Como Podar Hortênsias Passo a Passo (Recomendações)

Você sabe como podar hortênsias? Quais ferramentas utilizar? Quando podar? Aprenda tudo com este guia!

Publicado em e atualizado em: 08-05-2021 por Lory Aguiar

As hortênsias estão entre as minhas flores favoritas: são belíssimas e exigem poucos cuidados, além de seu florescimento durar por toda a estação de verão. No entanto, embora exigir poucos cuidados, a sua poda é necessária para que a próxima floração aconteça e para que a planta viva com saúde. Por conta disso, resolvi escrever este guia ensinando quando podar e como podar esta bela flor.

A poda nada mais é do que uma forma de limpar a planta, tirando os ramos excedentes e tornando os nutrientes mais concentrados. Isso não significa que você deve tirar todos os ramos. A poda se aplica apenas a alguns.

como podar

A hortênsia é uma planta que puxa muita água do solo. Por conta disso, é comum que seus ramos disputem por água, prejudicando a planta. Por conta disso, cortamos alguns ramos para favorecer outros. Tão simples quanto isso.

Porém, vale dizer que a poda deve ser feita corretamente. Antes de pegar a sua ferramenta de poda favorita, deve entender um pouco sobre as características da hortênsia para certar na poda.

Veja: Como Mudar a Cor da Hortênsia

Conteúdo

Ferramentas

Antes de mais nada, você deve limpar as suas ferramentas de poda. Considere que, da mesma forma que um médico deve esterilizar os seus instrumentos antes de fazer uma cirurgia, você deve limpar as suas ferramentas de poda antes de realizar uma poda. Isso porque você vai praticamente abrir uma ferida na hortênsia.

dicas de poda

A melhor ferramenta para este trabalho são as tesouras de jardineiro. Há diversos tipos de tesouras. Elas variam em tamanho de cabo. Para ramos finos e mais novos, você pode utilizar uma tesoura simples de poda. Para ramos mais velhos e grossos, você vai precisar de uma tesoura de cabo longo – o que vai facilitar o trabalho.

Quais ramos podar?

Saber quais ramos podar é essencial. para tal, você deve reconhecer cada tipo de ramo e saber como podá-los. Confira uma tabela com os tipos de ramos e quais podar:

Ramos velhosSe encontram no centro da planta. Devem ser podados completamente.
Ramos jovensTem cerca de três anos. Devem ser podados em de seu comprimento.
Ramos bebêsSão os ramos novos. Não devem ser podados.

Quando podar?

poda de hortênsias

Eis uma pergunta que não tem uma resposta exata, dado que ela depende da variedade de hortênsia que você cultiva na sua casa. Confira como podar cada tipo de hortênsia:

  • Macrophylla: eis o tipo mais comum. Muito provavelmente é o que se encontra na sua casa. Elas costumam ter flores grandes, em tons rosas, azuis e brancos. A sua poda deve ser feita no final do verão. Se você exagerar na mão, terá poucas flores, mas maiores. Se você podar pouco, terá muitas flores, mas menores. Fica a seu critério.
  • Panicular: você deve podá-la no final do verão. Se vive em um ambiente de clima frio, aguarde até o final do inverno.
  • Arborescente: a poda deve ser feita igual a Macrophylla.

Após a poda, aplique um bom fertilizante para reenergizar as suas plantas (elas vão precisar).

Confira mais dicas de poda dessas belas flores no vídeo abaixo:

Ficou alguma dúvida? Comente ela abaixo!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Como Podar Hortênsias Passo a Passo (Recomendações). O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.