Lavatera-de-três-meses: Origem, Cultivo, Espécies, Cuidados e Dicas!

Tire todas as suas dúvidas sobre essa maravilhosa planta!

Publicado em e atualizado em: 04-03-2022 por Lory Aguiar

Você conhece a lavatera-de-três-meses, como cultivá-la e suas características? Continue lendo esse artigo e você irá conhecer essa linda planta que além de encantar com sua beleza, também é utilizada no paisagismo.

as mais belas

A Lavatera trimestris, ou lavatera-de-três-meses e também chama de malva-de-três-meses. É uma planta herbácea pertencente à família Malvaceae, sendo inserida na categoria das flores anuais. É famosa por crescer rápido e possuir excelente ramificação quando cultivada de forma correta.

 A Lavatera é uma planta de pequeno porte, mas isso não a deixa para traz com relação a outras plantas, pois além de linda também é bem volumosa, o que dá sempre um aspecto de viva e intensa. Possui seu ciclo de vida anual indo de encontro a muitas que espécies que também são classificadas como perenes.

cor pink

Origem

A Lavatera tem sua origem no continente europeu, mais precisamente nas regiões banhadas pelo Mar Mediterrâneo. Por ser uma planta que se adapta fácil a climas, não se sabe ao certo o país de origem. É comum ver lavateras em Portugal tanto no Centro ou ao sul.

dicas e passo a passo

Cultivo

Cultivar uma planta é uma tarefa que requer certa responsabilidade, pois cada estágio da cultivação deve ser respeitado e feito de forma detalhada, caso esses estágios não sejam respeitados, dificilmente sua planta terá saúde.  

Para se ter uma boa cultivação temos alguns pilares a serem seguidos, que vão desde o momento do plantio até a floração. Veremos a seguir cada pilar, e como ele deve ser tratado. 

em duas cores 3

Propagação da Lavatera

Sua propagação se dá por meio de sementes, que ao ficarem no solo, recebem a luz necessária para poderem germinar. Elas podem ser cobertas com uma leve camada de areia peneirada ou com serragem. O tempo para a germinação vai de duas a três semanas.

fotos de flores

Solo e clima

Para que uma planta possa crescer de forma saudável ela precisa estar em um solo e clima em que se adeque confortavelmente. A lavatera-de-três-meses é uma planta bem tolerante em relação ao solo, ela se dá bem em solos bem drenados e férteis.

É importante ressaltar que se o cultivador quiser vê-la com uma boa quantidade flores, cultivá-la em solos muito férteis não é uma boa ideia, pois as folhas irão crescer em grande quantidade ocultando as flores, porém, se ter muitas folhas é o desejo do seu cultivador, pode plantá-la em solos muito férteis. 

O clima mais indicado para se cultivar a lavatera-de-três-meses é um clima mediterrâneo, subtropical ou temperado, podendo ser bem resistente à seca, o que permite a possibilidade de usá-la em lugares rochosos e em jardins mais áridos. Quando está em locais frios ela não se desenvolve bem, o que compromete sua estatura. É aconselhável evitar temperaturas muito freias e geadas.

Fotos de Lavatera de três meses

Iluminação e irrigação

Esses pilares devem ser levados a sério como os outros, pois todas as plantas que estão em processo de cultivação precisam ser irrigada e possuírem iluminação adequada.

Sem tais cuidados, elas podem adoecer e desenvolverem algum tipo de doenças onde muitas vezes morrem. 

A sua irrigação deve ser feita de forma moderada, pois ela é uma planta que suporta bem a seca, porém o solo deve sempre estar úmido, evite deixá-lo encharcado, isso promove o enfraquecimento da planta e por consequência o apodrecimento de sua raiz, levando-a a morte.

No que se refere a iluminação ela pode receber luz do sol de forma direta.

fotos de plantas

Floração 

A floração é o período onde as plantas mostram a sua beleza por meio das suas flores, com a Lavatera não é diferente. 

A sua floração é o resultado de um bom cultivo e do clima em que se encontra e da época do seu plantio. Se todos esses pontos estiverem a favor da lavatera, ela florescerá a partir do terceiro mês após o seu plantio.

Imagens de Lavatera de três meses

A lavatera no paisagismo

A lavatera é uma das queridinhas na hora de se escolher uma planta para o paisagismo, sendo ideal para formar bordaduras e maciços.

Essa planta além de charmosa e elegante, promove um visual diferente, podendo ser usada tanto em varandas, jardins e quintais, além de vasos. Nesse caso, fica a critério do paisagista escolher como usá-la da melhor maneira que lhe agrade.

Uma dica de paisagismo é usar a lavatera em jardins que possuem um estilo campestre, tendo como referências jardins no estilo italianos, franceses e ingleses. Além disso, elas também ficam lindas quando colocadas em pátios, sempre de forma organizada em suas jardineiras.

imagens de plantas
Lavatera de três meses
Lavatera de três meses 1 1
Lavatera de três meses 2
passo a passo
rosa 4
rosa claro
rosa claro 1
seleção de fotos
seleção de imagens
tons de rosa

Curiosidades sobre a lavatera-de-três-meses

  • As suas folhas são similares aos ramos contidos em plantas da mesma espécies. Além disso, a sua folhagem é belíssima, o que dá ainda mais um contraste de cores em conjunto com as flores.
  • Pode chegar a atingir de 50 cm a 1,2 metros de altura, e suas flores podem chegar até 10 cm de diâmetro.
  • Possui um aroma único e tão agradável que faz com que seja objeto de procura de vários jardineiros ao redor de todo o do mundo.
  • O seu caule possui finos pelos e bastante espaço entre si. Além disso, também são eretos, e com uma tonalidade forte de verde e bem ramificados. Em alguns casos dependendo de sua variedade, a coloração do caule pode mudar para tons de vermelho.
  • Suas flores possuem uma cor rosa predominante, porém a cor pode variar de acordo com o seu cultivo. As cores que podem surgir além da cor rosa são brancas ou vermelhas.
  • São plantas solitárias e possuem um formato de trompete.
  • Os seus frutos não são a principal característica dessa planta, porém ele tem um papel estético bem importante, pois nascem entre as folhagens da planta, o que proporciona um lindo visual. 
  • Os seus frutos são do tipo esquizocarpo (tipo de fruto seco) que se divide em doze mericarpos que contem sementes no interior.
  • Possui seu ciclo de vida curto.
  • Possui o nome de Lavatera-de-três-meses por conta da sua trajetória de desenvolvimento que vai desde o crescimento até o começo do seu florescimento, que ao todo são três meses, por isso o nome de Lavatera-de-três-meses.

Você tem alguma dúvida sobre o cultivo desta planta? Comente abaixo!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Lavatera-de-três-meses: Origem, Cultivo, Espécies, Cuidados e Dicas!. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.