Como Escolher uma Mangueira para Jardim – Conheça os TIPOS

Extensível, espiral, comum? Qual comprar? Qual escolher?

Publicado em e atualizado em: 07-12-2019 por Lory Aguiar

Uma mangueira é um acessório obrigatório para cuidar do jardim. É quase que impossível manter um jardim, seja grande ou pequeno, sem uma mangueira. Possível até é, mas de forma dispendiosa e entediante. Sendo um acessório necessário, você deve conhecer cada tipo diferente de mangueira e suas respectivas vantagens e desvantagens. Asim, você vai acertar na sua compra e adquirir um acessório que vai atender perfeitamente as suas necessidades.

É importante dizer que o investimento em uma mangueira não se direciona apenas para a irrigação das plantas. Uma mangueira tem mil e uma utilidades, assim como o bombril. Você pode utilizá-la para limpar um chão, lavar o carro e, até, se refrescar em um dia quente de verão. Porque não?!

Um iniciante pode imaginar que os diferentes tipos de mangueiras variam em formato e tamanho. Ledo engano. Há diversos outros critérios de diferenciação de um modelo para o outro. E cada modelo vai ser adequada para um tipo de jardim, um tipo de uso e um tamanho do jardim.

Um grande jardim pode exigir mais do que uma mangueira. Você pode ser obrigado a estruturar todo um sistema de irrigação que abarque todo o seu terreno. Já para jardins pequenos, não vale a pena nem em termos financeiros e nem em termos de sustentabilidade instalar um sistema de irrigação. É até terapêutico sair irrigando manualmente com uma boa mangueira – além de economizar dinheiro e economizar água.

Chega de blablabla. Vamos aos tipos de mangueiras.

Conteúdo

Mangueira Comum

Mangueira Comum
Mangueira Comum

Eis o tipo mais comum que você vai encontrar na casa dos seus amigos e familiares. Ela é o tipo mais popular em todo o Brasil, consistindo em apenas um tubo. A grande vantagem deste tipo é que pode ser comprada por corte, atendendo as suas necessidades e ao tamanho do seu jardim.

Mangueira Extensível

Mangueira Extensível
Mangueira Extensível

Ainda que pouco popular, este tipo de mangueira tem vantagens muito interessantes. Ela costuma ser mais leve que a mangueira comum, além de ser mais ergonômica (fácil e gostosa de se pegar). Por conta de seu design extensível, ela pode atingir até três vezes o comprimento original. Ao terminar o seu trabalho de irrigação, ela volta ao tamanho original, sendo extremamente compacta e fácil de guardar.

Mangueira Espiral

Mangueira Espiral
Mangueira Espiral

Eis uma mangueira recomendada para quem busca um produto bem resistente. Elas costumam ser feitas de um material com alta dureza, o que previne o aparecimento de nós e esmagamentos. Uma das vantagens é que ela geralmente já é vendida com uma pistola que aumenta a pressão da água.

Qual escolher?

Confira algumas dicas rápidas para auxiliá-lo a fazer a sua escolha:

  • O comprimento é o primeiro aspecto que você deve ter em mente. Opte por um comprimento que alcance todas as regiões do seu quintal. O ideal é medir o lugar mais longe da sua casa da fonte de água para saber o comprimento máximo que você deseja atingir;
  • Quanto maior for a sua mangueira, mais pressão de água você vai precisar. Então atente a este fato na hora de exagerar no tamanho;
  • A pressão de água também condiciona o tipo de material que você deve utilizar. Pressões maiores exigem materiais mais resistentes;
  • Não se importe tanto com o preço. Uma mangueira muito barata pode partir e sofrer outros danos rapidamente, forçando-o a comprar outra. Eis um item em que você não deve buscar economizar;
  • Para mangueiras maiores, considere comprar um carrinho de mangueira para auxiliar na armazenagem da mesma.

Confira mais dicas para escolher a melhor mangueira:

Você tem alguma dúvida? Comente abaixo!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Como Escolher uma Mangueira para Jardim – Conheça os TIPOS. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.