Plantas Carnívoras: Cuidados + Espécies + Cultivo em Casa!

Veja uma lista de plantas que podem tentar arrancar o seu dedo fora!

Publicado em e atualizado em: 01-03-2022 por Lory Aguiar

Entre minhas plantas favoritas, estão as plantas carnívoras. Elas me fascinam desde pequeno. A grande característica que as tornam únicas é a sua capacidade de se defender de pragas e predadores, principalmente os insetos. Eis uma família de vegetais que você deve não só conhecer, como cultivar na sua casa. Nesse artigo, você vai aprender um pouco mais sobre esta categoria de plantas e sobre os principais cuidados e manutenções que você deve ter para cultivá-las em casa.

Muitas pessoas fogem do cultivo dessas plantas. As razões alegadas são das mais diversas. Alguns acham que elas exigem muitos cuidados em seu cultivo, outros a consideram perigosas (principalmente os que têm animais e crianças em casa). Todavia, essas informações são meros achismos e não correspondem a realidade dos fatos. Tais plantas são mais fáceis do que você imagina de cultivar e são bastante seguras para pets e crianças pequenas.

Vermelha E Verde

Uma das formas de perder tais medos e vencer as objeções é conhecer um pouco mais sobre essa família exótica de plantas. A sua grande vantagem não é só sua estética e peculiaridade como também o fato dela afastar os insetos da sua casa. Saber-se, hoje, que um dos animais mais mortíferos do planeta são os mosquitos.

Nesse guia, você vai aprender todos os cuidados que você deve ter com essas plantas. Também vamos sugerir três espécies lindíssimas e listas os respectivos cuidados particulares que você deve ter com cada uma delas. Não deixe de comentar o que você achou do artigo, assim como deixar as suas dúvidas e depoimentos com essa família fascinante de plantas.

Quais cuidados devo tomar?

Quais Cuidados Devo Tomar?

Os cuidados com essas plantas, por mais curioso que pareça, são muito semelhantes aos cuidados de plantas normais. Existe, claro, uma grande vantagem no cultivo delas: você não precisa alimentá-las. Elas se alimentam organicamente de insetos e, com isso, ingerem a quantidade suficiente de proteínas para o seu sustento.

Qualquer tentativa de alimentá-las manualmente pode ocasionar envenenamento das mesmas. Você deve deixar que elas façam isso o mais natural possível.

Tudo bem. Você aprendeu que elas exigem um cuidado a menos. Todavia, existe um cuidado a mais que elas podem exigir e que muitas plantas não exigem: a aclimação. Isso é, ao comprar uma planta carnívora para cultivar em sua casa, você deve ambientar o território dela com areia limpa (ou perlita) e também uma porcentagem de musgo. Existem substratos prontos para plantas carnívoras nas melhores lojas de jardinagem.

Elas tem uma exigência maior em qualidade do solo em comparação com outras plantas. Dado isso, você não deve de modo algum apostar em substratos comuns utilizados em outras plantas. O substrato especial para plantas carnívoras é mais do que necessário.

Para Cultivar Em Casa

Já o musgo é necessário porque tais plantas comumente se desenvolvem em ambientes pantanosos. E por conta dessa característica natural, elas também exigem uma boa quantidade de umidade para o seu desenvolvimento (principalmente para aquelas de origem tropical). Por conta disso, é importante aplicar água frequentemente com um pulverizador para manter o seu ambiente sempre úmido.

Aprendemos que a maior parte das plantas são sufocadas por excesso de água. No caso das carnívoras, elas exigem uma umidade constante. O ideal é umidificá-las com água da chuva, dado que esta apresenta uma acidez mais adequada a essa família de plantas do que a água da torneira (que costuma ser mais alcalina).

Já o sol é uma questão delicada. Elas exigem luz para o seu desenvolvimento, mas nunca incidência direta de luz solar, o que pode queimar as suas folhas.

Já a temperatura deve estar entre 20 graus, em média. Essa pode ser uma variável difícil de controlar. Se você for criá-la dentro de casa, basta buscar o ambiente que mais se aproxima aos 20 graus para deixá-las.

Tipos de Plantas Carnívoras

Existem dois grupos principais dessas plantas:

  1. As que se desenvolvem em climas tropicais;
  2. E as que não se desenvolvem em climas tropicais.

As de origem tropical exigem uma maior umidade e temperaturas maiores. Por conta dessas características, elas costumam se desenvolver melhor quando cultivadas em terrário. Já aquelas que são de origem não tropical podem ser cultivadas facilmente ao ar livre, no seu jardim. Elas são não suportarão invernos muito gelados.

Agora você vamos te introduzir aos cuidados específicos de algumas espécies de plantas carnívoras. Selecionamos três das mais populares para o nosso tutorial.

Drosera

Tipos De Plantas Carnívoras

Eis uma planta exótica lindíssima. Elas costuma ter fios vermelhos que parecem ter gotas de água em suas pontinhas. Isso que parecem gotas de água nada mais são do que o veneno da viúva dessas plantas. Ela utiliza tais “gosmas” para congelar os insetos em suas pontas. A natureza é fantástica, não?! Esses mesmos fiozinhos que a fazem uma planta agradável esteticamente, permitindo com que elas sejam belas plantas ornamentais.

Eis as principais exigências de seu cultivo:

  • A temperatura deve variar entre 10 a 30 graus;
  • Ela exige um espaço bem iluminado;
  • E longe de correntes de ar.

Dionea Muscipula

Planta Com Espinhos

Eis uma planta dificílima de ser cultivada em quintais. Isso se dá por ela ter baixa resistência a temperaturas mais geladas e exigir ambientes iluminados. O seu principal fator de nutrição e desenvolvimento é a iluminação.

Elas também exigem um bom fundo, ao seu plantada em vasos e panelas. Isso porque as suas raízes alcançam uma boa profundidade. E o seu tamanho também é bem maior do que outras plantas dessa mesma família.

Nepenthes

Para Plantar No Jardim

Eis uma das minhas favoritas dessa família. Ela pode ser cultivada facilmente em casa.

Existe uma característica diferente dessa planta em relação a outras da mesma família. Ela não tolera o excesso de umidade. Por conta disso, você deve dosar bem a irrigação.

A temperatura ideal para o cultivo dela é entre 19 graus durante o dia e entre 17 graus durante a noite.

Todas as três plantas são lindas para decorar a casa e tem um comportamento fascinante aos olhos de qualquer observador.

Se você tiver alguma dúvida sobre o cultivo e cuidados de qualquer uma delas, faça um comentário abaixo e responderemos. Também te encorajamos a comentar depoimentos sobre as suas experiências com plantas carnívoras!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.