Como Fazer um Inseticida Caseiro Passo a Passo [Tutorial]

Que tal fazer uma versão orgânica, caseira e segura de um inseticida? Aqui você vai aprender!

Publicado em e atualizado em: 24-10-2021 por Lory Aguiar

Por muito tempo, os inseticidas não existiam. E nem por isso não existiam belos jardins e hortas profícuas. Isso se deu pelo fato de que as pessoas utilizavam um inseticida caseiro. Por muito tempo, o sabão de óleo de peixe era a solução mais utilizada com esse fim. Dado isso, o controle de insetos através de receitas caseiras é mais velho que andar para atrás.

E isso de fato funciona muito bem. E não é por conta da água, que só serve para diluir o princípio. É por conta do sabão. Mais especificamente por conta dos sais de potássio presentes em sabões.

Tais ácidos funcionam para exterminar naturalmente pulgões, ácaros, moscas e diversos outros insetos que parasitam as suas plantas.

pulverizador

A forma com que isso funciona é das mais bizarras. O ácido graxo presente no sabão danifica as membranas celulares dos insetos, tirando a sua proteção natural e causando a morte por desidratação. Embora pareça trágico, é muito necessário para a saúde de suas plantas e a beleza do seu jardim.

Uma das maiores vantagens desse método é que ele é bastante seguro. Diferente de inseticidas industriais, ele raramente vai causar algum dano as suas plantas e pode ser utilizado em vegetais e frutas. Ele também é seguro para pessoas, animais de estimação e para o meio ambiente, sendo uma opção bastante ecológica para este fim.

Você encontra sabonetes para hortas em lojas de produtos naturais e jardinagem. Entre suas vantagens, podemos incluir:

  • Seguro para pessoas, animais e para o meio ambiente;
  • Sem efeitos perenes no solo;
  • Eficiente para exterminar pragas;
  • Biodegradável;
  • Sem toxicidade (porém, alguns sabões podem ser);
  • Seguro para os insetos benéficos e polinizadores que você deseja manter em seu jardim, como abelhas e borboletas.

Como Fazer Sabão Inseticida: Receita Passo a Passo

tutorial passo a passo

Ainda que existam esses sabonetes inseticidas vendidos em lojas de jardinagem, você pode fazer o seu próprio. Nesse tutorial, vamos te passar o passo a passo detalhado de como fazer isso.

Eis os materiais que você vai precisar:

  • Sabão: você precisa de um sabão puro, que tenha entre seus ingredientes o ácido graxo, que é o princípio que fará o extermínio dos insetos indesejados. O ideal também é que seja um sabão líquido, o que vai facilitar na mistura. Você encontra esses sabões em supermercados facilmente. Todavia, evite sabões que contenham ingredientes químicos sintéticos, como hidratantes, corantes e desengordurantes. Alguns jardineiros optam pelo sabão de nafta;
  • Água: você vai precisar de água pura, de preferência destilada. Se a companhia de saneamento da sua cidade for boa, você pode até mesmo utilizar a água da torneira;
  • Pulverizador: você vai precisar de um pulverizador, que nada mais é que um fraco com spray. Precisamos de um que comporte pelo menos um litro. Não utilize o mesmo pulverizador que você utiliza com herbicidas de ervas daninhas. Você pode fazer um pulverizador caseiro.
inseticida caseiro

E eis o passo a passo:

Tempo necessário: 30 minutos.

Como Fazer Inseticida Caseiro

  1. Misture um litro de água com cinco colheres do sabão. Misture bem.

    Misture bem mesmo.

  2. Esta pronto para ser aplicado. Basta incluir a mistura no pulverizador.

    Utilize um borrifador para a aplicação.

Existem alguns ingredientes que você pode incluir na sua receita caseira para deixá-la mais poderosa. Alguns que podemos citar é a pimenta caiena, o alho, algumas ervas, vinagre de cidra e óleo de canola. Cada um desses ingredientes funciona melhor contra certos tipos de pragas. Portanto, você deve testar as diferenças combinações e ver qual se adéqua melhor com o seu jardim.

O alho, por exemplo, é poderoso para manter lesmas, caracóis e pulgões longes de suas plantas. Uma solução de alho ralado diluído em água é o suficiente para tal. Porém, evite aplicá-lo em seus legumes. Imagine colher um pepino e descobrir que ele esta com sabor de alho. Um bocado desagradável, não?!

Outro ingrediente muito eficiente não só em exterminar como afastar as pragas do seu quintal é o óleo de hortelã-pimenta. Eis um óleo essencial com aroma forte, que atua tanto afastando pragas quanto perfumando o seu jardim. Você o encontra em lojas de produtos naturais e lojas virtuais de aromaterapia.

Vale dizer que o fato dessas receitas serem naturais não implica que não possam ser prejudicais ao ecossistema do seu jardim como os inseticidas industriais. Todo cuidado é pouco.

Eis um tutorial passo a passo de como fazer um inseticida caseiro em vídeo:

Confira mais um tutorial em vídeo:

Como Aplicar?

Essa receita pode causar danos a sua folhagem, caso ela seja sensível. Portanto, é muito importante que você realize um teste em uma pequena área da planta para observar possíveis reações adversas. Caso perceba que ficou tudo “ok” depois de alguns dias, pulverize a mistura por toda a região onde você deseja exterminar pragas e insetos.

como fazer inseticida caseiro

Eis algumas dicas de aplicação:

  • Teste a solução em uma região pequena para testar os efeitos nas plantas, como dito acima;
  • Evite pulverizar as suas plantas em dias chuvosos, dado que pode perder a eficiência do procedimento;
  • O melhor horário para se colher os benefícios desse procedimento é a aplicação ou pelo começo da manha ou no final da tarde, dado que o sol forte pode evaporar a receita;
  • Agite bem o frasco antes de realizar a aplicação. De minutos em minutos, faça uma nova agitação;
  • Você deve aplicar de modo a molhar toda a planta com a aplicação e não apenas inserir algumas gotas;
  • Aplique em todas as partes das plantas. Nos caules, na parte superior e inferior das folhas, nas flores, etc.;
  • Evite aplicar em plantas doentes, murchas ou em desenvolvimento precoce;
  • Evite a aplicação em plantas que são sensíveis a sabão, como palmeiras, samambaias e alguns vegetais como o tomate;
  • Faça uma nova aplicação depois de passado uma semana, dado que, em alguns casos, uma só aplicação é insuficiente para conter a infestação de pragas.

Em resumo, é possível fazer inseticidas caseiros com ingredientes que você provavelmente tem em casa. Eles são tão eficientes quanto os industriais, sendo mais baratos e menos nocivos ao ecossistema do seu jardim. Lembre-se sempre de testá-los em uma pequena região para compreender o efeito que os ingredientes têm em suas plantas.

Qual inseticida caseiro você costuma aplicar em suas plantas? Compartilhe as suas ideias e experiências abaixo!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Como Fazer um Inseticida Caseiro Passo a Passo [Tutorial]. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.