Papoula-da-Califórnia: Origem, Cultivo, Espécies, Cuidados e Dicas!

Confira as ideias mais interessantes para quem deseja cultivar Papoula-da-Califórnia em casa!

Publicado em e atualizado em: 14-10-2021 por Lory Aguiar

Você conhece a papoula-da-Califórnia, sua forma de cultivo, características e suas propriedades medicinais? Continue lendo esse artigo e descubra mais sobre essa planta que além de linda também proporciona bons benefícios para a saúde.

alaranjado

A Eschscholzia californica ou papoula-da-Califórnia como a conhecemos também pode ser chamada de papoula-amarela, yellow poppy e poppy Califórnia. 

É uma planta que pertence à família Papaveraceae. Se cultivada de forma certa pode chegar até 50 cm de altura, porém é normal que venha a atingir apenas 30 cm.

É uma ótima opção para quem deseja formar grupos de plantas em jardins, ela também pode ser cultivada em rochas, o que dá um visual bem rústico.

amarela 1

Mesmo sendo uma planta de pequeno porte, ela não se desenvolve bem se estiver em vasos rasos, por conta de sua raiz longa, sendo assim, a melhor opção é cultivá-la em solos profundos. 

Como dica de ornamentação, é aconselhável que ela não seja cultivada sozinha e sim, em conjunto, pois assim o visual estético ficará mais denso e em sua época de floração, ficará um verdadeiro manto florido.

Origem

A Papoula-da-Califórnia como o nome mesmo indica, vem da Califórnia EUA, podendo ser também encontrada no Novo México, Arizona, Nevada, Washington e Oregon.

clara

Cultivo

O cultivo de uma planta é uma tarefa cuidadosa, e detalhista, é preciso seguir à risca os pilares que são: solo de cultivo, clima, iluminação, irrigação. 

cor branco

Solo e clima

A escolha de um bom solo facilita o cultivo das plantas, não atentar para esse ponto pode comprometer tanto o crescimento como, a beleza estética de sua planta.

O solo ideal para que a papoula-da-Califórnia possa se desenvolver de forma saudável deve ser leve, bem drenado, com profundidade e com boa quantidade de cálcio. 

Não é necessário que seja um solo rico em nutrientes, pois ela consegue se desenvolver em solos pobres. O pH do solo indicado deve estar entre 6,5 a 7,5.

Ela se dá bem em climas amenos e relativamente quentes, onde podem ser cultivadas durante todo o ano. 

Porém isso não é regra, pode acontecer que ela não cresça bem em lugares quentes e também em lugares úmidos. Além disso, quando estiver em locais com inverno rigoroso ela também poderá ser cultivada.

cor larnaja

Iluminação e irrigação

A iluminação em conjunto com uma boa irrigação é fundamental para o crescimento das plantas em geral, com a papoula-da-Califórnia não é diferente. 

O mais adequado é que ela receba luz solar de forma direta, pelo menos por algumas horas.

No que se diz respeito a irrigação, o seu solo deve estar sempre levemente úmido, isso quando elas já estiverem alcançadas certo grau de desenvolvimento. Não é bom que ela fique em solo encharcado, podendo apodrecer a sua raiz.

Fotos de Papoula da Califórnia

Floração e espaçamento entre outras plantas

Costuma florescer entre terceiro e o sexto mês após o seu cultivo. É recomendado que permaneça a uma distância de 15 a 30 cm em relação a outras plantas.

laranja 2

O uso da Papoula-da-Califórnia na medicina natural.

O uso de plantas na medicina natural é o que faz com que muitas pessoas se tornem adeptas dessa nova vertente da medicina, pois além de ser um método natural para cura e tratamento de doenças, também é mais barato. 

A Papoula-da-Califórnia é usada no tratamento de pessoas que sofrem alguns tipos de transtornos que vão desde a insônia até casos de ansiedade e nervosismo, agindo como um ótimo sedante.

Mesmo com esse poder sedante ela também é usada como estimulante para ajudar pessoas com problemas de concentração, memória e funciona tanto em jovens como em adultos e idosos.

Também é uma opção natural e exerce ótimos resultados em pessoas que estão acometidas por dor de dente, pois contém propriedades analgésicas em sua raiz, o que proporciona alívio. 

Geralmente vende-se o seu extrato que pode ser aplicado de forma direta na área dolorida.

Quando em forma de tintura ela ajuda no combate a infecções causadas por arranhões e cortes, por conter propriedades antimicrobianas.

A Papoula-da-Califórnia pode ser usada também no tratamento de pessoas acometidas com piolhos, sendo neste caso, usada como pó.

Outra forma de aproveitar essa versátil planta, é no tratamento de pessoas com incontinência urinária.

na floresta

Outros benefícios da papoula

  • Melhora o sono.
  • Alívio na ansiedade ou tensão.
  • Combate o transtorno de déficit de atenção com hiperatividade.
  • Tratamento de feridas.

É importante atentar que em altas doses, poderá gerar sensações eufóricas. A planta não causa dependência, porém por seu uso excessivo pode causar a mesma sensação de ressaca.

na montanha
no campo 1
no sítio 1
Papoula da Califórnia
Papoula da Califórnia 1
Papoula da Califórnia 2
Papoula da Califórnia 3
saturada
seleção de flores
selvagem 2
silvestre 2
várias espécies

Curiosidades

A Papoula-da-Califórnia é uma planta que possui características que despertam a curiosidade de muitos amantes de plantas e de pessoas comuns. Veremos algumas dessas características.

  • A Papoula-da-Califórnia é destaque no hemisfério norte, servindo de espetáculo para turistas de todos os lugares. 
  • O espetáculo é chamado de floração das papoulas e acontece na cidade de Lake Elsinore, uma pequena cidade localizada no sudeste da Califórnia EUA. 
  • Este é um fenômeno que se dá no início da primavera e atrai uma multidão de pessoas para ver a linda paisagem de cor alaranjada que as papoulas produzem.
  • Ela não serve apenas de espetáculo nos EUA, ela também é o símbolo oficial do estado da Califórnia, sendo protegida por lei. Se alguém colhê-la em estado selvagem apenas para coleção, receberá uma multa.
  • Se usada como tintura, pode suprimir a produção de leite em mulheres lactantes, bastando lavar a área externa das mamas.
  • Era usada pelos nativos norte-americanos no tratamento para cobrir manchas de pele, e também para fins culinários.
  • Produz frutos que em média possuem de 4 a 10 cm de comprimento. Ao amadurecer, o seu fruto irá se dividir em duas partes, mostrando sementes de cores pretas e marrons.
  • O seu pólen é usado como matéria prima para fazer cosméticos. 
  • Possui um longo caule e suas folhas bem finas, chegando a lembrar o coentro.
  • Suas flores possuem em média 8 cm de diâmetro. Durante o período da noite e em dias nublados ficam fechadas. Além disso, elas são de cor alaranjada, podendo também serem de cor amarela. 

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Papoula-da-Califórnia: Origem, Cultivo, Espécies, Cuidados e Dicas!. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.