Plantas do Deserto: Lista, Nomes, Espécies e Variedades

Existem plantas que vivem em ambientes quentes, áridos e com pouca água. Listamos as mais fantásticas plantas do deserto para você conhecer!

Publicado em e atualizado em: 08-03-2022 por Lory Aguiar

Os desertos são biomas cujas características reúnem um clima seco, quente e um solo arenoso e pedregoso. As plantas que se adaptam a esses ambientes geralmente tem folhas carnudas que conseguem reter boas quantidade de umidade para resistir a longos períodos de secas.

Cacto Saguaro

Entre essas plantas, é possível encontrar alguns cactos e suculentas. Mas há também árvores, gramas e arbustos floridos que se desenvolvem em clima desértico.

Abaixo, você vai conferir algumas plantas do deserto que o Meu Verde Jardim selecionou. O mais legal é que muitas dessas plantas podem ser cultivadas em casa, caso você consiga reunir as condições certas para que elas se desenvolvam.

Cacto Saguaro (Carnegiea gigantea)

Cacto Saguaro 1
Cacto Saguaro 2
Cacto Saguaro 3

O cacto saguaro não é chamado de Carnegiea gigantea por acaso. Ele é realmente gigante. Pertencente a família Cactaceae, eis um dos cactos mais famosos do mundo. Ele é muito frequente em desertos da América do Norte, nos países do México e dos EUA.

Eles podem atingir até 12 metros de altura e são plantas extremamente resistentes, que podem viver até dois séculos. Ele também oferece belas flores que podem surgir nas cores brancas e amarelas.

Devido ao tamanho, essa é uma planta de difícil cultivo doméstico, mas não impossível.

Leia também: Suculenta Orelha de Gato e Cuidados com Suculenta Orelha de Elefante

Cacto Ouriço (Echinopsis werdermannii)

Cacto Ourico
Cacto Ourico 1

Uma planta do deserto que não poderia faltar na nossa lista é o cacto ouriço. Esta planta é muito emblemática devido a sempre aparecer em filmes e desenhos simbolizando um deserto.

Ele é nativo do Paraguai e seu cultivo doméstico é bastante fácil e possível no Brasil. Ele pode ser cultivado como planta do interior dentro de vasos, desde que colocados próximos a uma janela de sol. O grande cuidado que essa planta exige em termos de jardinagem é a frequência de rega, que deve ser bem baixa devido a alta tolerância a seca que esses cactos têm em sua forma nativa.

Seu florescimento costuma ocorrer no verão. Ele tem muitos espinhos e deve ser manuseado com cuidado. Os seus frutos são utilizados na culinária em muitas culturas andinas.

Veja também: Lista de Suculentas Exóticas

Árvore de Josué (Yucca brevifolia)

Arvore de Josue
Arvore de Josue 1
Arvore de Josue 2
Arvore de Josue 3
Arvore de Josue 4

A árvore de Joshua ocorre no deserto de Mojave. Ela é semelhante a uma árvore de porte pequeno, muito tolerante a seca.

Ela é nativa do Arizona, Utah, Califórnia e Nevada. Essa árvore pode atingir até 15 metros de altura, mas devido ao seu lento crescimento, isso demora muito tempo.

Ela costuma dar flores e é polinizada por borboletas noturnas. Suas raízes são muito grandes para absorver água de espaços grandes de terra.

Confira um vídeo com esta bela árvore:

Cacto de Barril Dourado (Echinocactus grusonii)

Cacto de Barril Dourado
Cacto de Barril Dourado 2

O cacto de barril dourado, também conhecido popularmente como bola de ouro e cientificamente como Echinocactus grusonii, é um cacto grande e espinhoso em formato de globo.

Na ponta do globo, surgem pequenas flores na cor amarela ou branca. Eis uma planta de deserto, mas que pode facilmente ser cultivada em casa, desde que tenham condições de luz solar e aridez do solo adequadas.

Essa planta pode durar até trinta anos, tendo o seu crescimento bastante lento em comparação com outras plantas da lista.

Leia também: Como Plantar Rabo de Gato

Planta Fantasma (Graptopetalum paraguayense)

Planta Fantasma 3

Saindo um pouco do grupo dos cactos, encontramos as suculentas, que são outras plantas que se adaptam muito bem ao clima quente e seco do deserto. Isso porque as suculentas costumam ter bolsas de armazenamento de água, suportando longos períodos de seca.

Uma dessas é a planta fantasma, uma planta mexicana que também é conhecida por muitos como planta de porcelana devida a cor e textura de suas folhas.

Você pode plantar a planta fantasma em vasos e cultivar no interior de casa. Você deve posicioná-la próxima a uma janela para que ela receba incidência direta de luz solar. Essa planta é muito resistente a pragas e doenças e é considerada de baixa manutenção.

Orelha de elefante (Kalanchoe thyrsiflora)

Orelha de elefante
Orelha de elefante 1
Orelha de elefante 2
Orelha de elefante 3
Orelha de elefante 4

Eis uma planta belíssima, com grandes folhas, redondas e carnudas, com as bordas avermelhadas. Essa suculenta encontrada em desertos também oferece belas flores nas cores amarelas.

Você também pode cultivar facilmente essa planta na sua casa, uma vez que ela exige poucos cuidados e conhecimentos para ser cultivada. Ela apenas precisa receber bastante sol para se desenvolver. E a irrigação da orelha de elefante deve ser feita sempre que o solo secar.

Agave Dragão (Agave attenuata)

Agave Dragao
Agave Dragao 1
Agave Dragao 2
Agave Dragao 4

Outra suculenta que ocorre em desertos mexicanos é a Agave Dragão, conhecida cientificamente como Agave attenuata. Essa planta é da mesma família do Aloe Vera.

Por se desenvolver nativamente em solos mais pobres, secos e em clima quente, o agave dragão exige poucos cuidados, dispensando fertilização, poda e as irrigações podem ter um intervalo maior que outras plantas.

Você pode cultivar o agave dragão dentro da sua casa, todavia deve estar atento para o fato que essa planta atinge tamanhos grandes, exigindo frequentemente o replantio e a troca de vasos.

No Brasil, essa planta é muito utilizada no paisagismo de jardins residenciais e de condomínios.

Grama Mexicana (Stipa tenuissima)

Grama Mexicana
Grama Mexicana 1
Grama Mexicana 2
Grama Mexicana 3
Grama Mexicana 4

A flora do deserto não é só de cactos e suculentas. Trouxemos uma grama que ocorre em regiões desérticas do México. Ela é uma gramínea perene do tipo herbácea que cresce em solo bem drenado e sol pleno.

Ela é muito semelhante a um capim e é cultivada de forma ornamental. Suas folhas são longas e finas, consideradas bem compactas para criar arbustos bem delimitados.

Lírio do Deserto (Hesperocallis undulata)

Lirio do Deserto
Lirio do Deserto 1
Lirio do Deserto 2
Lirio do Deserto 3

Também há flores no deserto. O lírio do deserto, embora não seja exatamente um lírio, tem grandes semelhanças com lírios brancos.

Hesperocallis é um gênero que contempla uma só espécie denominada Hesperocallis undulata. Ela também é conhecida popularmente como lírio do deserto devido a sua semelhança a um lírio. Suas flores grandes e brancas apresentam um perfume muito agradável, crescendo na Califórnia, México e Arizona.

Essa é uma planta que só se desenvolve em climas desérticos e pode atingir até dois metros de altura.

Palo Verde (Parkinsonia microphylla)

Palo Verde
Palo Verde 1
Palo Verde 2
Palo Verde 3
Palo Verde 4

Também não poderia falta uma árvore na nossa lista de plantas do deserto. O palo verde é uma grande árvore que ocorre no deserto de Sonora. Eis uma árvore de crescimento bastante lento, que pode durar muitas décadas.

Suas flores são amarelas e costumam florescer no período da primavera. Todavia, elas dependem muito da água da chuva para florescer.

Qual planta do deserto você curtiu mais? Comente abaixo!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Plantas do Deserto: Lista, Nomes, Espécies e Variedades. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.