Como Plantar Grama Preta: Espécies, Tipos, Usos e Aplicação

Quer aprender tudo sobre a grama escura? Trouxemos um guia completo com todas as informações que você precisa saber para cultivar ela na sua casa!

Publicado em e atualizado em: 22-03-2022 por Lory Aguiar

A grama preta é uma espécie de grama que está muito em alta para decorações, e projetos de paisagismos. Pois suas características são consideradas únicas.

com fios longos

Para conhecer mais sobre dessa bela planta, leia o artigo do Meu Verde Jardim a seguir! Aqui, você saberá seu preço, como fazer sua manutenção, o método de aplicação no seu jardim, entre outras informações importantes.

O Que é Grama Preta?

Ophiopogon Japonicus é o nome científico da grama preta. Ela é mais escura do que o gramado comum. Por isso, recebeu esse nome. Algumas pessoas a chamam de Japonesa também, ou até mesmo de Pele de Urso.

com flores brancas

Pode ser classificada como uma espécie de planta ornamental, e é muito utilizada para forrar jardins.

As folhas também são um pouco diferentes do que as outras, já que elas não demandam tantos cuidados (não precisam de muita irrigação, por exemplo), além de serem mais finas e altas.

como cuidar

Outra característica diferente desse gramado, é que ele é um pouco mais sensível também, não suportando tantas pisoteadas.

Portanto, se for plantá-la, escolha um lugar compacto, de preferência com pegadas de pedra, para evitar pisar diretamente sobre a Grama Preta.

Leia também: Como Plantar Grama Tipo Tapete

Como é a Grama Preta Anã?

A Grama Preta Anã nada é a própria Grama Preta. Essa é apenas mais uma de suas nomeações.

como cuidar da grama preta

Dependendo da região onde você se encontra, ela pode ter esse nome, ou até mesmo outros dos já mencionados anteriormente: pele de urso ou japonesa.

O método de plantio e cuidado é o mesmo para todas elas. Afinal, são todas iguais. A única diferença é a nomeação mesmo.

como plantar grama preta

Como Colocar no Jardim?

Ficou interessado na Grama Preta e quer plantá-la no seu jardim, não é mesmo? Então, basta seguir as instruções a seguir, para aprender como cultivar essa planta tão bonita em sua casa.

  • Defina bem o local de plantio, que pode ser desde seu jardim do lado de fora, até o de inverno que, geralmente, fica do lado de dentro de casa;
  • Limpe a área, retirando ervas daninhas, pedras, sujeira e tudo mais que possa atrapalhar o crescimento da sua grama;
  • Adicione adubo, para que ela possa crescer com bastante saúde;
  • Em seguida, chegou a hora de adicionar as mudas ao redor do espaço onde ficarão. Não se esqueça de se certificar de que os rizomas e as raízes fiquem totalmente cobertas com a terra;
  • Dê preferência a locais mais úmidos.
  • Outra informação importante é que você não precisa cavar covas muito fundas. Assim, a manutenção e os cuidados são mais fáceis;
  • A melhor época para cultivar esse gramado é na primavera, já que as temperaturas mais quentes facilitam para que ela cresça bem bonita, e com o aspecto correto. Essa espécie de grama se adapta bem ao calor;

Viu só como é realmente muito fácil cultivar a Grama Preta? Mas ainda não acabou! Pois você precisa aprender também como cuidar, e manter ela sempre saudável! Portanto continue lendo os tópicos a seguir!

Quais Cuidados Ter na Manutenção?

Fazer a poda não tem muitos segredos. Aliás, é uma tarefa bem simples! Você só não pode deixá-la crescer muito, pois ela começa a se espalhar rapidamente.

cor verde

Então, sempre se certifique que ela fique exatamente no local que foi plantada originalmente.

Para cortar ou diminuir o tamanho de suas folhas, basta usar a boa e velha máquina de cortar grama (que usa lâminas), os modelos mais recentes de corte, que são feitos com nylon, ou até mesmo uma tesoura de jardinagem que, apesar de dar mais trabalho, permite que o corte seja feito nos mínimos detalhes, e fique exatamente da maneira que você quer.

com pedras

Outra informação importante que é sobre a irrigação. Evite encharcar sua plantinha, pois você pode acabar afogando-a. Portanto, jogue água apenas a cada dois dias.

Já a fertilização, precisa ser feita em intervalos ainda maiores, pois o excesso pode deixar sua grama amarelada, ou até mesmo facilitar a proliferação de fungos, que podem matá-la. Então, coloque adubo apenas uma vez a cada seis meses.

cuidados com grama preta

Como ela tende a crescer bastante e rapidamente, prefira plantá-la longe de suas hortaliças, e mais próxima a plantas maiores.

A Grama Preta pode ser plantada tanto em áreas com bastante sol, quanto em locais com mais sombra. Portanto, não importa como é o seu jardim, saiba que ela crescerá com muita saúde, e ficará com uma aparência linda.

Qual é o Preço da Grama Preta?

O preço da Grama Preta é outro de seus atrativos. Ela não custa caro, se tornando uma boa opção para quem quer colocar um bonito gramado em seu jardim, mas não tem tanto dinheiro para gastar no momento.

dicas de grama preta

Embora o valor possa variar de acordo com a loja onde você comprará, ou a região onde mora, a média é de R$25,00 por metro quadrado.

fotos da grama preta 1

A Grama Preta tem realmente um preço bem em conta, não é mesmo?

Quais as Melhores Lojas Para Comprar?

Depois de descobrir o método de plantio, os cuidados necessários, as características que essa linda grama possui e até mesmo seu valor, chegou a hora de conhecer algumas boas lojas para que você possa finalmente comprar o gramado dos seus sonhos.

LojaDescrição
Mercado Livre:apenas se certifique que o vendedor é confiável, com boa classificação de outros usuários na plataforma;
Sítio da Mata:outro site muito bom de plantas;
ABC Garden:mais um domínio que tem tudo e mais um pouco relacionado à botânica;
Lojas de jardinagem da sua própria cidade:se você não quer esperar a entrega pela internet, e deseja cultivá-la o mais rápido possível em casa, então, vale a pena fazer uma pesquisa nas lojas aí da sua região. Só não compre no primeiro lugar que for, avalie os preços, condições de pagamento e a aparência do gramado também antes de fechar o pedido para não haver nenhum tipo de erro.
fotos de grama preta
Fotos de Ophiopogon Japonicus
fruta da planta
grama com flores
grama de folha longa
grama preta
grama preta 1
grama preta no quintal
imagens da grama preta
no jardim
no jardim 1
Ophiopogon Japonicus
Ophiopogon Japonicus 1

Veja só!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Como Plantar Grama Preta: Espécies, Tipos, Usos e Aplicação. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.