Torênia: Como Plantar, Cuidar, Cultivar e Espécies

Saiba tudo sobre a Torênia nesse guia botânico!

Publicado em e atualizado em: 08-04-2021 por Lory Aguiar

Você conhece a torênia, a sua forma de cultivo e suas características? Continue lendo este artigo e você aprenderá mais sobre essa bela planta que é uma ótima opção para a decoração de jardins.

A Torenia fournieri e híbridos (Torenia x hybrida) ou Torênia como a conhecemos popularmente, também pode ser chamada de “amor-perfeito-de-verão”. 

azul

É uma planta da ordem Lamiales, pertencente à família das Scrophulariaceae. As torênias são plantas floríferas herbáceas de ciclo anual de verão, ou seja, elas nascem, crescem, florescem e morrem dentro do período de um ano, então se você estiver cultivando um torênia não se assuste, esse é o ciclo natural delas.

cor rosa 7

Origem

As torênias são originárias do continente asiático, nas regiões tropicais, não se sabe o país de origem. Hoje em dia é comum encontrá-las em diversos lugares do mundo.

Plantio e propagação

As torenias são plantas fáceis de serem plantadas. O cultivador deve de preferência ter o local de plantio definido, as sementes podem ser semeadas em vasos pequenos ou em pequenos copos de papel, não é preciso enterrar, basta colocar na superfície do solo. 

O transplante de mudas é outra opção, mas deve-se atentar pois elas são sensíveis ao transplante, o que torna arriscado esse método, se for usado, sendo assim é necessário total cuidado, pois as raízes podem sofrer danos. 

Após o plantio é fundamental que receba luz para as sementes germinarem, o período de germinação dura de uma a três semanas.

cor roxa

Cultivo

Cultivar uma planta não é tarefa fácil, é preciso aprender sobre alguns pilares fundamentais para se ter um bom cultivo. A seguir explicaremos detalhadamente sobre cada um desses pilares.

cor roxa 1

Solo e clima

O recomendado é que o solo seja fértil, bem drenado e com o pH por volta de 5,5 a 7,5. É importante que ele seja adubado no começo da primavera, para que assim seja estimulado o seu crescimento e floração no verão. 

O cultivador poderá adubar de forma mensal ou pode deixar o solo sem adubação por um mês. Uma boa dica é que seja adubado com húmus de minhoca, que trará benefícios como: cálcio, fósforo, potássio, manganês entre outros componentes, deixando o solo rico.

Os climas onde a torênia se desenvolve melhor são os climas: oceânico, equatorial, temperado, tropical e subtropical. Ela não suporta temperaturas baixas e nem geadas. É uma planta de fácil adaptação, podendo ser cultivada em diversos locais.

cor violeta

Iluminação e irrigação

Uma boa iluminação em conjunto com uma irrigação ideal, são pilares importantes para o crescimento de qualquer planta. Veremos a seguir a iluminação e irrigação ideal para as torênias.

As torênias são plantas que podem ser cultivadas em locais com sombra parcial e com iluminação abundante. É recomendado que receba luz do sol de forma direta, porém nos períodos mais quentes do dia não é indicado que fique exposta ao sol.

Sobre a irrigação da torênia, é preferível que tenha o solo sempre umidificado, porém deve ser evitado que o solo fique encharcado, o que pode prejudicar a saúde da planta.

dicas de como cuidar

Floração e espaçamento entre outras plantas

As torenias possuem seu período de floração no início do verão, por isso recebe o nome de amor-perfeito-de-verão, a sua floração pode se estender até ao início do outono.

O mais indicado é que ela permaneça a uma distância de 15 a 30 cm de outras plantas.

dicas de cuidados 1

A lenda por trás da torênia

É bastante comum existirem lendas relacionadas a plantas, árvores e flores. E com a torênia não poderia ser diferente. Mostraremos a seguir uma lenda bem interessante sobre a torênia.

A lenda conta que há muito tempo as flores das torênias exalavam um perfume adocicado e incrivelmente envolvente, esse perfume poderia ser sentido a longas distâncias. 

Elas nasciam e cresciam naturalmente juntas com os trigos, a população daquela região onde se encontrava os campos de trigo, tinham medo de fazer a colheita do trigo, pois poderiam destruir a belas plantas que exalavam esse maravilhoso perfume e assim perderem o encantamento que ele proporcionava.

Por conta disso, a população daquela região se encontrou em um estado de escassez de alimentos, o que gerou uma queda na economia da cidade e consequentemente a pobreza. 

Sabendo do ocorrido, as flores das torênias se entristeceram com toda a situação que a população atravessava, e sentindo que a culpa era delas, resolveram não nascer mais naquela região, fazendo com que assim a cidade pudesse voltar a ficar estabilizada e a pobreza sumir.  

Reza a lenda que as torênias se reuniram em uma noite e fizeram um acordo de olharem para o céu todas juntas. Ao olharem para o céu elas pediram que os seus perfumes fossem extintos e que não pudessem mais prejudicar a ninguém por conta deles.

Essa triste lenda trouxe o que pode ser o significado do nome torênia, que pode ser “o amor à primeira vista”, se relacionando com o amor à primeira vista que aquela população teve ao sentir o seu perfume.

em duas cores 5
em vaso 3
Fotos de Torênia
Imagens de Torênia
no quintal 6
para decorar a casa
roxo
roxo 1
Torênia
Torênia 1
Torênia 2
Torênia 3

Características das torênias

As torênias são plantas de pequeno porte, podendo atingir até 30 cm de altura. Possui uma ramificação bem compacta e simétrica, o que dá um visual organizado e denso.

Possui folhas na cor verde brilhante o que dá uma perspectiva linda quando em conjunto com as lindas cores das flores. Além disso, as folhas possuem as bordas serrilhadas e também são glabras (tipo de folhas lisas, sem pelos).

Possuem um formato arredondado, motivo pelo qual é usada para decorações em lugares grandes de pequenos.

Suas flores são o ponto chave de sua beleza. Além de lindas elas são bem volumosas e em quantidade boa. Também são aveludadas e possuem o formato de trompete, tendo a sua garganta na cor branca com tons de amarelo e sua corola na cor azul.

As pétalas da torênia são pequenas e sua coloração varia de acordo com a espécie e sua forma de cultivo.

Hoje já podemos ver variedades de espécies de torênias que contém características próprias como: tamanho das folhas e suas tonalidades de cores dentro do tom de verde. Dentro dessas novas espécies podem ser vistas flores com diferentes tonalidades dentro das cores: azul, branca, rosa, roxa, violeta, vermelha e amarela.

Gostou? Comente abaixo!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Torênia: Como Plantar, Cuidar, Cultivar e Espécies. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.