O que é substrato para plantas: veja como preparar

Planta Escolhendo Substrato Sistema Hidroponico Scaled

Muita gente não sabe responder com clareza o que é substrato para plantas. Tantas opções no mercado e tantas receitas explicam isso. A pergunta que fica é: será realmente necessário conhecer os tipos de substrato? Sim, você precisa saber o mínimo para oferecer o melhor para suas plantas. 

Ter o conhecimento sobre as particularidades dos substratos para vegetais é igual a entender os alimentos que consumimos. Um exemplo simples de lógica deste paralelo é a seguinte: alimentos com fibras ajudam no emagrecimento porque trazem saciedade. Então, verduras, legumes e frutas ricas em fibras devem estar no cardápio diário de quem busca a perda de peso.

Você tem dúvidas sobre substratos para plantas? Preparamos um guia para ajudar você a ficar por dentro do assunto. Tem mais: vamos ensinar como fazer substrato para quatro tipos de plantas. Para descobrir quais são elas você tem que continuar aqui com a gente. 

Substrato para plantas: o que é e os principais tipos

Não poderíamos começar a falar o que é substrato para plantas sem antes explicar que ele é diferente de adubo. Mas quais são as diferenças entre substrato e adubo? O substrato é o mix de terra in natura com material mineral ou material orgânico e ele serve para nutrir a planta com água, oxigênio e nutrientes. Confira abaixo quais são os tipos mais usados de substrato:

Terra vegetal

A terra vegetal é resultado da decomposição de caules, folhas, galhos, sementes e frutos. Ela também é conhecida como terra preta e não é rica em nutrientes. Mesmo sem o poder de alimentar as plantas, a terra vegetal é importante, porque tem a função de drenagem.

  Cóleus: Características, Plantio, Cultivo e Cuidados com a Planta

Argila expandida

A argila expandida é indicada para plantas que precisam ser regadas diariamente, caso da espada-de-são-jorge. No caso das plantas que gostam de bastante água, a argila expandida é colocada sobre a terra para que a água demore a evaporar e, consequentemente, a terra fique úmida por mais tempo.

Areia

A areia vista nas construções tem a função de drenar a água. Por isso, este material é um substrato recomendado para suculentas, pois faz a água escorrer e evitando o apodrecimento delas.

Casca de pinus

Substrato para samambaias e violetas, a casca de pinus prolonga a umidade da terra. Outros benefícios são evitar o aparecimento de ervas daninhas e promover a longevidade das plantas.

Fibra de coco

A fibra de coco é um substrato que ajuda a reter umidade. É considerado uma ótima opção de substrato para orquídeas porque atua no crescimento das raízes.

Turfa

O substrato turfa é resultado da decomposição de restos de plantas. Algumas marcas, contudo, adicionam casca de pinus moída compostada. É considerada um “substrato premium” para plantas e flores.

O que é adubo e por que utilizá-lo?

O adubo age no solo e pode ser de origem vegetal ou animal. Ele alimenta o solo com vitaminas e minerais, propiciando o desenvolvimento saudável dos vegetais. 

Não importa se você tem uma planta espada de são jorge, orquídea, frutíferas ou hortaliças… todas precisam ser adubadas. A explicação é simples: na natureza, as plantas encontram alimento no solo, porém, no vaso, elas precisam receber. Agora, conheça os tipos de adubo:

Adubos orgânicos

Como os nutrientes desses adubos são liberados aos poucos, o desenvolvimento das plantas segue um ritmo lento. Veja quais são os adubos orgânicos mais usados:

Húmus de minhoca

Os benefícios do adubo húmus de minhoca são reter a umidade e não deixar a penetração de substâncias tóxicas. Além do mais, ele ajuda a absorver nutrientes como nitrogênio, fósforo, potássio, ferro, cálcio, manganês e carbono. O húmus de minhoca pode ser usado nas plantas criadas em casa, árvores frutíferas, hortaliças e suculentas.

  Como as Plantas Respondem à Presença de Vespas: Desvendando o Mistério

Esterco

Rico em potássio, fósforo, nitrogênio e cálcio, o esterco de galinha ajuda na retenção de água e melhora a qualidade do solo. O esterco de galinha é usado nas plantações de milho e feijão e também nas hortas.

Farinha de ossos

O adubo de farinha de ossos pode ser usado em flores e árvores frutíferas. Rico em fósforo e cálcio, a utilização desse adubo deve ser em quantidade reduzida no inverno. Outra observação importante é que os cachorros não podem ter contato com o produto, devido ao risco de problemas gastrointestinais.

Adubos inorgânicos

Os adubos inorgânicos, também chamados de adubo mineral, têm as rochas como matéria-prima. Cada adubo inorgânico possui a quantidade exata dos nutrientes mais importantes para as plantas: nitrogênio, potássio e fósforo, acelerando o desenvolvimento delas. Os tipos de adubo inorgânico são:

  • Líquido: aplicação diretamente no solo, basta seguir as orientações do fabricante;
  • Concentrado: deve ser diluído conforme instruções da embalagem;
  • Pastilha: é preciso enterrá-la no vaso ou jardim. A rega vai dissolvendo a pastilha e, consequentemente, liberando os nutrientes;
  • Granulado: indicado para quem possui experiência com jardinagem. A aplicação do adubo inorgânico granulado deve ser feita com algum utensílio de jardinagem, como a pá, por exemplo.

O que é substrato para plantas: veja como preparar

Chegou a hora! Vamos ensinar a preparar substrato para quatro tipo de plantas: suculentas, orquídeas, rosa do deserto e samambaia, confira:

Substrato para suculentas

Ingredientes:

  • 1 medida de terra vegetal;
  • ½ medida de húmus de minhoca;
  • 1 medida de folhas secas;
  • 1 medida de areia de construção ou perlita.

Como fazer? Pique bastante as folhas secas para o substrato ficar leve. Após isso, misture todos os ingredientes.

Substrato para orquídeas

Ingredientes: mix fibra de coco

  Como Plantar a Planta Lambari (Tradescantia zebrina) + Cuidados

Como usar? Coloque a fibra de coco e plante a orquídea. 

A fibra de coco vai reter a água e facilitar a absorção de nutrientes.

Substrato para rosa do deserto

Ingredientes: 

  • ½ medida de carvão moído;
  • 1 medida de terra vegetal para flores;
  • 1 media de areia de construção grossa.

Como fazer? Misture bem todos os ingredientes.

Os benefícios do carvão moído para rosa do deserto são deixar o substrato leve e ajudar a flor a absorver os nutrientes.

Substrato para samambaia

Ingredientes:

  • 2 medidas de terra vegetal;
  • 1 colher de chá de carvão vegetal moído;
  • 7 medidas de húmus de minhoca;
  • 1 medida de areia de construção grossa.

Como fazer? Misture todos os ingredientes de forma a terra ficar bem soltinha.

A poderosa mistura de areia e carvão vegetal vai fortalecer as raízes da samambaia.

Agora que você já sabe o que é substrato para plantas e sabe como preparar substratos para suculentas, orquídeas, rosa do deserto e samambaias, não tem mais desculpas para adiar o plantio. Coloque nossas receitas em prática e depois conte o resultado!

Compartilhe esse conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *