Oídio: O que é, Como identificar e Como tratar a doença que ataca plantas

Apareceu oídio nas suas plantas? Não entre em pânico! Vamos te ajudar!

Publicado em e atualizado em: 24-10-2021 por Lory Aguiar

O oídio é uma doença que pode atacar as suas plantas. A causa é um fungo do gênero Erysiphe. Antes de aprender como lidar com a doença, vamos entender um pouco mais sobre esse fungo.

Fotos de Oidio

Você deve lembrar, nas aulas de ciências, que as plantas dependem da energia do sol para se alimentarem. E, no caso dos fungos, eles podem parasitar alguma outra planta para buscar energia. Os cogumelos, plantas mortas e ervas daninhas estão entre os principais alimentos desses fungos. Todavia, eles podem parasitar plantas legítimas de suas hortas.

O oídio é um fungo tranportado pelo vento que pode atacar a sua horta. Eles parasitam a planta se alimentando dos nutrientes dela, como um vampiro.

Oidio

Embora o oídio afete todos os tipos de plantas, é ainda mais grave quando atinge nossas plantas comestíveis.

Como identificar oídio? Sintomas!

É possível identificá-lo verificando se existem pequenas manchinhas brancas ou cinzas, como se tivessem sido pulverizadas sob as folhas da planta.

Ainda que a sua ação seja lenta, caso nada seja feito, ele vai vampirizando as folhas das plantas até que elas percam as cores, ficando amareladas e sem cor, até mesmo secando.

Oidio em fruta

O oídio também pode afetar frutas e legumes, como pepinos e vagens de ervilha. Nesses casos, ele pode afetar o sabor desses alimentos, dando um sabor mais amargo. Isso ocorre porque ele impede o desenvolvimento da açúcar.

Quando afetam flores, o oídio pode fazer com que elas não abram.

Plantas afetadas também costumam apresentar uma resistência menor ao inverno.

Oidio na folha

Como Acabar com o Oídio em Minhas Plantas

Agora vamos ao guia definitivo de como acabar com essa doença após identificá-la no seu quintal:

Como Matar o Oídio

  1. Remova as folhas afetadas

    Antes de mais nada, você deve, com uma luva, remover manualmente as folhas afetadas pela doença. Assim, você interrompe a transmissão.

  2. Borrife enxofre

    Essa técnica pode ajudar a eliminar o fungo, mas cuidado ao fazer isso em plantas comestíveis.

  3. Aplique óleo de Neem

    Esse óleo essencial é uma poderosa arma natural para acabar com fungos. Feito com uma árvore indiana, atua como pesticida e fungicida, livrando também as suas plantas de outras pragas.

Perguntas e Respostas sobre o Oídio

sintomas de Oidio

Confira as respostas para as dúvidas mais frequentes sobre essa doença fúngica que afeta as plantas:

Como o oídio aparece no jardim?

A infecção fúngica pode ocorrer após o fungo ser transportado pelo vento ao seu jardim. Isso costuma ocorrer em uma temperatura mais fria e úmida. Os fungos, de modo geral, exigem umidade para se propagar.

Como prevenir o oídio?

O mais avançado dos jardineiros vai se deparar com doenças fúngicas. Mas existem boas práticas que visam diminuir a probabilidade do aparecimento de tais fungos parasitando as plantas. Primeiramente, o seu jardim deve ter uma boa incidência de sol e uma boa circulação de ar. Uma boa limpeza de locais que podem acumular umidade também é fundamental para manter o ecossistema saudável. A escolha de plantas adequadas para o seu clima e solo também são etapas fundamentais para o controle de doenças. Garanta, também, um bom espaço entre as plantas. Por fim, evite irrigar plantas secas.

Existem plantas resistentes ao oídio?

Sim. Existem variedades manipuladas com o propósito de resistirem a doenças fúngicas.

Qual o melhor fungicida para oídio?

A aplicação de um fungicida pode ajudar a eliminar e prevenir não só o oídio como outras doenças fúngicas que podem afetar a sua horta. Todavia, recomendamos o uso de um fungicida menos tóxico, como os feitos de ingredientes naturais, como o óleo de jojoba e o óleo de neem. Por vezes, pode ser tarde demais para aplicar o fungicida, exigindo uma poda para eliminar a doença e parar o contágio.

Podemos concluir que essa é uma doença fúngica que pode dar alguma dor de cabeça ao jardineiro. É sempre melhor prevenir do que remediar. Então tome as precauções recomendadas no FAQ para evitar o aparecimento dessa dor de cabeça no seu jardim.

sinais da doenca

A melhor forma de manter essa doença longe da sua casa é manter um jardim bem ensolarado e com uma boa circulação de ar. As duas condições favoráveis ao aparecimento do oídio é o frio e a umidade.

Fontes e Referências: [1][2][3]

Você ficou com alguma dúvida sobre o oídio? Deixe um comentário abaixo com a sua dúvida que iremos responder!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Oídio: O que é, Como identificar e Como tratar a doença que ataca plantas. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

1 comentário em “Oídio: O que é, Como identificar e Como tratar a doença que ataca plantas”

  1. Romozélia Toscano Guerra

    Amei a rece ita , pois minhas plantas vivem com eles (fungos) mas não tinha usado como detergente ,vou colocá-las com o mesmo ,obrigada pela dica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.