Quais Ferramentas de Jardinagem eu Preciso? Veja a LISTA

Saiba tudo o que você precisa comprar para fazer o seu jardim!

Publicado em e atualizado em: 21-03-2021 por Lory Aguiar

O objetivo principal das ferramentas de jardinagem é tornar o jardinismo mais prático, simples, rápido, fácil e seguro. Elas são essenciais para um grande jardim, mas também auxiliam (e muito!) para pequenos jardins. Elas são utilizadas para a realização do plantio e de tarefas de manutenção, como remoção de ervas daninhas, limpeza de folhas secas, podas de galhos, regagem, adubação e transplantes. Neste guia, você vai conhecer algumas das ferramentas mais imprescindíveis para você adquirir, além de aprender como escolhê-las.

Como escolher as ferramentas para jardim?

itens necessarios

Antes de escolhê-las, você deve observar duas coisas:

  1. O tamanho do seu jardim;
  2. Os seus objetivos.

Se o seu objetivo é, por exemplo, cuidar de um jardim feito em um terraço, você jamais precisará de um cortador de grama. Se o seu objetivo é cuidar de um grande jardim com gramado, provavelmente o cortador vai facilitar e agilizar muito a sua vida.

Um outro ponto importante é apostar na qualidade das ferramentas. Isso pode elevar o investimento inicial mas poupar o investimento futuro em ferramentas que se deterioraram, quebraram ou deixaram de funcionar. Os materiais presentes nas suas ferramentas devem resistir a climas e a umidade. Os dois melhores materiais para tal é o alumínio e o aço inox. Os piores são os de plásticos ou tipos de plástico, dado que podem ser partir com facilidade e não oferecem a firmeza e segurança necessária para o trabalho de jardinagem.

Outro ponto a se considerar é quem vai usá-las. Mulheres, por exemplo, possuem uma menor força muscular (por conta de sua configuração biológica, de menor quantidade de testosterona e massa muscular, que são responsáveis por aumentar a força). Portanto, se as ferramentas serão utilizadas por mulheres, devem ser ferramentas que exigem uma menor força física.

Leia também: Como Remover a Ferrugem de Ferramentas de Jardinagem

Quais comprar?

infografico ferramentas

(fonte da imagem)

Eis algumas ferramentas que são imprescindíveis, de uso básico e que servem a qualquer tipo ou tamanho de jardim. Confira:

O pulverizador é utilizado na irrigação das plantas, sejam elas externas ou internas. Você também pode precisar de uma boa mangueira.

As pás de mão tem múltiplas utilidades no mundo da jardinagem. Elas podem ser utilizadas para se fazer buracos, para a remoção de terra e para a mistura de substratos. Ao escolhê-la, opte por modelos ergonômicos, que ofereçam uma pegada confortável.

As tesouras de podas são utilizadas para a remoção de galhos secos ou doentes. Você economiza muito dinheiro optando por modelos que permitem a afiação das lâminas ou a troca delas.

o que comprar

Para jardins pequenos (como em um terraço, na varanda ou dentro de casa) e médios, você também pode comprar as seguintes ferramentas:

ferramentas basicas

Já para jardins grandes, que exigem uma maior manutenção e tem longos terrenos, você vai precisar de:

  • Cortador de grama
  • Carrinho de mão
  • Serra de poda

A serra de poda facilita em podar árvores e arbustos de troncos e caules mais espessos.

O cortador de grama é adequado para jardins com grandes territórios cobertos por grama. Há diversos modelos e tudo vai depender do tamanho do seu jardim.

Veja 16 sugestões de ferramentas úteis para o seu jardim:

Embora citamos as ferramentas para cada tamanho de jardim, tudo vai depender, também, do tipo de planta que você cultiva. Algumas plantas e árvores podem exigir algumas ferramentas específicas.

Quais das ferramentas acima você acha indispensáveis? Quais você ainda não usa e vai passar a utilizar? Comente abaixo!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Quais Ferramentas de Jardinagem eu Preciso? Veja a LISTA. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.