7 Métodos para Adicionar Nitrogênio ao Solo (Tutoriais de Jardinagem)

Aprende como resolver definitivamente a deficiência de nitrogênio no solo com nossos métodos e tutoriais…

Publicado em e atualizado em: 05-12-2021 por Lory Aguiar

O solo é composto por diversos nutrientes e vitaminas que agem para nutrição das plantas. Um desses nutrientes fundamentais para a maioria das plantas é o nitrogênio. Nesse guia, você vai aprender qual é a importância desse nutriente, além de ver algumas dicas de como adicionar mais nitrogênio ao solo.

Como Adicionar Nitrogenio ao Solo

É visível em um jardim quando existe deficiência de nitrogênio no solo. Isso é revelado através da aparência das folhas, flores e frutos.

Quando se fala de nutrição para plantas, o nitrogênio ocupa um lugar especial, uma vez que ele faz parte da tríade de nutrientes essenciais: o nitrogênio, o fósforo e o potássio.

Qual é a função do nitrogênio no solo?

Por quê o nitrogênio é importante para as plantas? O nitrogênio está em 78% do ar que respiramos. Todavia, as plantas não são capazes de utilizar este nitrogênio presente no ar para o seu desenvolvimento. Quando existe a carência desse mineral essencial, as plantas perdem sua capacidade de sintetizar proteínas, aminoácidos e até mesmo seu DNA.

Como saber se o solo é deficiência em nitrogênio?

Como saber se o solo e deficiencia em nitrogenio

Agora que você sabe da importância do nitrogênio, devemos saber como testar o nosso solo para entendermos se existe ou não deficiência do mineral.

A melhor forma de fazer isso é através de um teste de solo. Existem kits de jardinagem para realizar esse teste. Existem, também, alguns testes caseiros, mas nenhum preciso o suficiente.

Caso você não tenha um teste, pode observar os seguintes sintomas de deficiência de nitrogênio no solo:

  • As plantas crescem mais lentamente;
  • As folhas estão menores do que o normal;
  • As flores, embora maiores que a média, costumam morrer antes;
  • Os frutos costumam ser em tamanhos menores que a média.

Como Adicionar Nitrogênio ao Solo

Excesso de Nitrogenio

Após testar o seu solo e verificar que está ocorrendo a deficiência de nitrogênio, você precisará adicionar mais nitrogênio para equilibrar o solo. Existem diversas formas de se fazer isso, algumas mais fáceis e rápidas e outras mais complexas e demoradas.

Veja como adicionar nitrogênio ao solo:

  1. Adicione estrume: dejetos de origem animal são ricos em nitrogênio. Todavia, não é de qualquer animal. Você não pode utilizar dejetos de animais de estimação nesse procedimento. A compostagem deve ser feita preferencialmente com dejetos de bovinos. O esterco mais fácil de adicionar ao solo é um de galinha, que não exige compostagem prévia.
  2. Cultive plantas de cobertura: a função dessas plantas é adicionar matéria orgânica e nutrientes no solo por apenas uma temporada. Embora esse procedimento possa ajudar a enriquecer o solo com nitrogênio, ele tende a ser mais lento e trabalhoso que os demais.
  3. Use plantas fixadores de nitrogênio: essas plantas são aquelas que tem a capacidade de adicionar nitrogênio ao solo na medida que vão se desenvolvendo. Um bom exemplo de cultura que tem essa capacidade são os feijões. Essas plantas agem de forma contrária ao tradicional. Ao invés de pegar nitrogênio, elas fixam.
  4. Insira borra de café: esse é um método ecológico de enriquecer o solo com nitrogênio. Se você gosta de tomar uma boa xícara de café, pode reaproveitar a borra e adicionar na sua compostagem.
  5. Use emulsão de peixe: esse é outro bom fertilizante muito rico em nitrogênio. A proporção Use emulsão de peixe: esse é outro bom fertilizante muito rico em nitrogênio. A proporção NPK (nitrogênio, potássio e cálcio) desse fertilizante é 5:1:1, o que significa que ele tem cinco vezes mais nitrogênio que os demais nutrientes. (nitrogênio, potássio e cálcio) desse fertilizante é 5:1:1, o que significa que ele tem cinco vezes mais nitrogênio que os demais nutrientes. Outra vantagem da emulsão de peixe é que ela adiciona cálcio, sódio, cloro, enxofre e magnésio ao solo. Aplique conforme as regras contidas no rótulo para obter os resultados desejados.
  6. Use restos de grama: se você costuma aparar a grama do seu quintal, saiba que ela pode ser muito útil para adicionar nitrogênio no solo, desde que você não tenha utilizado produtos químicos no seu gramado. O nitrogênio é soltado no solo na medida que a grama vai secando.
  7. Use um bom fertilizante: por fim, a forma mais tranquila que você pode se valer é comprar um fertilizante pronto, rico em nitrogênio, para equilibrar os nutrientes do seu solo.

Leia também: Composto com Casca de Ovo

Excesso de Nitrogênio

Uma dúvida que pode surgir após você conferir esses vários métodos é se isso pode prejudicar o seu solo de alguma forma. Existe excesso de nitrogênio?

Sim, existe. E aqui temos um problema. Embora seja relativamente fácil adicionar mais nitrogênio em um solo pobre no nutriente, o caminho inverso é um bocado complicado: é muito difícil tirá-lo do solo.

Caso você tenha um cenário de excesso de nitrogênio no solo, você deve procurar cultivar plantas que usam mais nitrogênio do que a média. Alguns exemplos: abóbora, repolho, brócolis e milho.

Mas lembre-se que essas plantas não vão se desenvolver com todo o seu potencial para servir de alimento. Elas estão ali apenas como “esponja” de nitrogênio.

Você ficou com alguma dúvida? Comente abaixo que iremos te ajudar com prontidão!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu 7 Métodos para Adicionar Nitrogênio ao Solo (Tutoriais de Jardinagem). O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.