Plantas Brasileiras e do Mundo que Estão em Extinção

Lista de plantas em extinção que merecem mais esforços e atenção em sua conservação.

São vários os motivos que podem levar uma planta a entrar em um range de ameaça de extinção, acendendo um alerta de que precisam de mais esforços para conservar a espécie. Na lista de hoje do Meu Verde Jardim, selecionamos algumas espécies de plantas que estão passando por uma situação crítica.

plantas em extincao

Dividimos esse artigo em três parte. Na primeira, você vai conferir plantas do Brasil que atualmente estão ameaçadas de extinção. A seguir, temos plantas específicas da floresta amazônica e plantas de todo o mundo.

Lista de Plantas Brasileiras Ameaçadas de Extinção

plantas em extincao 1

Segundo um relatório do Jardim Botânico Real do Reino Unido, de cada cinco espécies de plantas do planeta, duas estão ameaçadas de extinção, totalizando praticamente 40% de todas as plantas.

Segundo a pesquisadora Rafaela Forzza, do Jardim Botânico do Rio, 50% espécies de plantas que ocorrem no Brasil só ocorrem no Brasil. Portanto, temos uma grande responsabilidade, como brasileiros, de conservar essas espécies.

Confira algumas das plantas brasileiras que se encontram ameaçadas de extinção:

Caixeta: se trata de uma árvore com flores amarelas, muito popular em toda região litorânea brasileira. Conhecida cientificamente como Tabebuia cassinoides, essa planta pertence a mesma família dos Ipês. A ameaça se dá por seu uso ornamental e comercial.

Castanha do Pará: embora muito nutritiva e mágica para a saúde, o consumo de castanhas tem levado a extinção das castanheiras, que se encontram nativamente em grande parte do norte e nordeste brasileiro.

Garapeira 1

Garapeira: a garapeira é uma árvore que fornece madeira resistente e de fácil manuseio. Essas características tem feito com que essa árvore seja explorada mais do que deveria, levando a sua ameaça de extinção. Em muitos lugares, ela já é considerada uma aparição rara.

Cattleya dormaniana: se trata de uma orquídea brasileira de flores rosas que se encontra na Serra dos Órgãos, no Rio de Janeiro. Devido a sua coleta predatória, ela é uma ocorrência nativa cada vez mais rara.

Pau-Brasil: todo mundo aprendeu sobre o pau-brasil na escola, que foi uma das primeiras exportações brasileiras. Conhecido cientificamente como Paubrasilia echinata, a planta praticamente foi extinta do Brasil, restando apenas algumas poucas espécies conservadas.

Lista de Plantas da Amazônia Ameaçadas de Extinção

Tomar a Amazônia como pulmão do mundo pode ser exagerado em certo sentido, mas é fato que ela é um importante ecossistema, que se estende por oito diferentes países, com mais de 1 bilhões de acres de território.

A flora da Amazônia é fundamental para conter o efeito estufa, uma vez que as árvores armazenam dióxido de carbono que seria liberado para a atmosfera. Relatórios de 2019 apontam que a Amazônia absorve cerca de 5% de todo dióxido de carbono liberado por ano.

Atualmente, a Amazônia passa por um período complicado, com muitos incêndios e desmatamento, colocando em cheque uma das nossas mais importantes fontes de oxigênio, além de ameaçar muitas espécies para a extinção.

Confira algumas plantas, flores e árvores da floresta amazônica que se encontram em extinção:

Rafflesia arnoldii: famosa por produzir a maior flor do mundo, essa planta é muito rara e se encontra ameaçada de extinção devido ao seu elevado preço que a faz ser coletada de seu ambiente nativo.

Mafumeira: a mafumeira, também chamada popularmente de samaúna, é uma gigantesca árvore amazônica de uso medicinal, que é encontrada por toda a América Central. Pertencente a família Malvaceae, a mafumeira pode atingir até 150 pés de altura. Além de seu papel absorvendo dióxido de carbono, a planta é um importante habitat para pássaros e rãs nativos da região.

Bromélias: as bromélias são flores ornamentais muito cultivadas em casa. Na floresta amazônica, podem ser encontradas 2.700 espécies diferentes de bromélias. Pelo menos um terço delas se encontram atualmente ameaçadas em extinção.

Orquídeas: as orquídeas configuram a maior família de flores do mundo, apresentando uma grande diversidade de tamanhos, cores, formatos, comportamentos e condições de cultivos. Boa parte dessas diferentes espécies estão na América do Sul, muitas ocorrendo na Amazônia, principalmente as espécies epífitas, que são aquelas que crescem com o suporte de outras plantas. O maior fator de ameaça a família de orquídeas é o seu uso comercial, que leva a sua colheita indiscriminada em seu ambiente nativo.

Castanheira: a árvore de castanhas, também conhecida cientificamente como Bertholletia excelsa, chamada popularmente de castanha do Pará, é outra importante espécie nativa da região tropical amazônica. Essa árvore pode atingir até 50 metros de altura e pode sobreviver até 500 anos. Por conta do uso comercial da castanha, as castanheiras se encontram atualmente ameaçadas de extinção.

Lista de Plantas do Mundo que Estão em Extinção

Confira algumas plantas de biomas espalhados pelo mundo que se encontram atualmente ameaçadas de serem extintas:

Ginseng: conhecido cientificamente como Panax quinquefolius, o ginseng é coletado por conta de seus vários usos medicinais, que são de fato muito eficientes para o tratamento de diversas condições. Todavia, a predação do ginseng nativo esta o tornando cada vez mais escasso, de modo que a comunidade de ambientalistas vem alertando para a extinção dessa poderosa erva medicinal. Para proteger a planta, o governo de diversos países têm proibido a sua coleta e criado áreas de preservação visando a conservação dessa espécie.

Planta Verde: conhecida cientificamente como Sarracenia oreophila, a planta verde é uma planta do tipo carnívora e, por conta dessa característica exótica, tem sido depredada da natureza, se tornando, infelizmente, mais uma planta para compor a nossa lista.

Flor cadáver: essa planta é bastante exótica e diferente, podendo ser contemplada em alguns dos principais jardins botânicos do mundo. O seu nome se dá por conta de seu cheiro podre, muito desagradável. Outra característica notável é o tamanho dessa planta, que pode atingir até cinco metros de largura. Nativa da Indonésia, essa é uma das plantas mais raras e ameaçadas do mundo.

Focinho peludo: conhecida cientificamente como Rhynchosia tomentosa, essa árvore pertence a mesma família das ervilhas. O seu papel fundamental é o de converter nitrogênio da atmosfera e torná-lo utilizável para outras plantas.

Como Salvar as Plantas de Extinção?

Você pode não ser responsável diretamente pela extinção das plantas presentes nesse artigo. Mas pode fazer o seu papel para ajudar na preservação desses biomas. Confira algumas dicas para ajudar a salvar as plantas de extinção e fazer desse um planeta melhor:

  • Busque consumir fontes de energia renováveis;
  • Reduza o consumo de papel. Se possível, recicle-o;
  • Reduza o consumo de carne;
  • Evite consumir produtos e serviços de empresas que não atendam aos padrões ESG;
  • Evite o consumismo e o descarte indiscriminado.

O que você costuma fazer para ajudar a salvar as plantas? Faça um comentário! Participe dessa discussão!

lory aguiar
Atualizado em 10-28-2021 por Lory Aguiar

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Plantas Brasileiras e do Mundo que Estão em Extinção. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *