9 Plantas para Fazer Cercas Vivas + Dicas de Cuidados

Quer ideias de espécies e variedades que são excelentes para montar cercas vivas? Veja a lista que fizemos para você!

Publicado em e atualizado em: 04-06-2022 por Lory Aguiar

Uma cerca viva nada mais é do que um muro, um cercado ou uma parede que é formada por plantas. Ela tem tanto uma função decorativa como prática.

No inglês, plantas para cerca vivas são chamadas de “hedge plants“, ou seja, plantas de proteção. Além da beleza de cercas compostas por plantas, elas também podem proteger a sua propriedade de criminosos, animais silvestres e outras desventuras.

Elas também podem bloquear o vento, diminuir o ruído e adicionar mais vida a sua casa.

No guia de hoje do Meu Verde Jardim, selecionamos algumas das melhores plantas para cercas vivas.

Abelia x grandiflora

Abelia X Grandiflora
Abelia X Grandiflora 1
Abelia X Grandiflora 2
Abelia X Grandiflora 3
Abelia X Grandiflora 4
Abelia X Grandiflora 5
Abelia X Grandiflora 6
Abelia X Grandiflora 7
Nome científicoAbelia x grandiflora
Nome popularAbélia ou Abélia da China
FamíliaCaprifoliaceae
LuzPleno Sol
Abélia

Essa planta é perfeita tanto para a composição de arbustos floridos quanto para cercas vivas que você deseja que tenha flores. Ela é uma planta do tipo trepadeira que pode atingir até quatro metros de altura. Seu nome se dá por sua origem chinesa. Suas flores podem assumir as cores brancas e rosas e surgem durante o verão e o outono. Você deve podá-la para controlar o tamanho e o formato.

Buxo (Buxus sempervirens)

Buxus Sempervirens
Buxus Sempervirens 2
Buxus Sempervirens 3
Nome científicoBuxus sempervirens
Nome popularBuxo
FamíliaBuxaceae
LuzPleno Sol
Buxo

buxo pode atingir até sete metros de altura se bem cuidado. É uma planta muito resistente, com folhas fortes, que aguentam geadas e ventanias, sendo uma opção perfeita para você que quer uma cerca viva mais resistente. Uma curiosidade é que essa planta é muito utilizada para a produção de instrumentos musicais em muitos lugares da Europa.

Louro Americano (Kalmia latifólia)

Kalmia Latifolia
Kalmia Latifolia 1
Nome científicoKalmia latifólia
Nome popularLouro Americano
FamíliaEricaceae
LuzSombra parcial / Pleno sol
Louro Americano

Essa é uma planta do tipo arbusto perene de origem norte-americana. Ela pertence a mesma família de azaléias, não perdendo suas folhas no outono e inverno (sendo perfeita para cercas vivas que visam a privacidade). Ela pode atingir até quatro metros de altura. A poda constante é fundamental para controlar o seu crescimento e estimular uma nova floração. Essa planta deve ser cultivada em solos ligeiramente ácidos e ambiente de pleno sol ou sombra parcial.

Rosa de Sharom (Hibiscus syriacus)

Hibiscus Syriacus
Hibiscus Syriacus 2
Hibiscus Syriacus 3
Hibiscus Syriacus 4
Hibiscus Syriacus 5
Hibiscus Syriacus 6
Hibiscus Syriacus 7
Nome científicoHibiscus syriacus
Nome popularRosa de Sharom ou Rosa síria
FamíliaMalvaceae
LuzSombra parcial / Pleno sol
Rosa de Sharom

Também chamada de rosa síria, a Rosa de Sharom (ou cientificamente Hibiscus syriacus) é um arbusto volumoso originário de planícies chinesas. Suas folhas atingem até 8 cm de comprimento e apresentam diversas cores diferentes, sendo uma planta bastante versátil para ser utilizada no paisagismo. Ela exige um solo bem fértil, ligeiramente ácido e úmido. Dificilmente você conseguirá cultivá-la em solos secos. A melhor estação para iniciar o cultivo é o inverno.

Flor de Lilás (Syringa vulgaris)

Flor De Lilas
Flor De Lilas 1
Flor De Lilas 2
Flor De Lilas 4
Flor De Lilas 5
Flor De Lilas 6
Nome científicoSyringa vulgaris
Nome popularFlor de Lilás
FamíliaOleaceae
LuzSol Pleno
Flor de Lilás

Eis um arbusto que dá flores muito perfumadas e é utilizado no mundo todo para cercas vivas. O solo ideal para o cultivo dessa planta deve ser rico em nutrientes, com um pH neutro para alcalino e bem drenado para evitar o apodrecimento das raízes por excesso de umidade. As podas devem ser feitas após a floração para estimular uma nova floração, dado que essa é uma planta do tipo perene.

Folhado (Viburnum tinus)

Viburnum Tinus
Viburnum Tinus 1
Viburnum Tinus 3
Viburnum Tinus 4
Nome científicoViburnum tinus
Nome popularFolhado
FamíliaAdoxaceae
LuzSombra parcial
Folhado Comum

Essa é uma planta de origem mediterrânea, conhecida popularmente como “folhado comum“. Eis um arbusto que pode atingir até oito metros de altura se bem cuidado, podendo ser utilizado como cerca viva em regiões mais frias e sulistas do país. Embora seja uma planta de sombra parcial, é possível cultivá-la em sol pleno.

Como Cuidar de Cercas Vivas

Confira algumas dicas de como cuidar de cercas vivas:

  • Ervas daninhas: um ponto fundamental a se considerar é que muitas dessas plantas precisam de espaço e nutrientes para crescerem e florescerem. Nesses casos, as ervas daninhas podem servir como parasitas. Você pode removê-las manualmente ou utilizar um herbicida para controlar a infestação de ervas daninhas.
  • Irrigação: cada espécie tem uma necessidade diferente de irrigação. Todavia, via de regra, essas plantas precisam de mais irrigação quanto são recém plantadas. Você deve garantir que a água chegue nas raízes. O melhor período de irrigação para cercas vivas é durante a noite.
  • Geadas: embora boa parte das espécies de plantas utilizadas em cercas vivas contem com uma boa resistência contra geadas, pode ocorrer do solo se quebrar e você precisar reafirmar as plantas no solo.
  • Poda: a poda também vai variar em frequência e necessidade de acordo com a espécie de planta utilizada. Via de regra, a poda é fundamental para manter a sua cerca viva bonita.

Perguntas e Respostas sobre Cercas Vivas

Quais são as vantagens de ter uma cerca viva?

Além da beleza das plantas e do verde que ela adiciona no jardim, a cerca viva costuma tornar o jardim mais quente, servindo de reguladora térmica. Além disso, ela pode proteger um local de geadas e ventanias, desde que você escolhas plantas resistentes para composição da cerca.

Quais são as desvantagens de ter uma cerca viva?

A principal desvantagem é a manutenção. Você deve realizar uma poda com frequência para controlar a regularidade das formas e também a propagação da planta.

Preciso de uma permissão da prefeitura para plantar uma cerca viva?

Normalmente, não é necessário uma permissão. Todavia, você é responsável por suas plantas e deve garantir que ela não gere um incômodo para ninguém.

Quais são as melhores plantas para privacidade?

Se você busca fazer uma cerca viva que esconda seu quintal, você deve procurar por plantas altas e grossas, com folhas corpudas.

Quais são as melhores cercas vivas para segurança?

Se a principal função da sua cerca viva é a segurança, você deve buscar por aquelas que apresentam espinhos e tornam a invasão da sua casa mais perigosa.

Você ficou com alguma dúvida sobre cercas vivas que não respondemos acima? Comente abaixo!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.