Como Preparar a Terra (solo) para o Jardim Fácil Passo a Passo

Você sabe qual é o seu tipo de terreno? Como eliminar ervas daninhas? Como controlar o pH e enriquecer o solo? Aprenda TUDO!

Publicado em e atualizado em: 14-05-2022 por Lory Aguiar

Preparar a terra para um jardim é a base da jardinagem. A saúde e o desenvolvimento das suas plantas, árvores e flores vão depender muito disso. Um solo bem preparado vai fazer com que as sementes brotem com excelência ou que mudas transplantadas se desenvolvam e se adaptem corretamente. A sua terra deve ser não só bem nutritiva, como livre de pragas (ervas daninhas e insetos) – dois dos grandes vilões da jardinagem. Neste guia, confira as principais tarefas que você deve tomar para preparar o solo do seu jardim.

As dicas abaixo não aplicam somente ao seu solo, como para vasos e estufas. Os princípios são os mesmos. E tais tarefas devem ser repetidas anualmente, dado que fatores como geadas, chuvas e irrigações danificam a sua terra, dificultando a circulação de água e ar. Além disso, os nutrientes tendem a se esgotar.

terra

Identifique o tipo de terreno

Eis um passo negligenciado pela maioria dos jardineiros. Identificar o tipo de terreno vai fazê-lo conhecer as suas características e este é o primeiro passo para saber como você vai preparar a sua terra. Existem dois tipos de solo:

Solo arenosorápida evacuação de água (alta drenagem)
Solo argilosoalta retenção de água (baixa drenagem)

O ideal para o seu jardim é um solo híbrido que combine características destes dois solos. Dificilmente você vai encontrar este solo. Mas você pode criá-lo. Para tal, basta aplicar um substrato com perlita ou fibra de coco.

Remova ervas daninhas

preparar o solo

As ervas daninhas são vilãs em qualquer jardim. Elas competem por nutrientes e água com as suas plantas, árvores e flores. Assim sendo, não adianta ter um solo bem nutrido se ele tem muitas “bocas” para alimentar.

Há diversos produtos destinados a remover ervas daninhas. Porém, alguns deles são ricos em substâncias químicas nocivas a seres humanos. Dado isso, se você deseja plantar ervas, frutas, legumes, verduras ou qualquer outra coisa destinada ao consumo humano, evite tais removedores químicos.

A melhor forma de removê-las é utilizando uma enxada, tirando-as pelas raízes. Todavia, algumas delas nunca vão sumir completamente. Você, por vezes, vai tirá-la e ela vai ressurgir. Não desista. Arranque-as novamente. Uma hora, elas perdem a força e param de crescer.

Confira um tutorial em vídeo de como realizar a remoção sem o uso de químicos tóxicos:

Aeração da terra

A aeração é um procedimento não mais utilizado na agricultura convencional, dado que existem máquinas para realizar o processo. Todavia, na sua casa, você não dispõe de máquinas e deve fazê-la na mão. A aeração, como o nome sugere, é uma forma de oxigenar a terra.

Confira o passo a passo de como realizar a aeração da terra:

Tempo necessário: 1 hora.

Como Arear a Terra

  1. Molhe antes

    Molhe com água a terra alguns dias antes de iniciar o trabalho (para facilitar);

  2. Cave

    Cave em torno de 20 centímetros com a ferramenta que desejar, retirando toda a terra;

  3. Misture com os fertilizantes

    Misture a terra com os compostos fertilizantes desejados.

Outra forma de realizar isso é utilizando minhocas:

Enriqueça o solo

preparando a terra

Ainda que você já tenha feito este procedimento durante a aeração, é sempre bom garantir que a terra tenha nutrientes necessários para o desenvolvimento das suas plantas. Aqui, vamos fertilizar a camada superior da terra. Tais nutrientes vão para o fundo dela na medida em que chover.

Confira formas de enriquecer o solo nos vídeos abaixo:

Controle o pH

Se você é um veterano em jardinagem, já deve ter ouvido falar na importância do pH do solo. Se é um novato, eis algo que você deve estudar. O pH é fundamental para a saúde das suas plantas. Um solo muito alcalino ou muito ácido pode modificar a disposição de nutrientes da suas plantas.

pH alcalinoacima de 7,5
pH ácidoabaixo de 5,5

Algumas plantas tem preferências aos níveis de pH. Outras, toleram a maior parte dos níveis. Para testar o pH do seu solo, você precisa coletar diferentes amostras do seu solo em diversas partes do seu jardim/quintal. Existem duas formas de testá-lo: enviando para uma empresa que realiza o teste de forma profissional ou comprando um teste de pH vendidos na internet ou lojas de jardinagem e testando você mesmo.

Confira: Como Fazer Sementeira de Caixa de Ovo?

Um solo ácido pode ser corrigido adicionando cal. Um solo alcalino pode ser corrigido adicionando enxofre ou sulfato de alumínio.
Confira mais dicas interessantes para se aprofundar:

  • Existem 17 nutrientes essenciais que a maior parte das plantas vão exigir. A maior parte dos fertilizantes vendidos em lojas de jardinagem contém todos eles. Todavia, existem empresas que realizam testes para mostrar quais nutrientes tem no seu solo. Se desejar, pode procurar por este serviço;
  • Se o seu solo apresentar baixos níveis de fósforo, você pode adicionar farinha de ossos. Se ele apresentar baixos níveis de nitrogênio, você pode adicionar farinha de alfafa;
  • Parte do seu solo deve ser constituído de ar;
  • Parte do seu solo deve ser constituído de água;
  • Parte do solo deve ser feito de matéria orgânica. Elas vão produzir as bolsas de ar, oxigenando o solo, além de adicionar nutrientes;
  • Você pode reciclar restos de comida para fazer um composto orgânico caseiro. Basta batê-los no liquidificador e despejá-los na sua terra.
  • Palha é outra boa pedida para fertilizar a sua terra. Além disso, ela protege as raízes das suas plantas de calor intenso e geadas;
  • Fertilizantes orgânicos costumam funcionar mais lentamente, dado que fornecem os nutrientes com uma cadência maior do que fertilizantes sintéticos. Todavia, eles são sustentáveis, não causando males ao meio ambiente, diferente de alguns fertilizantes sintéticos;
  • Você pode remediar um solo arenoso com a adição de folhas secas;
  • Evite o exagero em aplicação de pesticidas. Algumas bactérias, alguns insetos, fungos e outros micro-organismo que moram no seu quintal são fundamentais para o ecossistema funcionar de modo geral. Pesticidas vão matá-los e eles auxiliam na qualidade da sua terra consumindo folhas secas e plantas mortas transformando-as em nutrientes;
  • É importante tomar notas de quais plantas foram cultivadas no seu solo, quais adubos foram aplicados, quais pesticidas, etc. A história do seu solo vai sempre te orientar sobre o que ele precisa.

Simples, não? Após isso, você já pode iniciar as suas plantações. Ficou alguma dúvida? Comente abaixo!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Como Preparar a Terra (solo) para o Jardim Fácil Passo a Passo. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.