Como Plantar Milho no Vaso, Quintal e Hidropônico

Esse é o guia definitivo com tudo o que você precisa saber para começar a sua plantação de milho.

Publicado em e atualizado em: 04-06-2022 por Lory Aguiar

Você sabe como plantar milho no quintal ou em vaso? Aqui neste post você vai aprender como realizar o processo de plantação de milho para consumo, venda e também para alimentação de animais.

Colheita

O milho apresenta grandes benefícios para a saúde, ajuda a controlar o açúcar no sangue, dá energia e contribui para flora intestinal. Também é um alimento produzido para animais como gados, galinhas e porcos, por isso a importância de cultivar na sua lavoura.

Como Cuidar De Milhos

Para cultivar o grão você não precisa de muito espaço, podendo começar a plantar milho em vasos no próprio apartamento ou no quintal de casa. Veja três formas de criar a sua própria plantação de milho. 

Como Cuidar De Plantacao De Milho

Como plantar milho no quintal? 

Cuidados Com Milho

O milho pode ser plantado no quintal de casa, em uma área onde possa ter contato direto com o sol e sem outros tipos de plantações que competem com o espaço. Para você não ter dúvidas de como fazer, confira os passos de como plantar milho no quintal de casa. 

Leia também: Como Cultivar Beterraba em Casa

1- Pesquise o melhor grão de milho para plantar no seu local 

Cuidados Com Plantacao De Milho

O primeiro passo para plantar milho no quintal é pesquisar o melhor grão, pois existem grãos que gostam de climas mais quentes e frios, além de diferentes tipos de ph para o solo.

Como Cultivar Milho

Sendo assim, o milho doce é dos mais comuns para se plantar em jardins caseiros, suas características abrangem uma coloração amarelo-dourada e um sabor mais adocicado. Já o milho de campo é indicado para ser consumido cru, sendo usado para alimentação de animais. 

2- Prepare o local para a plantação do milho 

Cuidados Com Plantacao De Milho 1

A preparação do local para a plantação do milho é bem importante, saiba que as melhores épocas para plantar as sementes são nos meses de setembro a dezembro. 

Fotos De Fazendas Que Tem Milho Plantado

Como já comentamos, as sementes gostam de bastante sol, com solo rico em nitrogênio e adubação. Para aumentar a temperatura do solo, utilize um plástico preto e faça furos para a plantação das sementes do milho.

Fotos Do Legume

A adubação deve ser feita umas quatros semanas antes de plantar o milho, isso ajuda o fertilizante a incorporar no solo para a planta crescer saudável e nutritiva.

3- Aprenda a plantar o milho 

Imagens Cozido

Uma dica para plantar milho é priorizar a plantação em blocos, já que o milho se poliniza pelo vento, com maior chance de germinar.

Dicas E Cuidados

As sementes devem ser plantadas de 2 a 3 em cada buraco, em uma distância de 2,5 a 5 cm abaixo do solo. Para o melhor desenvolvimento dos grãos, mantenha uma distância de 60 a 90 cm de uma planta para outra.

4- Realize os primeiros cuidados para o cultivo 

Milharal

Depois de plantada as sementes é hora de realizar os devidos cuidados para o cultivo do milho, regando pelo menos três vezes por semana uma quantidade de 5mm por dia. Evite molhar o topo da planta, pois é lá dica o pólen.

Dicas Da Cultura

Enquanto a planta está na altura dos joelhos, você pode remover todas as ervas daninhas, depois disso, o milho remove naturalmente as plantas invasoras.

5- Colha o milho para consumo

Milho Na Fazenda

Para começar a colher o milho para consumo será necessário perceber os sinais de amadurecimento da planta, como por exemplo, os “cabelos” dourados e secos no topo da espiga.

Na Espiga

Note se os grãos estarão se apertando na espiga, essa é a hora certa para a colheita do milho plantado no quintal da sua casa.

Como plantar milho hidropônico para alimentação de animais?

Na Fazenda

O milho hidropônico é indicado para a alimentação de animais bovinos, aves e suínos. Por esse motivo, muitos agricultores e criadores de animais plantam esse tipo de milho, conhecido como milho do campo, muito usado para complementação alimentar. 

Para Cultivar Em Casa

Para plantar o milho hidropônico, montamos um tutorial bem prático para você seguir, confira:

  1. Comece deixando o milho tipo campo de molho com um pouco de água e um local com sombra;
  2. Você pode montar um espaço com caixa de papelão, onde mantém a sombra e a umidade dos grãos durante o cultivo. Outra opção são as bandejas exclusivas para esses fins;
  3. Deixe por os grãos descansando e substitua a água pelo menos duas vezes ao dia para não azedar;
  4. Depois de dois dias, note se os grãos estão se desenvolvendo, onde normalmente começam a tornar força para o crescimento da planta;
  5. Em média de 15 dias depois, as folhas verdes do milho hidropônico já estão aparecendo e prontas para alimentar o animal.

Saiba que 1 kg de milho pode render até 20 kg de ração, e para mantê-la sempre regue umas três vezes ao dia para deixar o solo encharcado.

Leia também: Como Cultivar Pepino em Casa

Como plantar milho em vaso?

Outra alternativa para cultivar milho em casa é plantar em vaso, que deve ser colocado em um local com pelo menos 4 horas de acesso ao sol. 

Plantacao De Milho

O solo precisa ser poroso, leve e fofo com drenagens que facilitam a circulação de ar e água. Você pode comprar solo para plantar milho em lojas, que foram desenvolvidos prontos para o plantio.

Para começar a plantar milho dentro do vaso, você pode escolher entre cultivar direto no recipiente ou em uma sementeira.

Plantacao De Milho 1

O cultivo de milho dentro do vaso deve ser feito da seguinte forma:

  1. Utilize um vaso de planta de aproximadamente 20 litros e de 20 a 30 cm de largura;
  2. Plante 3 sementes em um buraco de até 5 cm de terra;
  3. Regue a planta com um borrifador nos três primeiros dias;
  4. Depois é só aguardar o crescimento da planta e época para colheita.

Leia também: Como Plantar Chuchu em Vaso

Já o cultivo de milho em sementeiras, deve ser realizado até a planta atingir o tamanho de 10 a 15 cm, depois deve ser transportada para um vaso ou canteiro.

Secando
  1. Primeiro coloque de 2 a 3 sementes em uma profundidade de 2 cm abaixo da terra;
  2. Ao observar a germinação dos grãos, retire as plantas mais desenvolvidas e coloque em outras células da sementeira;
  3. Vá mantendo o crescimento saudável do milho oferecendo regas e contato com a luz solar por pelo menos 4 horas ao dia;
  4. Depois que a planta atingir seus 10 a 15 cm plante-a novamente em um vaso ou canteiro.

Cultive o milho com regas diárias de pelo menos duas vezes ao dia, evitando os horários com alta temperatura. Use um borrifador para regar o milho e deixar o solo encharcado.

Como Plantar Milho

Essas foram as 3 formas para aprender como plantar milho, esperamos que vocês tenham gostado.

Perguntas e Respostas sobre o Cultivo de Milho

Você pode ficar com algumas dúvidas na hora de fazer o seu milharal. Confira um FAQ com as questões mais frequentemente feitas e as respostas de especialistas para você cultivar milho sem erro:

Posso plantar milho dentro de casa?

Embora possível, o cultivo no interior de casa não é recomendado. É muito mais difícil reunir as condições para cultivo, como espaço, luz solar e tamanho de solo.

Qual é a profundidade que devo plantar as sementes de milho?

Você deve plantá-las com 3cm de profundidade.

Quando devo fazer a colheita do milho?

Realize a colheita assim que as espigas começarem a inchar e as borlas começarem a ficar marrons.

Qual é o pH adequado para o cultivo de milho?

O pH de solo adequado para o cultivo de milho é entre 5,8 e 6,8.

Por que as sementes de milho não germinam?

As sementes de milho dependem de irrigação e um solo bem nutrido e quente para germinarem.

O que são as manchas vermelhas que aparecem nas folhas do milharal?

Provavelmente essas manchas sinalizam a presença de uma doença chamada ferrugem. Não existem motivos para pânico, uma vez que essa doença não causará danos para a sua plantação de milho.

Como proteger a plantação de milho dos pássaros?

Um espantalho pode ser útil para proteger a sua plantação de milho de pássaros.

Você ficou com alguma dúvida sobre o cultivo do milho? Deixe um comentário!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.