Onze-horas: Origem, Cultivo, Espécies, Cuidados e Dicas!

Tire todas as suas dúvidas sobre essa maravilhosa planta!

Publicado em e atualizado em: 24-03-2021 por Lory Aguiar

Você conhece a planta onze-horas, sua forma de cultivo, suas características e seu poder medicinal? Continue lendo esse artigo e você descobrirá como cultivá-la e utilizá-la na medicina natural.

A Portulaca grandiflora, ou onze-horas como a conhecemos popularmente também pode ser chamada de beldroega.  Ela é uma planta que pertence à família Portulacaceae, sendo considerada uma planta de pequeno porte e de rápido crescimento. 

amarelas

A onze-horas é uma planta fácil de ser cultivada, podendo ficar em jardineiras, vasos, para quem gosta de um visual que lembra tapetes floridos, ela se encaixa perfeitamente, mas também para aquele que ousam mais, ela pode ser cultivada em jardins rochosos, dando um toque de beleza a mais.

branca 1

Origem

A onze-horas é originária da América do Sul, mas não se sabe ao certo o seu país de origem. É bem comum encontrá-la partindo do sudeste do Brasil passando pelo Uruguai e Argentina. Porém ela não se resume ao continente americano, podendo ser encontrada em regiões sulistas do continente asiático. 

cor rosa 3

Cultivo

Para cuidar e se dedicar ao plantio é necessário que haja dedicação, por isso o cultivador deve ficar atento a questões como: solo, clima, iluminação, irrigação e entre outros. 

No decorrer do artigo ensinaremos como deve ser feito de forma ideal o cultivo da onze-horas, é importante que todos os tópicos recebam a devida atenção. 

cor rosa 2 1

Plantio

O ideal é que seu plantio seja durante o verão e em áreas abertas, recebendo luz do sol. Existem duas formas de propagação da onze-horas.

O mais comum é por meio de sementes, onde elas devem ser lançadas na superfície da terra para germinarem. A germinação se dará entre dez e quinze dias após o plantio. As sementes podem ser cobertas com leves camadas de areia peneiradas ou com serragem.

O outro meio de propagação é por estaquia, onde alguns ramos são colocados em terra úmida, criando raízes e gerando novas plantas. Na grande maioria das vezes, ao se comprar as mudas de onze-horas, elas acompanham botões e flores, fazendo assim o processo mais rápido de florescimento.

cor rosa 1 1

Solo e iluminação

Toda planta necessita estar em um bom solo e receber iluminação específica para se desenvolver de forma saudável e bonita, esses são os dois dos pilares mais importantes para se cultivar uma planta com excelência.

O solo ideal para o cultivo da onze-horas deve ser bem drenado, leve, rico em matéria orgânica e fértil, sem probabilidades de reter umidade de forma demasiada. Por ser bem tolerante ela será bem cultivada em um solo com pH de 5,6 a 7.

Sobre a iluminação adequada para o cultivo da onze-horas, é recomendado que ela receba luz do sol direta, e que fique exposta no mínimo quatro horas por dia ao sol.

cor rosa 43

Clima e irrigação

Saber o clima próprio de cultivo de uma planta é fundamental, pois ao cultivá-la em um ambiente climático impróprio, ela não responderá bem e possivelmente você não terá bons resultados. 

A onze-horas é uma planta resistente, sendo tolerante a sol, chuvas e até geadas. Por conta dessa versatilidade ela é bem procurada no mundo todo, podendo ser cultivada em diversas regiões. 

No Brasil os moradores de todas as regiões podem cultivá-la. A temperatura ideal para o seu cultivo gira em torno de 20 a 30 °C.

No que se refere a irrigação, é preciso atentar a alguns detalhes. Quando a planta está jovem ou em seu ciclo de floração, o ideal é deixar o solo levemente úmido, evitando o excesso de água.

Em se tratando de plantas mais desenvolvidas, ela pode ficar sem irrigação por curtos períodos. Quando plantada em canteiros é aconselhável ser regada três vezes por semana, se plantada em jardineiras ou vasos, ela deve ser regada apenas duas vezes por semana.

cuidados essenciais

Floração e espaçamento entre outras plantas

A floração é a época onde as plantas demonstram o auge da sua beleza por meio das suas flores.

O seu florescimento se dá após um mês do começo do seu desenvolvimento, e é aconselhável em especial na primavera, e nos meses onde o sol está em seu auge. As suas flores desabrocham e fecham todos os dias, o que proporciona um visual sempre colorido. 

É recomendada que permaneça a uma distância de 10 a 40 cm de outras plantas.

em casa 3
em casa 1 1
em casa 2
em várias cores 4
Fotos de Onze horas
Imagens de Onze horas
no canteiro
no quintal
Onze horas
Onze horas 1
Onze horas 2
Onze horas 3
vermelha 2
vermelhas

O uso da onze-horas na medicina 

A onze-horas vem sendo uma ótima opção para suplementar a alimentação, pois além de barata, também é simples de prepará-la e de fácil consumo. 

Ela é rica em vitaminas do complexo B e C e em vitaminas A. Ainda possui magnésio, cálcio, zinco, selênio, potássio e outros minerais. Além disso as suas sementes possuem boa quantidades de ômega 3. Possui as seguintes propriedades

  • Antioxidante.
  • Diurética.
  • Antisséptica.
  • Anti-inflamatória.
  • Ajuda no funcionamento cardiovascular.
  • Antiulcerosa.
  • Hipoglicêmica.
  • Antitérmica. 
  • Ainda possui fibras e melanina, o que ajuda a regular o sono e que pode nos ajudar a melhorar muitos distúrbios da saúde.

Curiosidades 

A onze-horas além de bonita e charmosa, também é uma planta com características singulares. Veremos algumas curiosidades desta bela planta.

  • É bem comum em alguns lugares presentear alguém que se ama com a onze-horas como demonstração de amor e afeto, e em alguns casos é considerado uma confissão de amor.
  • Não é aconselhável o seu cultivo em lugares fechados, pois ela é um paraíso para abelhas. 
  • É uma planta anual e possui crescimento rápido, sendo bem comum não ultrapassar 30 cm de altura.
  • Possui folhas suculentas e com visual próprio.
  • Suas flores possuem cinco pétalas e tem cerca de 2 a 3 cm de diâmetro e podem ser de variadas cores como: amarelas, brancas, vermelhas, rosas e tons de violeta.
  • Uma característica interessante sobre essa planta é que as suas flores apenas se abrem enquanto a luz do sol brilha de forma intensa, o que seria por volta das onze horas, por isso recebeu o nome de onze-horas.
  • Por esse fato Bangladesh ela recebeu o apelido de “time Fool” o que traduzido seria algo como “o tolo do tempo” ou “hora idiota”.
  • Recebe o nome de Beldroega, nomenclatura antiga dada a plantas que englobam diferentes espécies de gêneros. 

Qual fato você achou mais curioso? Comente abaixo!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Onze-horas: Origem, Cultivo, Espécies, Cuidados e Dicas!. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.