Como Plantar Framboesas em Casa (Clima, Solo, Cuidados)

Quando plantar? Como cultivar? Como cuidar? Qual o melhor solo? Qual o melhor clima? Aprenda tudo!

Publicado em e atualizado em: 26-08-2021 por Lory Aguiar

As framboesas são frutas deliciosas, além de lindas esteticamente. Ter uma plantação de framboesas selvagens é o sonho de muitos jardineiros e está ao seu alcance: produzimos um guia exclusivo com tudo o que você precisa saber para o cultivo em casa. Ainda que seja uma planta oriunda da Europa e da Ásia, se reproduzindo em climas frios, ela pode ser plantada no Brasil. Você só precisa ter sementes ou mesmo uma planta jovem – no segundo caso, você terá seus frutos em mãos mais rapidamente.

como cultivar

Ainda que seja uma planta selvagem, que exige pouco ou nenhum cuidado, você deve tomar algumas precauções para cultivar ela na sua casa.

Conteúdo

Quando plantar e em qual clima?

Como dito na introdução, elas são oriundas de regiões frias e suportam muito bem baixas temperaturas. Ainda que necessitem de bastante incidência de luz solar, elas não costumam se adequar bem a climas mais quentes. O ideal é se você morar no sul do país, onde a região é mais fria. Porém, você pode plantá-la em qualquer lugar se seguir procedimentos de climatização.

A melhor época para plantar as suas framboesas é na metade do inverno, dado que o frio está presente mas não tão intensamente como no início.

Qual o melhor lugar para cultivar?

como plantar

Como dito, elas resistem a baixas temperaturas. Porém, exigem uma quantidade razoável de sol. Assim sendo, escolha um local com boa incidência de luz solar. Para que as framboesas cresçam grandes, doces e deliciosas, você precisa de pelo menos oito horas de exposição a luz solar por dia. Se garantir isso, seus frutos vão crescer docinhos e suculentos.

Outra precaução que você deve tomar é proteger a sua plantação de ventos fortes. O arbusto das framboesas é suscetível a danos caso exposto a ventos intensos.

O solo deve ser bem drenado, dado que, ainda que ela exige umidade, os arbustos são sensíveis a inundação. Por isso, os melhores locais para cultivá-la são locais inclinados, que costumam ter uma melhor drenagem do excedente de água.

Por fim, selecione uma região da sua casa que tenha bastante espaço, dado que esta planta se comporta como uma invasora, se multiplicando e se expandindo tanto em largura quanto em altura.

Confira os locais onde NÃO plantar as suas framboesas:

  • Solos que tenham sido terreno de cultivo de amora nos últimos cinco anos, dado que podem carregar vírus e fungos destas plantas.
  • Solos ricos em ervas daninhas, dado que esta planta exige muita água e sucumbe se competir com outras plantas por nutrientes e umidade.
framboesa

Qual o melhor adubo?

Um solo rico em nutrientes é imprescindível para que as framboesas se desenvolvam e a qualidade de seus frutos depende muito disso. O melhor adubo são os ricos em matéria orgânica, de pH neutro ou ligeiramente ácido (o pH ideal é 6,5). Recomendamos algum que seja enriquecido com húmus de minhoca.

Leia também: Como Cuidar de Mangueira

Classificação científica:

ReinoPlantae
DivisãoMagnoliophyta
ClasseMagnoliopsida
OrdemRosales
GêneroRubus
EspécieR. idaeus
Nome científicoRubus idaeus

Mais informações interessantes:

  • Secas podem reduzir a produção de frutos em até 60{c0f19fa40dfc07ccf6433a1f318c385ab22de9a8174d3838b54850183d92a23c};
  • A poda de brotos mal formados deve ser feita anualmente;
  • O tronco da planta costuma desenvolver espinhos, o que torna estes arbustos perigosos para crianças e pets;
  • Uma só planta pode produzir algumas centenas de framboesas por ano;
  • As cores das framboesas podem ser vermelhas, roxas, douradas e pretas, dependendo da variedade a ser cultivada;
  • Framboesas são excelentes fontes de vitamina C, E e B9, além de minerais como magnésio e manganês. Algo curioso é que elas contém mais vitamina C do que laranjas;
  • As folhas de framboesa podem ser utilizadas para fazer um chá medicinal capaz de regular o ciclo menstrual da mulher;
  • A maior parte das framboesas do mundo são produzidas na Rússia;
  • As raizes costumam viver cerca de 10 anos. Já o caule vive dois anos e é substituído por um novo assim que morre;
  • Na Alemanha medieval, acreditava-se que cavalos poderiam ser enfeitiçados e as framboesas removeriam o feitiço bastando amarrá-las no animal;
  • Existem mais de 200 espécies de framboesas diferentes;
  • Suas folhas podem ser utilizadas para combater inflamações e diarreia;
  • Na antiguidade, elas eram utilizadas para a limpeza dental, quando ainda não existiam escovas e pastas de dente.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Como Plantar Framboesas em Casa (Clima, Solo, Cuidados). O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.