Como Plantar Quinoa na Horta Passo a Passo [Guia Completo]

Quinoa é uma das melhores fontes de proteínas, sendo um ingrediente muito versátil na culinária. Que tal ter essa iguaria na sua casa “de graça”?

Publicado em e atualizado em: 16-09-2021 por Lory Aguiar

A quinoa é uma excelente pedida para cultivar na sua horta. Ela é uma das melhores fontes vegetais de proteína que existem, além de ser rica em diversos nutrientes essenciais, podendo ser utilizada para o preparo de farinhas, sopas, cereais saladas e outros pratos.

como ela e

Há muitos motivos para você cultivar quinoa. Nesse guia do Meu Verde Jardim, você vai aprender como plantar quinoa na sua horta passo a passo. Vamos te ensinar tudo o que aprendemos após dez anos cultivando essa hortaliça em nossa casa.

O que é quinoa?

Nome científicoChenopodium quinoa
Nome popularQuinoa
FamíliaAmaranthaceae
ClimaTropical
LuzSol Pleno
SoloDrenado e Fértil
Quinoa

O cultivo de quinoa começou a ser feito pelo homem 3.000 a.C., nascendo praticamente junto a agricultura. Os antigos incas consideravam ela como um grão sagrado, a chamando de chisiya mama, o “grão mãe“.

como plantar quinoa

Embora tenha seu cultivo muito antigo, só recentemente, na década de 50, que sua popularidade voltou na indústria de modo geral, mas principalmente na culinária.

quinoa organica

A quinoa é considerada um pseudo-grão, uma vez que ela não pertence a mesma família das gramíneas (trigo, aveia, cevada, etc.). Diferente desses grãos, ela ofertas belas flores nas cores vermelhas e roxas antes de brotar as primeiras sementes.

flores da planta

Embora seja vendida e apreciada no mundo todo, o seu consumo é mais intenso na América do Sul, principalmente por conta das tradições antigas do povo andino que citamos anteriormente.

O público vegetariano aprecia muito essa iguaria, uma vez que ela é uma forma de consumir proteína como fonte vegetal.

Confira aqui o perfil nutricional da quinoa.

Como Plantar Quinoa

ideias para horta

Essa é uma planta muito fácil de ser cultivada em casa e pode se desenvolver em diferentes climas e solos. Confira abaixo o tutorial de plantio.

Tempo necessário: 1 hora.

  1. Cave um buraco e adicione um pouco de compostagem orgânica ou um fertilizante líquido.

  2. Cave o segundo buraco a trinta centímetros de distância.

  3. Coloque duas sementes por buraco.

  4. Cubra com terra não mais que 1/4 de polegada de profundidade.

Você pode replantar as sementes nas áreas que não germinaram.

no pote

Cuidados com o Cultivo de Quinoa

Confira mais algumas dicas e truques para você plantar quinoa na sua hortas:

  • Irrigação: a irrigação da quinoa deve ser feita na medida. Caso seja feita em excesso, você pode prejudicar o desenvolvimento da planta. E caso seja escassa, as mudas podem morrer antes da primeira colheita. A irrigação é um ponto chave principalmente após o plantio das sementes.
  • Ervas daninhas: embora a quinoa seja um grão fácil de cultivar em casa, podendo se propagar em diferentes climas e solos, ela pode ter dificuldade de desenvolvimento caso existam muitas ervas daninhas. Nesse caso, você deve remover as ervas daninhas.
  • pH do solo: o ph de solo ideal para o cultivo dessa cultura é entre 6,0 e 7,5 sendo considerado de neutro para ligeiramente alcalino.
  • Sol: a quinoa precisa de pelo menos seis horas de sol por dia para se desenvolver.
  • Pragas: para a nossa felicidade, a quinoa tem poucos problemas com pragas. Para se defender de predadores, as sementes são protegidas por uma substância amarga aos animais e insetos denominada saponina. Caso você tenha problemas com pragas, basta aplicar um inseticida caseiro para resolver a questão. Uma praga comum que pode atacar a quinoa são as lesmas.
  • Doenças: não existem muitas doenças que atingem essa planta. A mais comum talvez seja o míldio. Ao perceber manchas nas folhas, pode ser o sinal de alguma doença fúngica. Nesses casos, você vai precisar de um bom antifungico caseiro.
muda de quinoa

Leia também: Vegetais para Cultivar em Vasos

Dúvidas Respondidas sobre o Cultivo de Quinoa

Ficou ainda alguma dúvida? Confira se ela se encontra abaixo. Caso não se encontrar, coloque a sua dúvida no campo dos comentários.

Quanto tempo demora para a germinação da quinoa?

Se você plantar esse grão a partir de sementes, a germinação deve demorar cerca de cinco dias.

Quanto tempo demora para colheita da quinoa?

O tempo entre a germinação e a colheia é de cem dias em média.

Qual é a temperatura ideal para cultivar quinoa?

Essa é uma planta nativa de lugares frios, resistindo a geadas leves, excetuando durante o período de floração.

Posso cultivar em container?

O tamanho da quinoa a torna inadequada para o cultivo em containers ou bacias.

Quando deve ser feita a colheita?

A colheita das sementes devem ser feitas após as plantas perderem suas folhas e a sementes deixarem de estarem verdes. Você pode secar as sementes espalhando elas em uma tela. um bom sinal de que as sementes estão prontas para serem colhidas é que elas se desprendem facilmente da planta.

Devo deixar de molho antes de comer?

Sim. O objetivo é remover a saponina das sementes, a substância que protege elas de predadores.

Como armazenar a quinoa?

Em sua forma cru, a quinoa tem sua data de validade muito longa. Já na sua forma cozida, a validade pode diminuir, mas não menos longa se feita de maneira adequada. No caso da quinia crua, você deve armazená-la em um local fresco, seco e escuro. Desse modo, elas podem durar anos. Já na sua forma cozida, a quinoa deve ser refrigerada e armazenada em um refrigerador.

Por quê a quinoa é mais cara que outros grãos?

Em primeiro lugar, devemos dizer que a quinoa não é um grão, ela é considerada um pseudo-grão. O seu custo mais alto é devido aos custos de produção e a sua baixa demanda comparativamente a outros grãos.

Ficou com dúvidas sobre como plantar quinoa em casa? Deixe o seu comentário que responderemos!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Como Plantar Quinoa na Horta Passo a Passo [Guia Completo]. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.