 frutos em uma só temporada. Pertencente a família Anacardiaceae, as mangas se adaptam bem a solos arenosos, desde que cultivadas em um clima tropical ou subtropical.

Como Plantar Manga

Embora as mangueiras possam ser cultivadas em outros tipos de climas, elas dificilmente dão frutos quando não atendidas as condições climáticas. Já quanto ao solo, elas são pouco exigentes, podendo prosperar em diferentes pH’s de solo e tipos de solo.

Melão (Cucumis melo)

Cucumis Melo

Pertencente a família Cucurbitaceae (da qual também pertence as melancias, abóboras e pepino), o melão é um fruto de origem africana e asiática, cultivado no mundo todo. No Brasil, ele foi introduzido por escravos do século XVI.

Cucumis Melo 1

O melão não cresce em árvore, mas em uma planta rasteira, com folhas grandes e flores brancas.

Cucumis Melo 2

Os melões devem ser cultivados em um clima quente e seco, sendo propagados via sementes. Por sua baixa necessidade de umidade no solo, o melão se adapta bem a solos arenosos. A colheita costuma ocorrer cerca de cem dias após o início do plantio.

Cucumis Melo 3

As melhores variedades de melão para cultivo são o melão Amarelo, Casca-de-carvalho, Valenciano, Jumbo-hale.

Uma curiosidade científica é que o melão da variedade cantalupe (vendido em feiras como melão americano) é um dos mais nutritivos.

Amendoeira da Praia (Terminalia catappa)

Amendoeira Da Praia

Amendoeira da praia é uma árvore da família Combretaceae, originada da Malásia, podendo atingir até trinta e cinco metros de altura.

Amendoeira Da Praia 1

Ela é também chamada de castanheira anoz, castanholeira, coração de negro, sete copas, chapéu de sol, guarda sol, figueira da índia e carroceiro.

Amendoeira Da Praia 2

De grande ocorrência litorânea, em solo arenoso, seus frutos, chamados de castanhas (ou cuca, pelos moradores de Santos), são comestíveis – embora apresentem uma acidez que desagrada o paladar de muitos.

Amendoeira Da Praia 3

Por sua forte resistência a salinidade e ventanias, essa é uma planta perfeita para casas litorâneas.

Amendoeira Da Praia 4

Leia também: Como Cultivar Laranjeira

Algodão

Algodao

Pertencente a família da Malvaceae, o algodão é uma planta cultivada em todo o mundo devido ao uso comercial de sua fibra e suas sementes. De origem asiática e africana, o algodão se adapta bem a diferentes tipos de solo, podendo ser uma cultura propícia a se desenvolver em solos arenosos.

Algodao 1

Entre as espécies da planta mais cultivadas, podemos citar Gossypium hirsutum, Gossypium herbaceum, Gossypium barbadense, Gossypium arboreum.

Algodao 2

Um dos principais cuidados que se deve ter ao cultivar algodão é quanto a limpeza de ervas daninhas, uma vez que elas são responsáveis pela competição de nutrientes com as plantas legítimas.

Outro cuidado que você deve ter, principalmente em solo arenosos, cuja umidade/retenção de água é menor, é quanto a irrigação, uma vez que o algodão precisa de muita água para se desenvolver.

Árvore-das-borboletas (Buddleja davidii)

Arvore Das Borboletas

A árvore das borboletas se trata de um arbusto florido de médio porte, muito fácil de se cultivar e de cuidar, florescendo praticamente todo o ano, atraindo borboletas para o jardim – e daí vem o seu nome popular. As suas flores rosas tem um aroma que lembra o mel, atraindo também abelhas.

Arvore Das Borboletas 1

Por sua adaptação a salinidade, a árvore das borboletas também é uma excelente planta para cultivar no litoral, em uma casa de praia.

Arvore Das Borboletas 2

Em sua fase adulta, esse arbusto florido pode atingir até dois metros de altura. A sua floração ocorre no verão, e depende do cultivo em um ambiente quente e com sol para florescer.

Arvore Das Borboletas 3

Um dos principais cuidados que você deve ter ao cultivar o arbusto borboleta na sua casa é quanto a irrigação, que deve ser feita com frequência nos meses mais quentes do ano.

Mais Variedades, Espécies e Sugestões de Opções

  1. Figueira
    Ficus carica é uma espécie de figueira da família Moraceae, nativa do sudoeste da Ásia, provavelmente da Síria ou do Líbano. É cultivada em todo o mundo mediterrâneo para a sua fruta e madeira.
  2. Abacateiro
    Persea americana, do gênero Persea, é uma planta da família Lauraceae. É nativa da América Central e do México, onde é cultivada desde há séculos. O abacateiro é uma árvore que pode atingir 20 metros de altura.
  3. Ameixeira
    Prunus armeniaca é uma árvore da família das rosáceas, nativa da China e do Tibete, cultivada em vários países como fonte de frutos e madeira. Pode atingir 10 metros de altura.
  4. Damasco
    Prunus armeniaca é uma árvore da família das rosáceas, nativa da China e do Tibete, cultivada em vários países como fonte de frutos e madeira. Pode atingir 10 metros de altura.
  5. Tangerina
    Citrus tangerina é uma espécie de citrino da família Rutaceae, nativa do norte da África e cultivada em vários países tropicais e subtropicais. Pode atingir 8 metros de altura.
  6. Laranja
    Citrus sinensis é uma espécie de citrino da família Rutaceae, nativa da China e cultivada em vários países tropicais e subtropicais. Pode atingir 8 metros de altura.
  7. Limão
    Citrus limon é uma espécie de citrino da família Rutaceae, nativa do sul da Ásia e cultivada em vários países tropicais e subtropicais. Pode atingir 8 metros de altura.
  8. Mamão
    Carica papaya é uma planta da família Caricaceae, nativa das regiões tropicais da América Central e do Sul. É cultivada em muitos países tropicais para a sua fruta e sementes comestíveis. Pode atingir 10 metros de altura.
  9. Melancia
    Citrullus lanatus é uma planta da família Curcurbitaceae, nativa das regiões semi-áridas do norte da África e do sudoeste asiático. É cultivada em muitos países tropicais para a sua fruta comestível. Pode atingir 4 metros de altura.
  10. Melão
    Cucumis melo é uma planta da família Curcurbitaceae, nativa das regiões semi-áridas do norte da África e do sudoeste asiático. É cultivada em muitos países tropicais para a sua fruta comestível. Pode atingir 4 metros de altura.

FAQ

1. O que é solo arenoso?

Solo arenoso é um tipo de solo que é formado a partir da decomposição de rochas e minerais. Ele é composto de partículas de areia e é muito poroso, o que significa que não retém muita umidade. Isso pode ser um problema para as árvores frutíferas, que precisam de umidade para prosperar.

2. Qual é a melhor árvore frutífera para plantar em solo arenoso?

Não há uma única resposta para esta pergunta, pois vários fatores devem ser considerados, como o clima e a disponibilidade de água. No entanto, algumas das melhores árvores frutíferas para plantar em solo arenoso são: abacate, figo, manga, laranja e tangerina.

3. Qual das seguintes frutas cresce melhor em solo arenoso?

As frutas que crescem melhor em solo arenoso são: abacate, figo, manga, laranja e tangerina. Isso se deve ao fato de que essas frutas são nativas da região da floresta tropical, onde o solo é predominantemente arenoso.

4. Por que as árvores frutíferas crescem melhor em solo arenoso?

As árvores frutíferas crescem melhor em solo arenoso porque esse tipo de solo é rico em nutrientes e retém mais umidade do que os outros tipos de solos. Além disso, o solo arenoso também é mais leve e poroso, o que facilita a penetração das raízes das árvores.

5. Como podemos cuidar das árvores frutíferas em solo arenoso?

Para cuidar das árvores frutíferas em solo arenoso, você precisará irrigá-las com mais frequência do que as plantadas em outros tipos de solos. Além disso, você também pode adicionar composto orgânico ou outros fertilizantes para ajudar a manter o solo fértil e proteger as raízes das árvores.

Conclusão

Existem muitas opções de plantas que se adaptam bem em condições de solo arenoso e podem florescer, frutificar e render boas colheitas. Basta escolher a sua espécie e fazer um cronograma de cultivo, respeitando todas as exigências da planta acima orientadas.

Qual árvore frutífera para solo arenoso você gostou mais? Qual delas você vai cultivar? Ficou com alguma dúvida em relação ao cultivo? Comente abaixo!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.