Girassol: Como Plantar, Cuidar, Cultivar e Espécies

Tudo sobre uma das flores mais famosas – e lindas – do mundo!

Publicado em e atualizado em: 03-01-2022 por Lory Aguiar

Você conhece o girassol, sua origem, forma de cultivo e benefícios para a saúde? Continue lendo esse artigo e você aprenderá mais sobre essa planta que além combater doenças também ajuda a muitas pessoas no quesito nutricional. 

a história

Origem

O girassol Helianthus annus, que possui o significado de “flor do sol” tem a origem na América do Norte, inicialmente cultivada por povos indígenas com o intuito nutricional e medicinal, uma vez que seu óleo era usado no tratamento de pequenas feridas.

Cultivo

O cultivo do girassol é bem simples pois as sementes se encontram de forma fácil no mercado. Se o seu foco é cultivar girassóis em casa você precisará apenas de um vaso, terra e as sementes de girassol. 

Você deverá fazer um buraco com profundidade de 3 a 4 cm. Em seguida você irá depositar três sementes, após isso, cubra o buraco com terra, regue de forma moderada por no mínimo duas vezes na semana. Não demorará que a planta comece a surgir, e com ela a sua flor, a partir desse momento você irá desfrutar de sua beleza e de seus benefícios. 

Agora se você quer montar uma plantação de girassóis, você precisará atentar para alguns pontos chaves para ser bem-sucedido no cultivo. Não menospreze nenhum dos tópicos a seguir, pois para uma plantação de girassóis eles são fundamentais.

a história 1

Solo e clima 

O girassol pode se desenvolver em temperaturas elevadas suportando até 40° C. Logo, ela não cresce bem em temperaturas abaixo de 10° C. 

Vale ressaltar que deixá-la à mercê de tempestades e ventos fortes podem ser prejudiciais para a planta por conta de seu cumprimento. O solo ideal deve ser profundo, bem drenado, fértil e adubado. O seu pH deve estar entre 6 a 7,5.

a origem

Irrigação

Como toda planta, o girassol necessita ser irrigado para possuir um crescimento saudável e eficaz. A sua irrigação deve ser frequente até o ponto de o solo ficar úmido, mas nunca encharcado. Se o girassol estiver crescendo sadio, ele poderá atravessar curtos períodos de seca.

bela foto

Colheita 

A sua colheita geralmente é feita entre o período de 75 a 90 dias após feito o plantio, o que pode variar dependendo de como foi cultivado. Para saber que as sementes estão boas para a colheita, deve-se olhar para o miolo, se ela mostrar uma cor castanha-clara, poderá então ser colhida. 

Algo que o cultivador precisa estar atento é que dependendo da região de seu plantio, possa ser que algumas espécies de aves venham em busca de se alimentar das sementes, o que pode diminuir e arruinar a sua colheita. É bom colocar algum tipo de proteção para evitar tal problema.

com abelha 2

Benefícios do girassol na medicina e na nutrição

Além de belo, o girassol possui atributos que fazem dela uma planta poderosa em vários sentidos. No decorrer dos anos os avanços no campo da medicina e nutrição vem fazendo com que as pessoas olhem para o girassol de forma diferente. 

Veremos alguns desses avanços a seguir

No campo medicinal tanto o seu caule como as suas flores estão sendo usados como matéria prima para fabricação de um tipo de tintura que está sendo utilizada no tratamento de pessoas que possuem alguns problemas respiratórios e pulmonares. 

Além disso as suas sementes ajudam no tratamento de doenças originárias de inflamações como artrite reumatoide, úlceras e também é uma ótima opção para enxaqueca e ajudam a aliviar os sintomas decorrentes da menopausa. 

Já no campo nutricional usam-se as suas sementes como forma de suplementar a alimentação, analise a seguir alguns benefícios de suas sementes.

  • Ajudam no emagrecimento, pois ao ingerir as sementes, elas proporcionam sensação de saciedade, sendo assim, quem as ingere sentirá menos fome e consequentemente diminuirá a quantidade de alimentos diários.
  • Para os amantes de esportes, o consumo médio de um quarto de uma xícara de sementes de girassol, pode aumentar a quantidade de massa magra no corpo.
  • São ricas em vitamina E, selênio e ácido linoleico, além de conter cobre e fibras, o que ajuda no trânsito intestinal.
  • Possui poder desintoxicante e combate o mau colesterol. 
de onde veio

Sementes de girassol na culinária

As sementes podem ser ingeridas tanto torradas como cruas, dependendo do seu gosto é possível fazer alguns aperitivos e lanches com elas. 

As sementes podem ser inseridas em saladas, lanches, iogurtes, sorvetes e até arroz. Além disso, o chá de semente de girassol é uma ótima forma de usufruir de seus benefícios, é de fácil preparo e saboroso. 

Outra forma de consumir as sementes é em forma de farinha, basta apenas triturar e armazenar de maneiras correta. O patê também é uma boa indicação, além de saboroso é bastante saudável.

foto conceitual 1
foto da flor 1 573x1024
Fotos de Girassol
foto zoom
Girassol
Girassol 1
Girassol 2
Girassol 3
imagens da planta
Imagens de Girassol
meu jardim
o mais lindo
os mais lindos
polinizadores
várias espécies 2
vários

Curiosidades sobre o girassol

Por ser uma planta milenar o girassol fez parte da cultura de muitos povos, possuindo assim muitas curiosidades. 

  • O girassol pode atingir de 1 a 4 metros de altura.
  • É uma planta heliotrópica, significa que ela gira o caule sempre colocando a sua flor na direção do sol.
  • O grande conquistador Francisco Pizarro, conhecido por ser o conquistador do Peru, descobriu imagens e objetos dos antigos incas que fazem referência ao girassol como sendo venerado como um deus sol 
  • Pesquisas mostram que o girassol foi domesticado por volta de 1000 a.C.
  • O girassol é considerado apela Ucrânia como a flor nacional do país.
  • Na mitologia grega, ganhou uma lenda onde uma mulher que era apaixonada pelo deus sol, foi trocada por outra mulher, inconformada, ela ficou triste e chorosa por muito tempo em um mesmo lugar.

Nunca deixando de olhar para o sol, durante a noite ela baixava a cabeça, e as suas lágrimas viraram seu alimento. Com o passar dos dias, seus pés criaram raízes e seu rosto se transformou em uma bela flor.

Assim continuou seguindo o caminho do sol, sendo assim a mitologia grega apresenta o nascimento do girassol.

Na pintura o girassol ficou famoso por integrar os quadros do pintor holandês Vincent Van Gogh, onde este pintou sete quadros de uma série que se chamava “Girassóis”.

Na religião o girassol está presente como exemplo a ser seguido, pois por seguir o sol, é entendido que devemos sempre ser positivos e buscar o melhor.

Tem alguma dúvida? Comente abaixo!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Girassol: Como Plantar, Cuidar, Cultivar e Espécies. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.