Como Plantar Azeitonas: Cuidados com a Sua Oliveira

Onde plantar? Precisam de sol? Qual o melhor solo e compostagem? Como é feita a poda? Aprenda tudo!

Publicado em e atualizado em: 03-03-2021 por Lory Aguiar

Azeitonas são utilizadas em diversas receitas da culinária mediterrânea. A oliveira é uma planta rica em história. E, recentemente, vem sendo plantada nos jardins residenciais. Isso se deu pelo o fato de que a oliveira é de fácil cultivo, exigindo poucos cuidados e habilidades em jardinagem. Este guia vai mostrar quatro dos principais cuidados que você deve ter com a sua oliveira para ter azeitonas saborosas e uma planta bem desenvolvida.

O seu valor vai além de uma planta cultural: é uma árvore lindíssima. Costuma durar muito tempo e atribuí uma atmosfera rústica ao jardim. Para dar frutos (as saborosas azeitonas), você precisa tomar alguns cuidados a precauções – e ter paciência, dado que ela precisa estar bem enraizada e estabelecida.

Para cuidar de oliveiras, você precisa aprender algumas características básicas desta árvore.

1. Exige espaço e sol

árvore de azeitonas

O primeiro cuidado que você deve tomar é a seleção de onde você vai plantá-la. As melhores estações para realizar o plantio é a primavera e o outono – ainda que possa ser plantada em estações mais frias. Tais estações favorecem o enraizamento da planta.

Se você vai plantá-la no inverno, recomendamos que a plante em um vaso com rodinhas, onde você possa movê-la de acordo com o clima. Mas se vai plantar em estações mais quentes, você pode plantá-la diretamente no solo.

Ao elencar o espaço em que você vai deixá-la, você deve considerar que esta árvore exige uma boa incidência de luz solar para que se desenvolva saudavelmente.

2. Qual o melhor solo?

azeitona preta

A notícia boa é que as oliveiras se adaptam bem a qualquer tipo de solo, até mesmo os mais pobres e salinos. Todavia, elas exigem uma boa drenagem, sendo uma planta que se afoga fácil e exige uma evacuação para o excedente de água.

Ainda que seja possível colocá-la em um jardim gramado, eis não é o melhor local para ela, dado que a oliveira compete com a grama por nutrientes do solo. Além disso, a grama retém muita água, o que pode acabar por afogar a sua planta (além de causar ataques fúngicos e o apodrecimento das raízes).

A oliveira se adaptar melhor se plantada com plantas de clima mediterrâneo (de onde ela se origina) como lavanda, bougainvillea ou suculentas. Isso porque tais plantas não exigem tanta água, não competindo com a oliveira.

A irrigação deve ser sutil, dado que tal planta aceite melhor a seca do que a abundância de água – em alguns casos ela consegue sobreviver apenas com a água da chuva. No caso de plantas jovens, a irrigação deve ser constante, nunca deixando que o substrato seque completamente.

3. Compostagem

como cuidar 1

Ainda que plantada em jardins ou vasos, ela exige uma mistura de fertilizante orgânico com substrato uma vez por ano. Tal procedimento deve ser feito no final do inverno.

Aprenda no vídeo abaixo a fazer uma compostagem caseira:

4. Poda

oliveira

A poda não é obrigatória. Você pode deixar com que a sua oliveira cresça com liberdade. Porém, em algumas circunstâncias, a poda é indicada e necessária. Há três tipos de podas que podem ser efetuadas. São elas:

  1. Poda de formação: esta poda se aplica a plantas jovens, que precisam ter o seu crescimento conduzido. Esta poda deve ser feita durante o segundo ano da planta, podando os ramos que nascem aos pés da árvore;
  2. Poda de frutas: após quatro anos, podar as folhas arejando a árvore vai prevenir o aparecimento de pragas;
  3. Poda estética: eis uma poda facultativa, que só deve ser feita se você deseja dar uma aparência para a sua planta (com a mera finalidade de moldar o design dela).

Você tem dúvidas sobre como cuidar da oliveira? Comente abaixo!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Como Plantar Azeitonas: Cuidados com a Sua Oliveira. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

1 comentário em “Como Plantar Azeitonas: Cuidados com a Sua Oliveira”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.