Como Plantar Palmeira Areca Bambu? Características e Cuidados

Conheça as características e aprenda a cultivar essa bela planta no seu quintal!

Publicado em e atualizado em: 28-04-2022 por Gabriela Padilha

Uma das queridinhas da jardinagem e paisagismo. Se você chegou até este artigo, é porque tem interesse em conhecer um pouco mais sobre esta árvore e por sorte, este post é perfeito para você! Aqui contaremos tudo o que você precisa saber para cuidar e cultivá-la. Ficou interessado? Não perca!

Areca Bambu 3

Esse novo guia do Meu Verde Jardim está imperdível!

Características da Areca bambu

A Areca Bambu é uma palmeira originária de Madagascar que pode alcançar de 6 a 12 metros de altura. Essa árvore é umas das palmeiras mais populares do mundo, podendo ser cultivada tanto no jardim quanto na decoração de interiores. Sem dúvidas, faz parte do grupo de plantas ornamentais mais utilizadas no mundo.

Areca Bambu 0 3

Em comparação com outras palmeiras, a areca-bambu apresenta rápido crescimento e pode ser ainda mais versátil do que se imagina, já que, o ciclo de crescimento depende da técnica utilizada. Sendo assim, pode ter porte de arbusto com muitas touceiras – galhos na base – ou ainda de árvore, quando é podada para remover todos os galhos da base e deixar o tronco visível.

como plantar Palmeira Areca Bambu 3

Entretanto, as podas devem ser realizadas com frequência, pois novos brotos surgem rapidamente.

Como Plantar e Cultivar a Palmeira Passo a Passo

Plantar e Cultivar a Palmeira é bem simples do que parece, veja agora alguns tópicos  sobre seu cultivo:

Plantio e Germinação;

O plantio da palmeira areca-bambu é bem simples. Além de adquirir pequenas mudas e transportá-las para vasos e canteiros, também é possível realizar a germinação das sementes. Em muitos casos, as sementes que caem da planta germinam espontaneamente no solo e o processo de germinação pode durar de dois a seis meses.

criando em vasos 3

Além disso, ainda é possível recolher as sementes e germinar junto a um substrato úmido feito com terra e casca de arroz carbonizada. Mantenha em um recipiente junto à semente com a ponta para cima. Por volta de dois meses a germinação acontece e dá vida a uma muda.

Palmeira Areca Bambu 2 3

Adubação

A adubação pode ser realizada conforme orientação de especialistas ou quando a palmeira atingir um pequeno porte – geralmente entre a primavera e o outono, todo mês – l, seja em vasos ou diretamente no chão. Use insumos indicados e sempre após as regas para não prejudicar as raízes.

Cuidados com Areca Bambu 3 615x1024

Como Cuidar da Palmeira Areca Bambu?

Por sorte, cuidar dessa palmeira é bem simples, veja agora um passo a passo infalível para mantê-la linda e saudável.

Para cultivar e cuidar da Areca Bambu corretamente, precisamos levar em consideração que embora tenha resistência ao sol direto, o ideal é cultivá-la à meia sombra, pois, o contato frequente com sol pode acabar amarelando e queimando suas folhas, prejudicando seu aspecto.

Cuidados com Palmeira Areca Bambu 2

Com relação as regas para essa planta, podem ser feitas regularmente. O Solo ideal para essa planta deve ser bem fértil e com um bom sistema de drenagem. Para completar os cuidados, com relação a temperatura ela tolera frio e seca, mas prefere um clima subtropical e úmido e se decidir mantê-la em ambientes internos, evite ar-condicionado!

Fotos das folhas da planta 3

Cultivo em Vasos

Na decoração de interiores, ela pode ser cultivada em grandes vasos e cachepôs, dispostos em cantos de salas de estar, em varandas, em quartos e até em escritórios.

folhas secas 2

A Palmeira Areca deve ser cultivada em meia-sombra, preferencialmente longe do ar-condicionado. A Areca bambu quando cultivada em vaso precisa ser colocada próximo a janela para receber a luz solar direta periodicamente. Assim, ela mantém o vigor por muito mais tempo.

Palmeira Areca Bambu 6 615x1024

Sua manutenção também é simples e fácil, na qual exige pequenas atenções ditas nos tópicos de cultivo e cuidados. Então seguindo os passos à risca para cuidar da Areca bambu, você terá uma planta que, além de trazer beleza, também melhora a sua saúde purificando o ar.

Palmeira Areca Bambu 1 3

Como Fazer Mudas de Areca Bambu?

Como fazer mudas de areca bambu passo a passo

  1. Não corte as raízes! Deixe-as intactas, pois elas serão importantes para o processo, porém, se as mesmas estiverem muito grandes e duras, pode cortar um pouco delas;

  2. Pode dividir a planta já adulta em 2 ou ainda optar por replantar os galhos novos;

  3. Replante as partes divididas e logo terá mais árvores!

Siga os passos de cultivo e cuidados para mantê-la viva e saudável por mais tempo, afinal, a atenção deve ser redobrada nesse período, ok?

O que fazer se surgirem fungos?

Palmeira Areca Bambu em vaso 3

Por serem árvores muito utilizadas no paisagismo e portanto, ficarem mais rasteiras para decoração, a presença de fundos é quase inevitável, mas ainda há solução!

  • Para controle dos fungos da parte aérea – as folhas da árvore –, recomenda-se a poda das folhas afetadas e sua retirada do local de plantio, eliminando-se a fonte do problema;
  • Para se livrar dos fungos indesejados, recomenda-se também deixar o espaçamento adequado entre as mudas, manutenção da cultura a limpo, controle da umidade (drenagem e regas) e descarte e destruição das plantas doentes, evitando-se assim a disseminação dos fungos.

Essas são as principais soluções de se livrar das pragas, teste a veja a diferença!

Como reviver folhas secas?

Palmeira Areca Bambu 3 3

Agora que já sabemos bastante sobre a Palmeira Areca Bambu que tal acompanhar o passo a passo de como recuperar uma planta seca?

  1. Primeiramente, corte as folhas e galhos secos,
  2. Depois, retire a planta do vaso com cuidado. Caso ela esteja em uma cama de plantio ou no jardim, retire todo o bloco de terra que a envolve, tendo sempre cuidado para manter as raízes intactas;
  3. Coloque a planta, junto com a terra, em um recipiente maior do que o seu tamanho e cheio de água morna, essencial para aumentar a absorção da água na terra;
  4. Deixe a planta hidratando por, aproximadamente, dez minutos;
  5. Retire a planta do recipiente e a coloque sobre um prato, para que o excesso de água seja drenado;
  6. Após escorrer, leve a planta de volta ao seu vaso ou área de plantio e pulverize as folhas com água;
  7. É importante atentar às razões para que a planta secasse. Se ela ficou tempo demais exposta ao sol e calor, deixe-a na sombra por algum tempo até que se recupere.
  8. Observe o comportamento da planta por alguns dias. O ideal é que o solo permaneça úmido e aos poucos ela vá recuperando o seu vigor. Se isso não acontecer, infelizmente era tarde demais para a sua plantinha.

Sabe qual é o melhor de tudo? Essas dicas podem ser aplicadas com qualquer tipo de planta, inclusive as frutíferas e as que dão flores.

O que fazer se a palmeira estiver morrendo?

pe pequeno no quintal 2

Se você notou que sua Palmeira está fraca e quase morrendo, não desista e nem jogue-a fora, pois ainda há a esperança de reanima-la! Acompanhe 6 formas de reanimar sua planta de um jeito prático!

  1. Trocar de vaso, sua pode fazer uma grande diferença;
  2. Alimente-as melhor;
  3. Não exagere na exposição a luz do sol;
  4. Não exagere na quantidade de água;
  5. Crie um efeito estufa, isso pode ajudar na adaptação de um novo ambiente;
  6. Elimine as pragas, esse pode ser o fator principal de morte das palmeiras.

Como Usar na Decoração de Salas e Apartamentos

Apesar de ser uma planta de porte médio, pode ser facilmente inserida na decoração interna em salas e apartamentos. Para isso, a dica é reproduzir o seu ambiente nativo – úmido e quente na maior parte do tempo –.

Preço e Onde Comprar

plantacao de Palmeira Areca Bambu 2

Quanto custa a Areca Bambu e onde posso comprá-la?  A Palmeira Areca Bambu, custa em média de R$25,00 porém, seu preço costuma variar de acordo com seu tamanho e grau de desenvolvimento. E é possível encontrá-la em diversos lugares como alguns petshops, floriculturas, mercados e até na internet!

Garante agora mesmo a sua e decora seu lar, deixando-o ainda mais aconchegante e receptivo.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Como Plantar Palmeira Areca Bambu? Características e Cuidados. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.