Como Plantar Grama Tipo Tapete em Casa? Veja o Passo a Passo!

A grama tipo tapete é uma das mais bonitas! Veja um tutorial completo de como plantá-la na sua casa!

Publicado em e atualizado em: 23-03-2022 por Lory Aguiar

Existem diversas espécies de gramas a serem usadas em seu jardim, entre elas se destacam a esmeralda, batatais, santo agostinho, coreana, entre outras.

Também contamos com várias marcas de gramas sintéticas, capazes de aliviar as manutenções mensais do jardim.

No entanto, há quem ame os detalhes naturais, adotando as técnicas para plantio de grama viva no estilo tapete para plantio.

Nesta última modalidade, você pode encontrar o variado grupo de espécie, mas nas opções de gramas aqui mencionadas existem técnicas que podem contribuir para o desenvolvimento do seu tapete natural.

Vamos aprender como plantar grama tipo tapete? Então confira o nosso passo a passo de como realizar este processo.

Como plantar corretamente

Como plantar corretamente grama tipo tapete

Para cada jardim existe um tipo de grama ideal, que determinam por suas características individuais como espessura, qualidade, adaptação ao solo e crescimento.

Portanto, antes de sair comprando uma espécie de grama, se informe qual o tipo que irá se encaixar ao seu projeto.

Sendo assim, para facilitar, selecionamos alguns modelos de gramas perfeitas para seu paisagismo, levando em consideração as características predominantes.

  • Grama esmeralda: Tipo mais comum de grama, sendo facilmente encontrada, pois seu crescimento é lento e de baixa manutenção;
  • Grama batatais: É conhecida como grama de pasto, por sua resistência ao sol e umidade. Além disso, também se torna fácil de encontrar, principalmente plantada em rodovias e áreas públicas.
  • Santo Agostinho ou inglesa: Essa é uma das espécies indicadas para locais perto da praia, sombreiros e regiões serranas, por serem bem resistentes ao frio e umidade.
  • Coreana ou japonesa: Com folhas macias a grama coreana é ideal para projetos de jardins mais sofisticados, pois sua espessura fina apresenta a delicadeza do verde intenso dessa espécie. 

Depois de conhecer as espécies indicadas para seu jardim, acompanhe o passo a passo de como plantar grama tipo tapete.

Mas antes uma dica, aproveite o começo da manhã para realização dessa tarefa, pois o sol estará menos forte, protegendo sua plantação e sua saúde.

1º Passo: Como preparar a terra

A primeira etapa para o plantio da grama tipo tapete é a preparação do solo, retirando todas plantas, ervas daninha, pedras e entulhos do local.

Fazendo isso, você deixará o espaço delimitado para a quantidade de m² que será necessário para cobrir com a grama.

No entanto, sempre verifique a situação do solo, principalmente acerca de nutrientes como cálcio e sais minerais que ajudarão no crescimento da grama.

Você poderá optar por calcário dolomítico e terra adubada pronta para receber plantações como esta.

2º Passo: Plantio da grama

Depois dos cuidados com a terra, é a hora de colocar os pedaços do tapete em grama no local desejado.

Para isso, alinhe bem o local, usando marcações com a linha de pedreiro muito usada para alinhar pisos.

Dessa maneira, permita que o espaço fique todo uniforme, plantando as peças uma ao lado da outra.

3º Passo: Preencha os espaços

Agora é a hora de preencher os espaços, principalmente usando terra adubada nas espessuras que estão à amostra.

Você pode usar a mesma terra nutrida que utilizou para preparar o solo, assim sua grama vai reter mais água, necessária para seu crescimento e aceleração do processo de brotação.

4º Passo: Regadura

O recebimento de água é muito importante para auxiliar no crescimento de uma grama saudável e bonita, por esse motivo é manter o local úmido nos primeiros 30 dias após o plantio.

O ideal é molhar no final da tarde e começo da noite, aproveitando que solo estará menos quente e o clima mais fresco.

Se possível, instale um sistema de irrigação no local e programe para molhar sua grama periodicamente.

Veja também: Como Plantar Grama Preta

Aprenda a cuidar da sua grama recém plantada

Aprenda a cuidar da sua grama recém plantada

Após terminar sua plantação de tapete de grama, este é o momento de adotar certos cuidados, que fará sua plantação crescer fortalecida.

A irrigação é super importante, principalmente durante os 7 primeiros dias depois do plantio, sendo assim, separe um tempo no final da tarde, para realizar este cuidado.

O cultivo da grama dependerá de seus cuidados adotados em relação a regas quando não chover, e as podas frequentes.

A primavera é a estação indicada para usar fertilizantes sobre a grama, assim como também, deve ser reaplicado ao final do verão.

Além disso, é importante manter a planta sempre aparada, fornecendo o crescimento sadio e prevenindo proliferação de pragas e insetos.

Depois do enraizamento da grama é o momento das podas, não se esquecendo de varrer bem o local após o corte, para não acumular erva seca que pode trazer malefícios para sua plantação.

Prefira uma máquina que esteja com as serras bem afiadas, para não danificar a estética da sua grama e resultar na contaminação por pragas.

Para finalizar os cuidados, faça a cobertura da grama com terra adubada (a mesma usada no processo de plantio) por pelo menos uma vez a cada ano, assim manterá o nivelamento do local e a manterá seu solo nutrido.

Quanto tempo leva para a grama enraizar

Quanto tempo leva para a grama enraizar

O tempo ideal para o enraizamento da grama é de 30 dias, sendo necessário os cuidados que já mencionamos aqui no artigo.

Dessa maneira, cuidados com pisoteamentos antes de enraizar são um dos principais empecilhos para manter sua grama verdinha.

Uma dica importante é sempre cortar a grama após crescimento máximo de 7 cm, mas no verão, você pode mantê-la mais alta, pois assim garantirá que sua umidade seja preservada.

Além disso, sempre procure combater as pragas com produtos adequados, para não agredir as folhas do gramado.

Onde comprar grama tipo tapete

Onde comprar grama tipo tapete

Geralmente você vai encontrar vários tipos de gramas para seu projeto, dentre elas as espécies mais populares como as esmeraldas, que acentuam muito bem ao seu paisagismo, bem como por sua resistência.

Sendo assim, várias empresas especializadas podem oferecer variados tipos, incluindo as gramas batatais, santo Agostinho, coreana entre outras.

Na internet já é possível fazer orçamentos de acordo com seu projeto de paisagismo, combinando entrega e recursos que ajudam no plantio.

O preço por sua vez, vai ser disponibilizado em do tapete da espécie escolhida, que pode variar de acordo com sua escolha.

Em média, a grama esmeralda se torna mais em conta, podendo custar a partir de R$ 2 do produto.

Muitas lojas de grama oferecem uma equipe para colocação, além de um técnico para avaliar os cuidados.

Portanto, vai de sua necessidade contratar uma equipe para colocação da sua grama, que pode ser plantada por você mesmo, conforme ensinamos aqui neste post.

Que tal uma dica para economizar dinheiro?

Gostou de aprender a como plantar grama tipo tapete? Então compartilhe essas informações para aquele amigo que deseja dar uma repaginada no seu jardim.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Como Plantar Grama Tipo Tapete em Casa? Veja o Passo a Passo!. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.