25 Flores e Plantas que Resistem ao Frio e a Geada

Lista de plantas, flores e vegetais resistentes ao frio para você cultivar na sua casa.

Procura por plantas de clima frio, que resistem a geadas, para plantar no seu jardim de inverno? Entre folhagens exuberantes e arbustos floridos, selecionamos as melhores espécies de plantas que resistem ao frio para você cultivar na sua casa.

Uma geada pode ocasionar danos às suas plantas na medida que a água presente nas células de suas folhas e galhos começam a cristalizar, interrompido o fluxo de líquido e danificando o tecido vegetal.

Amor-Perfeito

Se trata de uma planta que pode ser encontrada em uma variedade de cores. Seu florescimento costuma ocorrer no inverno. Muito fácil de se cultivar, o amor perfeito pode ser propagado a partir de mudas, uma vez que a sua semeadura pode ser bastante complicada.

Lírio do Vale

Conhecido cientificamente como Convallaria majalis, o lírio do vale é uma planta perfeita para cultivar em climas mais frios, como em regiões do sul e sudeste do Brasil.

Nativa da Europa e da Ásia, o lírio do vale também é chamado de flor de maio, círio de Nossa Senhora e Convalária. Embora seja uma planta muito bela para se ornamentar jardins, deve-se ter muito cuidado em seu cultivo, uma vez que se trata de uma planta altamente tóxica. A sua toxidade vai das suas folhas as frutas, sendo extremamente perigosa para animais de estimação e crianças.

Peônias

Com belas flores ricas em significados, as peônias são plantas muito populares, de cultivo doméstico, que podem resistir a longos períodos de invernos e geadas.

Se trata de uma planta muito versátil, que pode ser cultivada tanto em sol pleno quanto em sombra parcial, desde que conte com um solo bem nutrido e drenado.

As peônias podem atingir até três metros de altura em sua fase adulta.

Bálsamo de Abelha

Além de se tratar de um arbusto bonito e aromático, o bálsamo de abelha é uma das melhores plantas para atrair polinizadores para o jardim.

As suas flores são grandes e exóticas, que podem assumir as cores rosa, vermelho, laranja, roxo ou branco, de acordo com a variedade cultivada. Uma curiosidade é que essa planta pertence a mesma família do hortelã sendo, assim como o hortelã, uma planta de rápida propagação, podendo exigir podas constantes.

Leia também: Plantas para Atrair Beija Flores

Violetas

As violetas (Viola odorata) são plantas arbustivas que produzem flores em formato de coração, podendo se apresentar em diversas cores, de acordo com a variedade. Por sesr um arbusto que se auto-semeia, ela pode voltar todos os anos, podendo se espalhar pelo jardim caso não podada.

As violetas podem ser cultivadas tanto ao ar livre quanto em vasos, recipientes, bacias e outros tipos de suportes. O florescimento das violetas costuma ocorrer ao fim do inverno. As suas flores podem ser utilizadas na culinária e são consideradas nutritivas.

As violetas são plantas muito resilientes e que exigem poucos cuidados, sendo uma excelente pedida para quem tem pouco tempo para cuidar do jardim.

Petúnias

Petúnias também estão entre as flores de corte mais populares do mundo, sendo uma excelente escolha para um jardim de inverno. As petúnias não só resistem melhor ao frio, como se adaptam melhor quando o seu cultivo se inicia nos meses mais frios.

Além disso, elas são extremamente fáceis de se cultivar. Basta uma mistura de solo certa, um pouco de fertilizante e água. O resultado é um florescimento exuberante, que vai trazer muita alegria e cor para a sua casa.

Quais são os vegetais resistentes a geadas?

Vegetais para Cultivar no Frio

O frio não é motivo para você não manter uma horta na sua casa. Confira os principais vegetais que são resistentes a geadas:

Um fato interessante é que alguns vegetais costumam ficar com um sabor até melhor após passarem por uma geada.

Leia também: Como Plantar Chuchu

Como proteger as plantas do frio e da geada?

Boa parte das plantas acima não precisam de nenhuma proteção no inverno. Mas você pode cultivar vegetais e flores que exigem algum cuidado quanto a temperatura começa a cair. Confira algumas dicas de como aquecer as suas plantas do inverno:

  • Adicione uma camada de cobertura morta: as coberturas mortas podem ser feitas de diversos materiais, necessariamente materiais orgânicos, que podem ajudar na nutrição do solo, como uma cobertura morta de folhas. Ela ajuda a aquecer o solo, isolando-o do frio ambiente.
  • Recolha para dentro: plantas menores e mais sensíveis, cultivadas em vasos, podem ser recolhidas para dentro para protegê-las de noites frias de inverno.
  • Conheça suas plantas: cada planta tem uma temperatura específica em que ela vai congelar. As condições de resistência climática das plantas geralmente esta relacionada com a região da qual ela é nativa. Plantas cujo habitat natural sejam lugares gelados, tendem a resistir a menores temperaturas.
  • Irrigue o solo: por mais contra intuitivo que pareça, manter níveis elevados de umidade no solo pode ajudar elas a se proteger do frio. A umidade pode servir como um isolante, para conservar o calor durante a noite. O melhor horário para irrigar o solo com essa finalidade é meio dia.
  • Proteja suas mudas: uma geada pode devastar plantas que ainda estão criando raízes. Uma forma eficiente e ecológica se de proteger mudas é através da reciclagem de garrafa pet.
  • Envolva suas árvores: as árvores mais novas podem ser mais sensíveis aos danos das geadas. No caso de árvores frutíferas, o frio pode até mesmo prejudicar a colheita. O problema é mais grave quando estamos falando de árvores frutíferas, principalmente aquelas nativas de climas tropicais e subtropicais. Uma forma de proteger as árvores do frio é as envolvendo com toalhas, cobertores, papelão ou qualquer trapo que sirva de isolante térmico.
  • Use um quebra vento: se você mora em uma região que venta muito, um quebra vento pode ajudar o seu jardim a resistir melhor aos ventos frios.

Leia também: Plantas que Umedecem o Ar

Qual espécie de planta resistente ao frio você decidiu que vai incluir no seu jardim? Você ficou com alguma dúvida? Comente abaixo!

lory aguiar
Atualizado em 12-07-2021 por Lory Aguiar

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu 25 Flores e Plantas que Resistem ao Frio e a Geada. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *