Guia Completo: Como Plantar Açucena Passo a Passo em Casa!

Passo a passo para jardineiros iniciantes!

Publicado em e atualizado em: 29-10-2020 por Lory Aguiar

Graça, beleza, elegância e diversos significados. Isso sem dúvidas fazem parte dessa graciosa flor.

A açucena, apesar de ser de origem persa ou síria, é bastante encontrada na América do Sul, por essa razão acreditava-se que ela era originaria dessa região.

Elas são muito conhecidas pelo nome de amarílis, o que não é correto pois pode-se confundir com Amaryllis que é de origem africana.

no jardim

Essas flores são muito apreciadas por suas diversas cores, sendo as mais conhecidas as brancas, laranjas, vermelhas e rosas, entretanto mostra vários padrões multicoloridos, assim sendo pode-se incluir também o verde claro e o amarelo.

Ela é muito conhecida também por suas grandes flores vistosas sendo muito apreciadas para ornamentos.

Elas podem apresentar mais de cinco flores por pedúnculo, tornando-as muito interessante para compor canteiros coloridos.

Nesse guia, você vai aprender tudo o que precisa saber sobre o plantio dessas flores. Desde a sua germinação até os cuidados e manutenções que deve-se ter com ela.

no vaso

Plantando as açucenas

As açucenas podem ser plantadas em vasos ou mesmo em canteiros.

São flores que preferem lugares ensolarados, todavia conseguem se desenvolver também a meia sombra.

Para efetuar o plantio dessa espécie em canteiros é necessário colocar adubo animal de curral, sempre nivelando muito bem.

Caso você for plantar em vasos, procure colocar areia úmida no fundo deles e só depois colocar os substrato de composto orgânico.

Os bulbos não podem ser enterrados completamente, deixando sempre a parte superior aparecendo.

A floração dessa flor acontece na primavera, fazendo com que o restante do ano ela fique apenas nas folhagens.

A açucena uma flor que já foi cultivada em diversas partes do mundo trazendo consigo alguns significados como:

  • Angústia;
  • Tristeza;
  • Sofrimento.

Acreditava-se que a açucena representava a angustia e a tristeza pela perda de um amor, no entanto esse sofrimento poderia ser causado por outros motivos também.

vermelha

Açucena na medicina

A açucena é muito utilizada pela indústria farmacêutica, pois ela possui diversas propriedades medicinais como:

  • Manchas cutâneas;
  • Úlceras;
  • Dores diversas.

Estudos comprovaram que até as pétalas da açucena oferecem benefícios medicinais, todavia o ideal é deixar para a indústria farmacêutica cuidar dessa parte, sendo perigoso se automedicar.

laranja

Cuidados com as açucenas

As açucenas são de porte pequeno, preferindo luz solar direta em boa parte do dia e seu solo deve ser rico em nutrientes.

Gostam de clima mais ameno, todavia se adaptam muito bem em regiões mais quentes. Nesse caso deve-se aumentar a frequência de rega.

Nas épocas mais geladas certifique-se que ela toma sol, mas tenha cuidado para que elas não fiquem expostas ao vento gelado.

Flor Açucena

Em caso de vasos você pode utilizar areia grossa e pedras na parte inferior, ajudando na drenagem da água, fazendo com que as plantas tenham um melhor desenvolvimento.

Os excessos de água podem vir a prejudicar muito esse tipo de flor, apodrecendo ou até mesmo causando a morte da planta.

Sempre que for comprar uma muda dessa planta, dê preferência para aquelas que possuem os bulbos mais separados.

Açucena, uma flor decorativa

cor rosa 1

As açucenas se destacam pela beleza das suas flores, afinal, são muito ornamentais, ótimas para paisagismos.

Sua floração acontece na primavera, fazendo com que boa parte do ano o local fique desguarnecido.

Uma solução é usar as folhagens menores para garantir a beleza do seu jardim ao longo espaço do ano.

Existe cerca de 50 espécies delas, todas exuberantes e de cores vivas, motivo pelo qual são chamadas de tulipas tropicais.

Devido à açucena ter as flores grandes e as folhas mais grossas, são muito requisitadas por decoradores, devendo-se levar em conta seu baixo custo comparada com outras flores.

Elas também ficam perfeitas em arranjos de mesa, pois com suas folhas mais grossas, acabam por encorpá-lo.

Dessa forma, procure usar sua imaginação quando o assunto é decoração, as açucenas ficam ótimas na decoração de grandes eventos.

com degradê

Algumas curiosidades dessa famosa flor

A açucena também é conhecida como flor da imperatriz, chegando a alcançar até meio metro de altura e chamando a atenção por suas cores brilhantes e variadas.

Apesar das cores mais comuns serem as vermelhas, amarelas, rosas e brancas, existem também as multicoloridas, plantas essas que foram cruzadas com outras plantas de outras cores.

Essa planta possui bulbo assim como a cebola e é a partir daí que nascem suas folhas. A flor tem seis pétalas, podendo variar suas cores.

branca

Para algumas pessoas essa flor leva o nome popular de Bella Donna, isso porque ela pode se adaptar em diversos lugares inclusive em espaços diminutos.

Na mitologia grega essa flor representa elegância, altivez e graça e está relacionada ao deus grego Apolo, muito famoso por seu orgulho.

Ainda na mitologia acredita-se que presentear com flores de açucena pode representar a angústia e a saudade causada pela distância da pessoa amada.

A açucena aqui no Brasil é muito oferecida no dia das mães e também muito usada nas decorações de natal, dando um ar colorido e alegre.

Açucena 1

Algumas dicas para você

Caso você decida plantar essas flores, saiba que elas podem ser cultivadas em qualquer época do ano, todavia tem preferência por climas tropicais e subtropicais.

Você pode cultivá-las em vasos, porém com certos cuidados, sempre observando se os bulbos tem boa procedência, lembrando que você deverá enterrar pelo menos 2/3 do seu tamanho.

Para ter melhores resultados no cultivo o correto é combinar matéria orgânica e solo argiloso.

Quando elas passam pelo período de florescimento, não exigem adubação, no entanto não se pode descuidar da água.

Não esqueça, a açucena necessita de uma boa luminosidade, entretanto deve-se evitar o sol direto. Ela também não suporta temperaturas abaixo de 5 ou 6 graus.

Açucena

O que você achou desse artigo?

Gostou das nossas dicas? decidiu plantar essa graciosa flor de nome açucena? Conhecer sua história e seus significados é algo realmente fascinante.

Essa flor de origem Síria, porém concentrada na América do sul tem vários significados e lendas.

Como vimos elas podem tanto significar angustias e tristezas como também podem significar altivez, graça e elegância.

E ai gostou desse artigo? Deixe seu comentário, sua sugestão, ajude-nos a disseminar o conhecimento.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Guia Completo: Como Plantar Açucena Passo a Passo em Casa!. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

5 comentários em “Guia Completo: Como Plantar Açucena Passo a Passo em Casa!”

  1. Maria Luiza Mendes de Mendes

    Amei o artigo. Gostaria de perguntar se a flor Açucena ficar sem folhas durante o inverno elas renascem na primavera?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.