Aranha de Jardim: Características, Tipos, Picada e Inseticidas

Como elas são? Quais tipos existem? Elas são perigosas? Quais os sintomas da picada? Como fazer um inseticida caseiro? Aprenda tudo sobre a Aranha de Jardim!

Publicado em e atualizado em: 26-04-2022 por Lory Aguiar

Manter o jardim sempre limpo, saudável, colorido, impecável e longe de pragas, é uma tarefa difícil. Porém, as Aranhas de Jardim apesar de medonhas e um pouco venenosas, não são pragas, mas sim, animais importantes para o ambiente, afinal, contribuem positivamente para a saúde, desenvolvimento e ecossistema natural do seu jardim.

aranha de jardim

Sabendo disso, neste artigo, falaremos mais sobre as Aranhas de Jardim, seus benefícios, características, veneno e tudo o que precisa saber sobre ela sem deixar de mencionar, o que precisamos fazer para se livrar delas.

Tem algum problema com elas? Leia este artigo até o fim para saber como reagir e aproveite a as dicas que estão incríveis! Esse novo guia do Meu Verde Jardim está imperdível!

Características da Aranha de Jardim

A aranha de jardim, que possui o nome científico (Lycosa erythrognatha) também são conhecidas como Aranha-de-grama ou Tarântula, podem ser encontradas em diversas regiões do Brasil, possuem 8 patas e muitos olhos, por isso, parecem ser um pouco assustadoras, mas, na verdade, são praticamente inofensivas com atividades diurnas e noturnas, agitadas durante o dia todo.

aranha de jardim amarela
cores do inseto 4

Por isso desencane, esses bichinhos têm mais medo de humanos e predadores, devido a isso são muito ágeis e fogem quando nos veem. Todo esse medo tem uma explicação: seu tamanho bem pequeno. Essa espécie de aranha não constrói teias, por isso são encontradas no solo e claro, no jardim! Suas tocas são feitas de fios de seda e folhas secas que costumam ficar em locais baixos.

picada de aranha de jardim 2

Além disso tudo, você sabia que as aranhas de jardim ainda são caçadoras? Elas caçam insetos menores e cuidam para que a biologia do jardim continue intacta e sempre em ordem, inclusive, sua habilidade em capturar presas, deu um apelido assustador para ela: aranha-lobo, mas não tema, apesar do nome, elas são mais medrosas do que aparentam.

Tipos de Aranha de Jardim

Existem muitas espécies distintas de Aranhas e pensando nisso, fizemos um compilado de características físicas que você precisa levar em consideração quando se deparar com uma. Para te ajudar a identificar os diversos tipos de Aranhas-de-jardim, comece analisando o formato e quantidade de olhos, formato e tamanho do corpo e principalmente, suas cores.

aranha de jardim grande e peluda 4

Separamos abaixo alguns exemplos de cores que a Aranha de jardim pode apresentar, para que você fique ligada em qual tipo aparece em seu jardim:

Tipos de Aranhas de JardimDescrição
Aranha MarromA tarântula tradicional possui pelos e são marrons. Sua marca registrada é um desenho preto em formato de ponta de flecha – ou triangulares – localizado nas costas. Outra característica marcante são as manchas negras em forma de pequenos raios situadas no tórax e na cabeça do animal. E aí? Já notou a presença de uma tarântula no seu quintal? Pois tenha cuidado onde pisa!
Aranha Preta e AmarelaTer um abdômen oval e preto com manchas amarelas podem ser as fêmeas de uma outra espécie das aranhas-de-jardim que não são venenosas. Os machos costumam ser mais arredondados e com poucas manchas. As cores vibrantes facilitam em sua visualização sob a luz solar direta e nos machos, as cores são mais discretas.
Branca e/ou AmarelaA Aranha Branca não é venenosa e sua coloração funciona como um mecanismo de camuflagem de predadores. Essa tonalidade branca pode facilmente ser substituída ou alterada por uma amarela, verde ou rosada. Tudo depende da espécie floral onde ela esteja pousada, por meio de um pigmento que preenche as células das quais se compõem o seu corpo.
ColoridaComo já notamos, as aranhas-de-jardim possuem diferentes tamanhos, formatos e cores, por isso, preste atenção para identificá-las e tenha cuidado, ok? Pois algumas delas podem ser venenosas.
FilhoteA Aranha-de-jardim possui uma capacidade reprodutiva invejável, podendo colocar cerca de oitocentos ovos por período. O seu tempo de vida estimado é de dois anos, período que pode ser encurtado na terceira postura de seus ovos. E por falar ainda em reprodução, carregam os seus filhotes sobre o seu corpo até concluir a primeira troca de pele.
GrandeTambém é possível identificar o tipo e o sexo das aranhas pelo seu tamanho, que diferentemente dos seres humanos e outras espécies de animais, as fêmeas são bem maiores que os machos, podendo chegar a 3 cm e os machos, 1 cm no máximo.

Aranha de jardim é venenosa? Como é o veneno?

Para quem tem dúvidas se a aranha de jardim é venenosa, a resposta é SIM! Ela é venenosa, mas seu veneno não apresenta grandes riscos a vida do ser humano, por isso, não se desespere tanto. O seu veneno está mais para um mecanismo de defesa do que algo que coloca em risco a vida de alguém.

como matar aranha de jardim 4

Mas fique de olho em seus pets, pois a reação do veneno no corpo deles pode ser diferente. Por isso, se notar qualquer comportamento estranho do animal, leve-o imediatamente até um veterinário.

Sintomas da Picada

Normalmente, a picada dessa aranha só causa vermelhidão no local e em alguns casos, uma coceira leve. Caso você note a presença de inchaço, coceira insuportável e dor aguda, deve procurar atendimento médico com urgência, pois há a possibilidade de ela ser alérgica ao veneno da aranha.

aranha de jardim branca

A reação trata-se de um cenário semelhante ao de quem é alérgico à picada de abelhas. A maioria das pessoas sente um forte incômodo ao ser picada por esse inseto, mas apenas uma minoria corre risco de vida devido ao contato com o veneno.

Como matar aranha de jardim? – Melhores Inseticidas

Apesar de ser venenosa, não há motivos para matar esse animal, pois ele não representa risco para a nossa saúde e além disso, contribui para o equilíbrio natural do seu jardim já que se alimenta de outros pequenos insetos. O instinto dessa aranha é fugir dos humanos então, dificilmente ela atacará uma pessoa.

aranha de jardim preta

Se porventura, conseguir captura-la, suas opções podem ser mata-la ou apenas remove-la do ambiente e retorná-la para o jardim. Caso deseje matá-la, abaixo listamos alguns meios para te ajudar a lidar com esse problema.

Segue abaixo alguns exemplos de melhores inseticidas disponíveis no mercado para lidar com este tipo específico de animais:

Leia também: Como Repelir Percevejos?

Como Fazer inseticida caseiro?

Para quem prefira inseticidas caseiros, segue algumas dicas infalíveis para se livrar das aranhas e outros insetos que vivem incomodando você e seu lindo jardim. Veja algumas opções e se livre dos inquilinos indesejados!

Inseticida caseiro para matar aranhas

se alimentando 4

Para preparar o seu próprio inseticida ficou ainda mais fácil, pois, para isso, basta usufruir de produtos que já temos em casa.

Se você procura um inseticida para matar as aranhas de jardim sem nenhum tipo de produto tóxico para não danificar as suas plantas, este pode ser o inseticida perfeito para você! Confira:

Ingredientes: 01 litro de água, 03 gotas de óleo essencial de hortelã, 03 gotas de óleo essencial de lavanda e 01 colher de sopa de vinagre de maçã.

Modo de preparo do veneno para aranhas: Misture todos os ingredientes em um recipiente, agite durante 30 segundos e coloque em um recipiente de spray, depois é só pulverizar nos locais onde as aranhas costumam se abrigar, como cantos de paredes, atrás de móveis, frestas, no entorno de portas e janelas e outros possíveis locais.

Inseticida caseiro de ervas para eliminar as aranhas de jardim

Erva cidreira
Erva-cidreira

Atualmente, existem algumas ervas, muito utilizadas em chás e outras técnicas, que servem muito bem como remédio caseiro para eliminar aranhas. Entretanto, as formas de utilização podem ser diferentes e além disso, embora sejam efetivas de forma genérica, para todos os tipos de aranhas, faz sentido usar mais de uma erva como garantia. As principais são:

  • Óleo e chá de Menta: os saquinhos de chá de menta, quando frescos, exalam um odor insuportável para aranhas e podem ser apenas pendurados pela casa, como também, é possível abrir os pacotinhos e espalhar o conteúdo em áreas por onde os aracnídeos costumam entrar na residência, o óleo de menta também pode funcionar muito bem nessa ocasião.
  • Tabaco: pode ser utilizado na forma de spray misturado com água ou vinagre e, na forma natural, em pequenas bolinhas misturadas com farinha comum. Em ambos os casos, deve ser espalhado pelas áreas de entrada e possíveis esconderijos dos aracnídeos.
  • Folhas de Tomate: se tiver acesso a estas folhas, você pode batê-las no liquidificador, misturando com água e utilizar o resultado como spray repelente para qualquer área da residência.
  • Citronela: outra planta com odor insuportável para aranhas. Além do spray feito a partir da planta, você pode utilizar produtos de limpeza com a essência para limpar o chão de casa.
  • Repelente Natural para acabar com as aranhas utilizando cascas de laranja

Aranhas geralmente são repelidas por aromas cítricos, e é exatamente por esse motivo que o uso de cascas de laranja é um repelente natural e segura para acabar e afastar as aranhas do ambiente doméstico. Pode ser usado tanto cascas de frutas cítricas, como de limões e tangerinas. Mas as cascas de laranja são as mais utilizadas nessa receita caseira para aranhas, pois apresentam mais eficácia.

Modo de Preparo: Descasque a laranja e corte as cascas em cubos de 1 cm de largura e altura. Coloque as cascas cortadas em um recipiente, em uma panela ferva a água e despeje diretamente sob as cascas de laranja, deixe a solução descansando por 12 horas. Após esse período de descanso amasse as cascas para liberar o aroma cítrico, nessa solução adicione um quarto de xicara de avelã. Coe a mistura e coloque em uma garrafa spray, agite bem antes de usar. Aplique esse veneno caseiro nos locais frequentemente usados pelas aranhas.

Vinagre Branco

Vinagre Branco

O vinagre branco também aparece em várias listas de veneno caseiro, como forma de se livrar de insetos e outros animais indesejados. Ele também funciona com as aranhas, mas para garantir a eficácia, deve ser misturado com água, na proporção de 1 copo de vinagre para 2 de água. Depois, basta borrifar o líquido obtido nas áreas desejadas.

Leia também: Plantas para Umedecer o Ar

Eliminar aranhas com Detergente Líquido

Detergente Liquido

Sabia que também é possível eliminar insetos com detergente? Afinal, ele pode ser um excelente inseticida caseiro. O detergente líquido de limão é a melhor opção para eliminar aranhas, principalmente, porque é efetivo em eliminar os ovos dos aracnídeos.

Como utilizá-lo? Pode ser utilizado diluído em água, para limpar prateleiras e armários de cozinha, ou misturando umas poucas gotas em água, para borrifar plantas.

Como indicado no subtítulo acima, detergentes de limão são mais efetivos que os demais.

Óleo de Lavanda

Lavanda 1

Umas poucas gotas de óleo de lavanda em um recipiente com água, é tudo que você precisa para fazer um poderoso repelente natural de aranhas, a ser borrifado pelas principais áreas de entrada dos aracnídeos.

Leia também: Como Matar Fumagina?

Como afastar aranhas de jardim?

Apesar de um pouco assustadoras, o ideal é não eliminar esses pequenos aracnídeos. Conviver pacificamente com elas é a melhor forma de se proteger e manter o equilíbrio natural do ambiente.

Como mencionamos acima, ela se alimenta de insetos – grilos, baratas e moscas – e colabora para manter a saúde do ecossistema e das suas plantas, por isso não apresentam riscos aos humanos. Porém, se as tarântulas estiverem ultrapassando as barreiras do seu jardim e invadindo a sua casa, existem alguns métodos de afastá-los. Separamos alguns para te ajudar:

  • Mantenha a casa limpa e aromatizada;
  • Aplique sprays repelentes de aranhas e de insetos que as atraem;
  • Evite rachaduras e outros problemas estruturais
  • Faça a manutenção de vasos e cachepôs

Agora que você já sabe identificar a aranha de jardim e que ela também não é muito perigosa, siga todas as dicas deste post e mantenha a biologia do seu jardim em ordem. Mas caso necessário, livre-se dos bichinhos que chegam até a sua casa, afinal, se preocupar com mais do que isso pode ser desnecessário!

Você já testou alguns venenos caseiros? Qual teve mais eficácia em resolver seus problemas? Conta aqui pra gente nos comentários, vamos adorar saber!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Aranha de Jardim: Características, Tipos, Picada e Inseticidas. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.