5 Plantas Suculentas para Cultivar no Interior da Casa

O que a Aloe Vera, a Echeveria, a Lithops, o Senecio e a Rhipsalis têm em comum? Elas podem deixar sua casa agradabilíssima!

Publicado em e atualizado em: 21-03-2022 por Lory Aguiar

As plantas suculentas são perfeitas para se cultivar em casa. Elas são perfeitas para dar um toque de natureza ao seu espaço, além de servirem como artefatos decorativos. Por serem extremamente resistentes, exigem poucos cuidados, o que favorece pessoas que tem pouco tempo para a manutenção ou pouco conhecimento em jardinagem. Você pode usá-las, inclusive, no seu local de trabalhando, dando um verde ao seu escritório.

com suculentas

Há uma variedade imensa de suculentas que você pode cultivar no interior da sua casa. Elas são excelentes para quem viaja muito ou não para em casa, dado que exigem pouca irrigação para sobreviver. Por serem oriundas de ambientes secos, nativamente, elas costumam tolerar o interior seco de nossas residências, principalmente nas estações frias. Elas suportam a baixa irrigação e ao clima seco devido as suas folhas que conseguem armazenar água.

Se você esta decidido por cultivar plantas suculentas no interior da sua casa, você vai gostar das nossas cinco sugestões de suculentas que se habituam facilmente a interiores, exigindo pouco cuidado. E o melhor: escolhemos as mais bonitas!

Ainda que cada planta citada aqui tem suas peculiaridades, todas comungam dos mesmos cuidados para o seu desenvolvimento e manutenção. E isso facilita com que você cultive diversas espécies diferentes no mesmo espaço, em vasos diferentes. É possível até mesmo criar um terrário com suculentas.

Aloe Vera

Aloe Vera
Aloe Vera

Eis uma planta em que se pode extrair um gel que é utilizado na produção de medicamentos naturais e cosméticos. Ainda que venha em mente que a Aloe Vera é uma grande planta, há uma variedade da planta em um formato bem menor, sendo quase que uma miniatura das variedades mais conhecidas. O que todas as variedades (grandes ou pequenas) tem em comum são os cuidados. Elas exigem incidência de luz solar, não suportam grandes geadas, exigem baixa irrigação (no inverno, não é necessário irrigá-las) e podem ser fertilizadas (ainda que não seja obrigatório).

Suas folhas variam de tom entre o vermelho e amarelo.

Echeveria

Echeveria
Echeveria

Eis uma suculenta muito popular em interiores. Suas cores variam entre o rosa e o cinza, encontradas também em tom roxo e verde. O mais interessante é a sua variedade de formas.

Os seus cuidados são bem simples. Elas exigem incidência de luz solar indireta. Elas não exigem pouca irrigação, principalmente em estações mais frias. Você pode fertilizá-la uma vez por mês durante a primavera e o verão.

Lithops

As lithops também são conhecidas como pedras vivas ou plantas pedra. Elas não parecem uma planta, aparentemente. Mas são. Elas aparentam ser uma pedra como mecanismo natural de proteção contra predadores. Na natureza, ou você tem espinhos ou você deve se camuflar muito bem.

Lithops
Lithops

Ainda que a lithops seja originada da África do Sul, ela resiste muito bem a baixos climas, podendo ser tranquilamente cultivada em casa. Ele exige uma incidência indireta de luz solar, de pelo menos 5 horas por dia. Você deve irrigá-los a cada dez dias, mais exigente em relação a isso que outros tipos de plantas suculentas. Por fim, o lithops exige um subtrato nutritivo para o seu desenvolvimento saudável.

Senecio

Senecio
Senecio

Eis uma das minhas suculentas favoritas, que pode ser utilizada para a decoração de interiores com excelência.  Ainda que exija pouco cuidado, você deve tomar cuidado em não afogá-la, dado que é uma planta sensível ao excesso de umidade em seu substrato. O ideal é que a irrigação seja feita apenas quando você perceber que o subtrato esta totalmente seco. É interessante, também, que você utilize um vaso com um bom sistema de drenagem, para lidar com o excesso de água. Por fim, o senecio exige incidência direta de luz solar.

Rhipsalis

Rhipsalis é uma planta muito utilizada em jardins verticais. Ela também é chamada de cacto de natal. As suas flores assumem diversas cores, o que a faz uma excelente planta para a decoração.

Rhipsalis
Rhipsalis

Além de ser uma planta muito bela, ela conta com cuidados básicos muito simples de serem tomados. Elas exigem incidência direta de luz solar e resiste a temperaturas acima de 5 graus.

Eis cinco belas plantas suculentas para você cultivar dentro de casa. Qual delas você gostou mais? Quais delas você pretende cultivar na sua residencia?

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu 5 Plantas Suculentas para Cultivar no Interior da Casa. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.