Como Plantar Caladium: Espécies, Características, Solo e Poda

Embora tóxica, o caladium é uma bela planta ornamental para cultivar na sua casa. Confira um passo a passo completo de cultivo!

Publicado em e atualizado em: 02-04-2022 por Gabriela Padilha

Falando sobre jardinagem, você sabia que a Caladium é uma planta tóxica? Neste artigo do Meu Verde Jardim, você conhecerá as várias espécies existentes, como cuidar delas, dicas de decoração, alguns de seus seus tipos como o Seguinum, branco, rosa e muito mais! Não perca!

Características da Caladium

Caladium

Você sabia que a Caladium é uma espécie típica brasileira e de alguns outros países com clima topical?  Mas tenha cuidado, pois ela pertence a família das aráceas, ou seja, é altamente tóxica e venenosa.

Caladium 1

Além disso, o Caladium é muito versátil e se adapta muito bem a lugares fechados, porém, algumas delas possuem as folhagens bem sensíveis – devido a coloração – então, tenha cuidado para não a deixar horas no sol, assim evita queimaduras, ok?

Tipos e Espécies de Caladium

Com folhas ornamentais que parecem ser pintadas à mão, a Caladium chama a atenção pela variação de cores exuberantes, marcadas pelas combinações de verde, branco, rosa e vermelho. Atualmente, existem em média mais de 1000 tipos dessa espécie, sendo categorizadas e diferenciadas pelas cores presentes em sua folhagem. Conheça algum deles agora:

Caladium vermelho
Caladium BicolorÉ caracterizada por possuir folhas grandes com pintas que podem ter duas – que é a mais comum, por isso o nome bicolor – ou mais tonalidades. A coloração e o desenho das folhas se alteram durante a fase vegetativa, portanto, podem apresentar modificação completa na coloração das folhas no processo de amadurecimento e morte da planta.
Caladium BrancoÉ caracterizada por possuir folhas grandes e finas com manchas brancas e bordas verdes e diferentemente da Seguinum, essa variação, se adapta melhor as sombras totais ou ainda, meia sombra, sendo muito delicada e charmosa. Essa planta costuma ser utilizada em decoração de interiores, já que sua cor neutra em contraste com cores vibrantes traz um equilíbrio e harmonia ao ambiente.
Caladium SeguinumA mais conhecida e mais vista, é popularmente conhecida como “comigo ninguém pode”, é uma planta que encanta pela beleza presente em suas folhas, também é utilizada para decoração de ambientes, pois não necessita de alta exposição da luz solar, além disso, é considerada como uma das plantas mais tóxicas da família das aráceas.
Caladium RosaEssa planta apresenta uma coloração de fundo verde e o centro rajado de rosa e branco. Geralmente com tons claros e suaves, porém a tonalidade e intensividade das cores varia de acordo com local e o ambiente escolhido para o cultivo. É uma planta que gosta de bastante luminosidade, no entanto, não necessita de sol direto durante todo o dia.
Mini CaladiumA Caladium Mini também é muito colorida e apenas diferencia em seu tamanho, sendo a mais apropriada para se ter em decorações internas.
Caladium VerdePara quem prefira uma versão mais tradicional, a Caladium Verde pode ser perfeita para você! Ela é uma espécie anão da família da Caladium podendo chegar de 25 a 30cm de altura, além disso, ela chama muito atenção por possuir folhas de coloração verde-limão salpicadas com manchas bordô e detalhes em branco. Essa planta também gosta de luminosidade, sendo possível cultivá-la tanto em jardins como ambientes internos que possuem uma boa iluminação. É uma espécie muito atraente e excepcionalmente decorativa.
Caladium LindeniiUma espécie originária da Colômbia, que floresce entre a primavera e o verão, aprecia um local sombreado e úmido – assim como as outras da espécie, originárias de países com clima tropical –. Essa espécie também é um pouco menor que as outras, mas ainda não cega a ser mini, atingindo até aos 25 centímetros de comprimento é ideal para ser cultivada em vasos de plástico e coloca-la de enfeite pela casa.
Caladium VermelhoO Caladium Vermelho, caracteriza-se pela folhagem grande, muito colorida com cores vibrantes de tons avermelhados e rosados e em forma de “coração“. Ela germina naturalmente apenas no final do inverno e permanece exuberante durante primavera e verão.

É importante ressaltar que, o bulbo do Caladium, não tem uma bela aparência, principalmente nos meses de inverno quando parecerá murcho, seco e feio. Mas isso não significa que o bulbo está morto, apenas que se encontra em fase de dormência.

Veja também: Cuidados com Flor de Cera

Como Plantar Caladium

Caso a planta seja adquirida nessa época, deverá ser plantada e regada – mas sem exagero – imediatamente. No final do inverno, quando o bulbo sentir que a temperatura ambiente estará elevada, ele novamente iniciará a fase germinativa.

Como Plantar e Cuidar da Caladium

Assim como cada espécie de planta, exige um cuidado específico, com o Caladium não é diferente. Agora que já conhecemos um pouco das espécies desta planta, é importante saber como cuidar dela.

Como Plantar Caladium 1

Seguindo os passos a seguir, você conseguirá cultivar adequadamente o seu caladium e utilizá-la como ótima opção para decoração de ambientes e jardinagem. Acompanhe!

Rega

Como Plantar Caladium em vaso

A rega deve ser realizada de 2 a 3 vezes por semana, porém, se identificar que o caule e as folhas estão amarelados é sinal de que a planta está com excesso de água, então diminua a quantidade. Uma dica bem legal para saber se há necessidade de regar sua planta é fazer o teste com o dedo: se perceber que a terra está úmida não é preciso regar, se for o contrário, sua planta está pedindo água.

Luminosidade e Temperatura ideal

Como Plantar Caladium no quintal

O ideal é que a planta seja cultivada à meia sombra, não a expondo em luz solar direta. Se for em ambientes internos, escolha um local bem iluminado, de preferência próximo a uma janela que receba luz e fique bem arejado.

Mas, caso opte por plantar o Caladium em algum jardim, deixe-a em local que possua sombra a maior parte do dia, como por exemplo embaixo de uma palmeira. Por ser uma planta de clima quente, o ideal é que sua temperatura fique entre 23° e 30°C, nunca a mais, nem a menos, desta forma, mantemos sua saúde em dia.

Poda

Cuidados com a folha

Realizar a poda é necessária para que o Caladium cresça saudável, com um melhor aspecto, trazendo vigor e restauração a sua planta. A poda deve ser feita no final da temporada e depois que as folhas começarem a murchar, cortando rente ao solonesse estágio, será necessário suspender a rega, pois a planta entrará em repouso –. Faça também uma poda de limpeza, utilizando uma tesoura previamente esterilizada com álcool, sempre que identificar folhas fracas, secas e amareladas.

Veja também: Como Podar Crista de Galo

Sementes de Caladium

cuidados com Caladium

O Caladium possui sementes e aposto que disso você não sabia. Para quem deseja cultivar essa espécie, pode optar por compra-la pronta, uma mudinha ou ainda comprar suas sementes – ambas disponíveis para venda em floriculturas, mercados e até na internet – e plantá-la num vaso ou até no jardim.

Mas, como sabemos, o Caladium é uma planta perigosa, por isso, tenha cuidado com o manuseio, ok?

Caladium é venenosa?

SIM! Essa espécie é totalmente tóxica e venenosa, portanto, é preciso ter cuidado ao manusear.

culotivo em vasos

A intoxicação é ocasionada por uma reação química presente no caule e nas folhas, que em contato com a membrana mucosa causa irritação. A reação nos olhos, por exemplo, pode ocasionar dor, inchaço, lesões na córnea, espasmos na pálpebra e lacrimejamento, enquanto a hipersensibilidade na pele pode causar queimaduras e dermatites. Se ingerida, pode causar sintomas extremamente graves, portanto, em caso de acidente, deve-se procurar um médico.

cultivo de Caladium
dicas de poda
em vaso 1
folha de Caladium
folha manchada
folha vermelha
tutorial de cultivo

Existem casos de crianças e animais de estimação que vieram a óbito por terem ingerido a planta e agora que sabemos do perigo que essa planta proporciona, é recomendável mantê-la distante do alcance, ok?

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Como Plantar Caladium: Espécies, Características, Solo e Poda. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.