Guia: Como Plantar Amarelinha [Tutorial Completo Passo a Passo]

Passo a passo para jardineiros iniciantes!

Publicado em e atualizado em: 18-08-2021 por Lory Aguiar

Beleza, cores fascinantes que chamam a atenção nessa linda trepadeira. A amarelinha e seus cuidados

A amarelinha é uma trepadeira cujo nome cientifico é Thunbergia alata e sua origem vem das florestas tropicais da África oriental.

Ela chega a atingir mais de sete metros de altura, sendo desse modo excelente para ser cultivada em cercas e árvores, contudo, pode-se também deixá-la crescer rasteira pelo solo.

Amarelinha

Suas flores costumam ser amarelas com o centro escuro, marrons ou quase negros, no entanto existe cultivares que apresentam outras diversas cores, como laranja, vermelhos e até brancos.

A amarelinha fica perfeita quando usada na decoração de sacadas ou mesmo vasos pendentes.

Por ser uma planta de clima tropical, ela precisa de cuidados especiais quando cultivada em baixas temperaturas, no entanto quando o solo for fértil e rico em matéria orgânica ela costuma se adaptar muito bem.

Amarelinha 1

Como toda planta ela também precisa de alguns cuidados, por essa razão antes de fazer o plantio verifique o clima que ela vai nascer, para que venha a florescer sem grandes problemas.

Nesse guia, você vai aprender tudo o que precisa saber para plantar essa bela flor.

Como plantar a amarelinha

Com Inseto

Você pode plantar as sementes em pequenos vasos e depois que crescerem o suficiente serem replantadas no local definitivo, ou também se preferir pode semear direto no local definitivo.

A profundidade a ser plantada as sementes varia em torno de 0,5 centímetros de profundidade, fazendo com que você tenha êxito no seu plantio.

Normalmente as sementes demoram de uma a três semanas para germinar, entretanto ela começa a florescer entre dois a três meses após o plantio.

A amarelinha costuma florescer no verão, todavia dependendo das condições do solo, ela poderá florescer o ano todo.

Cuidados que se deve ter

Duas Flores

Procure manter o solo sempre úmido, pois a amarelinha é uma planta muito sensível à falta de água, devendo tomar cuidado para não deixar o solo encharcado.

Dessa forma ela poderá florescer o ano todo, dando lindas flores, o que deixará seu jardim mais lindo e florido.

Ela é uma planta que em regiões muito quentes cresce melhor sob a sombra, porém se o clima for ameno pode-se ficar sob a luz solar direto.

Essa planta por se adaptar a vários tipos de lugares lhe rendeu alguns apelidos como “biscatinha” e “Maria-sem-vergonha”.

Na Natureza

A amarelinha é umas das trepadeiras preferidas dos jardineiros do mundo todo, isso se deve pelo fácil manuseio e pelos poucos cuidados que ela exige.

Essa trepadeira fica linda quando colocada em arbustos, fazendo um jogo de cores perfeitos, deixando seu jardim ainda mais bonito.

Quando plantada no solo deve-se deixar um espaço de 60 a 90 centímetros, para que possa florescer com harmonia.

Curiosidades sobre a amarelinha

Flor Amarelinha

Devido à suas características a amarelinha adquiriu diversos nomes populares sendo alguns muito engraçados:

  • Bunda-de-negro;
  • Cipó-africano;
  • Jasmim-da-Itália;
  • Bunda-de-mulata;
  • Cu-de-cachorro;
  • Erva-cabrita;
  • Suzana-dos-olhos-negros;
  • Jasmim-sombra.

São nomes realmente engraçados que ao longo dos anos foram sendo dados à essa planta tão linda e ornamental.

Como vocês podem ver ela costuma florescer o ano todo fazendo com que mais pessoas optem por tê-la no jardim.

Uma ótima opção para você fazer em sua casa, é cultivar essa trepadeira em treliças, elas preenchem todo o espaço das treliças dando um visual fantástico.

Contudo, por ter um potencial invasivo e cobrir rapidamente cercas, e diversos tipos de estruturas, muitas pessoas a classificam como planta daninha.

Escolhendo o melhor lugar para plantar

Muito Lindas

A escolha do melhor lugar vai muito do gosto pessoal de cada um, por ser uma planta rústica e de crescimento rápido vale observar que o espaço comporte o crescimento dela.

Você também pode optar por deixá-la em vasos presos ao teto, pois ela vai cair dando um ar de cortina, dando um toque maravilhoso em um jardim de inverno por exemplo.

Apesar de ser considerada uma planta perene, ela pode ser utilizada também com anual.

Caso você plante diversas sementes em vasos e elas floresçam de várias cores, vale a pena replantá-las em uma cerca misturando as cores, deixando, nesse sentido, sua cerca com um visual fantástico.

Lembrando que esse tipo de planta costuma buscar sempre o sol, e por essa razão elas costumam ir rastejando para cima.

Elas se enroscam nos troncos das árvores e sobem até o topo em busca de sol, vale lembrar que essa trepadeira é um cipó, dessa forma ela fica totalmente agarrada ao tronco da árvore.

As flores ficam na copa da árvore dando um toque campestre no seu jardim.

Existem muitos modos de você utilizar essa trepadeira na decoração de sua casa, use sua criatividade, afinal ela é uma planta que não exige muita atenção.

Espero que você tenha gostado dessas dicas, sempre procurando conhecer melhor a planta que você escolheu para plantar, e com certeza você conseguirá fazer com que ela fique extremamente bonita.

Como a amarelinha costuma florescer o ano todo você terá com certeza um jardim bonito e bem cuidado.

Flor Bela

Gostou das nossas dicas?

E ai gostou das nossas dicas, decidiu plantar a amarelinha em sua casa? Conhecer a história das plantas é algo realmente fascinante.

A amarelinha mesmo sendo considerada perene quando cultivadas em condições adequadas pode atingir mais de sete metros, por mais de um ano.

Como vimos é uma planta tropical, por essa razão não gosta de baixas temperaturas, entretanto quando bem cultivada, ela se adapta em qualquer ambiente.

É uma espécie excelente para se fazer cercas vivas, ou adornar arbustos e arvores, dependendo do seu gosto pessoal.

Leia também: Como Plantar Jasmim do Caribe

E ai gostou desse artigo? Deixe seu comentário, sua sugestão, ajude-nos a disseminar o conhecimento.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

2 comentários em “Guia: Como Plantar Amarelinha [Tutorial Completo Passo a Passo]”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.