Como Plantar Alamanda: Sol, Solo, Pragas, Adubo e Cuidados

Alamanda significa o “amor sagrado”. Aprenda como plantar e cuidar dessa planta no seu jardim!

Publicado em e atualizado em: 29-04-2022 por Gabriela Padilha

Existem muitas plantas lindas na natureza e desta vez, no Meu Verde Jardim, vamos falar um pouco sobre a Alamanda. Você a conhece ou já ouviu falar? Aproveite as dicas desse artigo para deixar seu jardim mais diversificado e cheio de vida, descobrindo as características e cuidados específicos da Alamanda, mas tenha cuidado! Essa planta pode ser muito perigosa para crianças e animais de estimação. Ficou curiosa? Então não perca!

Características da Planta

Cuidados com Alamanda

A Alamanda é popularmente conhecida como dedal-de-dama, uma planta nativa do Brasil, a nossa famosa “trepadeira arbustiva” que possui, ramos longos, flexíveis e pesados, também pode ser bastante tóxica. Então, preste atenção nos detalhes e tenha cuidado!

A Alamanda é uma flor cujo significado é “amor sagrado e está associada a alegria, amor fraterno, harmonia familiar, tornando-se ótima para levantar o astral do  ambiente.

Cuidados com Alamanda 1

Ela possui folhagem densa com cores verde-bandeira e amarelo – geralmente –, suas flores trazem alegria e vivacidade a ambientes externos. Além disso, suas folhas fornecem um excelente repelente natural para pragas que prejudicam hortas e plantas ornamentais – Como os pulgões e cochonilhas, por exemplo –.

Além disso, essa planta pode chegar a 3 metros de comprimento e por ser uma espécie de trepadeira, precisa de uma treliça ou outro suporte forte para conseguir “carregar” a planta que cresce muito e é bem pesada.

Como Plantar e Cuidar da Alamanda?

Com alguns cuidados essenciais, a Alamanda floresce o ano todo, especialmente nos meses mais quentes. Por ser muito tolerante e resistente a diversas condições, é necessário não errar e mão e ser um expert para mantê-las fortes e saudáveis.

em casa

Sabendo disso, separamos alguns tópicos que podem te auxiliar nos cuidados ideias com essa flor. Acompanhe!

Luz e clima para Alamanda

Por serem plantas de climas tropicais, as Alamandas gostam de muito calor e luz direta – no mínimo 6 horas por dia – por isso são muito utilizados para decorar espaços externos, apesar de também tolerarem sombras parciais –.

flor amarela 1

Já em ambientes internos, assegure de que o vaso esteja próximo a janelas ou portas que recebam muita luz solar, as paredes próximas claras, facilita no aproveitamento de iluminação refletida, por isso, pode ser uma boa ideia. As Alamandas também não suportam o frio e geadas, necessitando de uma atenção especial durante o inverno.

Leia também: Cuidados com Celósia e Cuidados com Caladium

Solo para Alamanda

O tipo de solo preferido das Alamandas são os arenosos e bem drenados, especialmente se elas estiverem em vasos. Pois, ao contrário dos seus ramos e folhas, as suas raízes preferem uma temperatura mais amena causada por sua própria sombra quando adulta, que dá conta de impedir o calor excessivo sobre o solo.

flores venenosas

Rega da Alamanda

As folhas desta trepadeira acumulam água, e, por isso, a rega deve ser moderada, mas constante. A Alamanda precisa de um solo fresquinho, mas nunca alagado, pois isso, faz com que as folhas fiquem amareladas e chegam até cair, além de poder deixar a planta vulnerável e com fungos.

imagens da flor

Nos meses quentes, regue-a regularmente – diariamente ou a cada dois dias –. Já no frio, este intervalo pode ser a cada três dias, dependendo do nível da chuva e da umidade do ar. Além disso, é aconselhável não fazer a rega sob luz direta opte sempre pelos primeiros horários da manhã ou à noite.

Poda da Alamanda

planta florida venenosa

Para que os ramos da Alamanda, se entrelaçam no espaço desejado, é necessário realizar podas, retirando os pequenos galhos que crescem no sentido contrário. A poda também estimula o nascimento de novos ramos, e, por isso, deve ser feita preferencialmente no inverno ou no começo da primavera – antes do seu período de floração –.

Como Plantar Alamanda em Vasos Passo a Passo?

Entre tantas opções de flores, ficamos na dúvida de qual é a mais linda para se ter em casa. E se cabe uma dica, eu diria para escolher a Alamanda! Mas para garantir que você consiga plantá-la de um jeito certo, deixamos aqui algumas dicas de como prosseguir. Acompanhe!

Alamanda 5
  • Primeiramente, utilize um vaso com furo no fundo;
  • Coloque pedras pequenas e as cubra com um pedaço de TNT ou filtro de café usado;
  • Logo após, coloque terra vegetal ou terra comum com esterco para preparar o vaso para a chegada da muda;
  • A seguir, com uma tesoura, corte um galho de Alamanda de 20 a 25 centímetros e retire as folhas do galho, deixando apenas as duas últimas. Então, plante a muda no vaso, deixando 2 centímetros para dentro da terra;
  • Pressione bem com os dedos para firmar a muda e molhe em seguida.

Como Fazer Muda de Alamanda?

O método mais comum de se obter mudas das Alamandas é a estaquia. Ele é bem simples: basta cortar os ramos em suas terminações e colocá-los em um recipiente com água – uma espécie de vaso improvisado, porém com espaço adequado –. Note que em uma semana, as novas raízes começam a aparecer.

Alamanda vermelha

É importante que o recipiente não esteja cheio de água: cobrir dois dedos dos ramos com o líquido já é suficiente e evita o apodrecimento da planta. Este processo deve ser feito inteiramente na sombra, já que a luz direta aquece a água, aumentando sua temperatura e prejudicando o desenvolvimento da raiz.

Leia também: Como Fazer Plantação de Pimentão

Cores da Alamanda

Alamanda rosa 0

No geral, temos 4 cores de Alamanda mais conhecidas e te contaremos mais sobre ela a seguir. Veja quais são!

Cores da AlamandaDescrição da Cor
AmarelaA cor mais conhecida desta planta é a amarela, e representa, prosperidade, também sendo relacionada a novas oportunidades. Por isso, fica a dica de presente e decoração.
Branca, Rosa ou VermelhaAs flores brancas e rosas estão ligadas a serenidade e espiritualidade. O que pode ser muito bom para quem deseja manter o lar com uma paz interior.
Roxa ou vinhoPara quem tem se sentido perdido ou desorientado, que está precisando de forças para recomeçar na vida profissional ou amorosa, a cor roxa, é a melhor opção.

Pergolado de Alamanda

Você sabia que é possível ter um pergolado bonito, coberto e até perfumado o ano inteiro? Sim, tudo depende da escolha certa das plantas para pergolado. Geralmente, elas devem ser escolhidas levando em conta algumas variantes, como o clima da região, a quantidade de chuva e de sol, a incidência de ventos e até o objetivo do pergolado.

Alamanda no quintal

E por sorte, a Alamanda está nas lista das mais indicadas para esse tipo de decoração, afinal, faz parte do grupo das trepadeiras e se fixam muito bem em qualquer superfície. E tem mais! Ela ainda traz a beleza necessária para os pergolados, muros e portões, além de sombra natural e até segurança para os terrenos quando usados como cercas vivas.

Fica a dica!

Mini Alamanda

O que diferencia a Alamanda comum para a Mini? Apenas o tamanho. A Alamanda comum pode medir de 7 a 12 metros, enquanto a mini, de 3 a 6 metros.

Ambas são venenosas e magníficas, por isso, tenha ainda mais cuidado, já que, não é inofensiva apesar de pequenina.

Semente de Alamanda

Alamanda branca

Essa planta possui muitas sementes e ficam guardadas em seu fruto como uma espécie de cápsula e a partir delas, é possível gerar uma nova muda.

Uso medicinal e toxidade

A Alamanda apresenta toxicidade em todas as suas partes. Ela é composta por um látex venenoso que impede o ataque de pragas no jardim. Quando em contato com o ser a pele e mucosas humanas, sua toxicidade é tão alta que pode causar queimaduras severas, dermatites e demais irritação oculares.

Alamanda 2 1

Além disso, essa planta, apesar de tóxica, é muito utilizada na medicina popular, principalmente como purgante. Porém, o uso em excesso, assim como as ingestões acidentais da planta, acarretam em distúrbios gastrintestinais intensos caracterizados por náuseas, vômitos, cólicas abdominais e diarreia.

Alamanda rosa
arbusto toxico
cerca viva
cerca viva de Alamanda
Como cultivar Alamanda
Como plantar Alamanda
cor rosa
cor rosa 1

Leia também: Como Cuidar do Jasmim Manga?

As Alamandas são realmente muito bonitas, mas é preciso ter cuidado pra não a deixar ao alcance das crianças e dos animais, por isso, espero que este artigo tenha te ajudado a conhecer mais sobre esta linda e encantadora flor, mas não se esqueça que cuidar demais nunca será um exagero, ok?

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Como Plantar Alamanda: Sol, Solo, Pragas, Adubo e Cuidados. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.