Qual Planta Escolher para Decorar um Escritório? Tipos e Espécies

Como escolher? Quais exigem menos cuidados? Quais encantaram os seus clientes? Descubra aqui!

Publicado em e atualizado em: 19-03-2022 por Lory Aguiar

Seu escritório é onde você passa a maior parte do seu tempo. Assim sendo, vale a pena investir para que ele seja um ambiente agradável. E é aí que entram as plantas. Elas criam uma atmosfera de natureza relaxante para um ambiente que costuma ser estressante. Além disso, elas oferecem diversos benefícios para a sua saúde, dado que existem plantas que purificam o ar e o tornam mais limpo para a sua respiração. Elas também podem umedecer ambientes secos, o que é ideal quando existem aquecedores, telas de computador, lâmpadas, etc.

plantas para escritório

Por fim, além dos benefícios supracitados, as plantas podem aumentar a sua produtividade. Isso se dá pelos benefícios emocionais que elas suscitam, acalmando e inspirando nos momentos de bloqueio criativo.

Agora que você entende um pouco mais da importância de se ter plantas em seu local de trabalho, vamos ver algumas dicas de como escolhê-las. Após as dicas, você vai conferir uma seleção de plantas que recomendamos você ter no seu escritório.

Como escolher?

como escolher

Esta escolha depende de muitos fatores. Antes de mais nada, algumas plantas exigem mais cuidados que outras. Se você gosta de jardinagem, pode escolher as que exigem cuidados minuciosos sem problemas. Se, por outro lado, você é daquelas pessoas que se esquece de regar as plantas, precisa optar por aquelas mais resistentes, que exigem menos cuidados.

Veja também: Como Cuidar da Espada de São Jorge

Veja alguns fatores a levar em consideração na hora de fazer a sua escolha:

  • Luz natural: alguns escritórios não possuem luz natural (são ambientes completamente fechados, com pouca ou nenhuma janela). Outros já são espaços mais abertos, arejados, que permitem a entrada de luz solar. Existir ou não luz solar não é critério para que você desista de colocar plantas no seu escritório, pois já plantas que demandam pouca luz.
  • Espaço: você não deve se preocupar somente qual planta escolher, como onde colocá-la. E esta segunda decisão influencia a primeira, dado que, por exemplo, uma planta sob a mesa deve ser menor e não crescer muito, ao tempo que uma planta de canto de sala pode ser um pouco maior. Outra dica é optar por plantas com crescimento vertical, que costumam ocupar menos espaço. Outro fato relevante é que algumas plantas são sensíveis às correntes de ar.
  • Estilo: a decoração do seu escritório também deve ser um parâmetro a se considerar na hora de selecionar qual planta você vai utilizar. E isso se dá porque as plantas remodelam a decoração do ambiente, mudando o espírito do local e até mesmo criando uma atmosfera diferente da que existia antes da presença delas. Um escritório mais sério, por exemplo, pode optar apenas por plantas verdes; ao tempo que um escritório mais criativo e descontraído pode apostar em uma variedade de flores coloridas. Se o seu espaço de trabalho já for muito colorido, seja cauteloso; opte por plantas mais neutras que conferem calma e equilíbrio ao espaço.
  • Aromas: o cheiro das plantas é importante quando você vai colocá-las dentro do seu local de trabalho. Há aromas que podem ser benéficos para os frequentantes do espaço e há aromas que pode atrapalhar tudo. Ainda que pareça um detalhe bobo, isso é muito relevante. Isso porque cada um tem seus próprios gostos olfativos e, ao escolher uma planta perfumada, você deve considerar que nem todo mundo pode gostar daquele perfume.

Sugestões de Plantas

Agora que você conheceu alguns parâmetros a serem considerados na hora de fazer a sua escolha, vamos sugerir algumas plantas legais de se ter no escritório.

Lança de São Jorge

Lança de São Jorge

Eis uma planta muito bonita, que se encaixa muito em escritórios mais sérios, como um de advocacia ou arquitetura. Elas exigem pouco cuidado, o que as fazem uma boa pedida para quem não tem muito tempo para o ofício de jardinagem. Todavia, elas exigem uma boa quantidade de sol, sendo melhor desenvolvidas quando colocadas perto de uma janela. A vantagem no quesito cuidados é que elas não exigem muita irrigação (você pode molhá-las uma vez por mês durante os meses de inverno e duas vezes por mês durante os meses de verão). Além de serem simples e bonitas, elas são ótimas purificadoras de ar, sendo utilizadas até mesmo pela NASA para este fim.

Planta Mosaico (Fitônia)

Fitônia

Eis outra bela planta que pode dar todo um charme para o seu local de trabalho. Ela é extremamente simples, podendo existir em tons verdes-escuros, verdes-claros ou mesmo avermelhados. Sua mera presença é capaz de dar mais vida ao ambiente. Elas não são exigentes quanto a luz, sendo excelentes para escritórios mais fechados. Todavia, é necessário cuidados quanto a irrigação, dado que é uma planta que exige muita umidade para se desenvolver.

Cacto

Cacto

Eis uma planta muito comum de ser utilizada para a decoração de escritórios. Isso se dá pelo fato de ser uma planta compacta, simples e muito bonita. Eles exigem pouquíssimos cuidados, dado que não precisam serem regados mais de uma vez por semana. Algumas espécies são capazes de absorver as ondas emitidas por computadores, o que a faz uma planta excelente para ambientes corporativos.

Lírio da Paz (Spatiphyllum)

Lírio da Paz

Eis uma planta não só bonita esteticamente, como tem a capacidade de purificar o ar, limpando-o para uma respiração mais saudável. Ele exige uma regagem constante e uma iluminação boa para se desenvolver. Caso falte umidade em seu solo, a planta nos alerta com suas folhas caídas.

Costela de Adão

Costela de Adão

Eis uma opção para aqueles que têm espaço e querem uma grande planta ornamental. Eis uma planta muito bonita – impossível não olhar, ao se deparar com ela. Os cuidados são bem simples, exigindo média luminosidade (não sendo recomendado cultivá-la no sol) e uma regagem leve e habitual.

Aloe Vera

Aloe Vera

Para finalizar as nossas sugestões, uma planta muito utilizada em escritórios: aloe vera. Ela exige luz, porém não exige tanta regagem. O principal cuidado é a drenagem, dado que ela pode morrer com o excesso de umidade.

Leia também: Como Cuidar da Babosa

Qual planta você decidiu colocar no seu escritório? Quais são as suas preferidas para ambientes internos? Comente abaixo!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Qual Planta Escolher para Decorar um Escritório? Tipos e Espécies. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.