Como Acabar com Mosquitos do seu Jardim [Passo a Passo]

O guia definitivo para acabar facilmente com essas pragas!

Publicado em e atualizado em: 30-08-2021 por Lory Aguiar

Se há um consenso é que ninguém gosta de mosquitos, certo? Aqui está o melhor guia se você deseja se livrar definitivamente dos mosquitos do seu quintal.

Como Acabar com Mosquitos do seu Jardim

Já fizemos um guia especial com as plantas que espantam mosquitos. Se você não leu, recomendamos que passe por lá antes de continuar esse artigo.

Os mosquitos não são só insetos que incomodam no verão e parasitam as suas plantas. Eles podem ser vetores de enfermidades gravíssimas como a malária, a dengue, e elefantíase, entre outras doenças.

Recentemente, no Brasil, tivemos problemas com a explosão de casos do vírus Zika, transmitido por mosquitos.

Uma forma rápida e eficiente de se livrar desses insetos é através de inseticidas. Todavia, alguns desses produtos podem não ser seguros se você tem pets e crianças em casa. Eles também podem agir de forma paliativa, nunca exterminando completamente toda a população de mosquitos que habitam a sua casa.

Confira abaixo algumas ideias e técnicas para você acabar de vez com esses parasitas do seu jardim.

Corte o mal pela raiz

agua parada

Ovos e larvas de mosquitos se propagam onde existe água parada. O primeiro passo é eliminar toda a água parada que existe na sua casa, impedindo com que esses insetos se reproduzam e reduzindo o número deles.

Esse processo de averiguação de água parada não deve ser feito apenas em garrafas, vasos, baldes, piscinas e outros lugares onde possa existir água parada. Você deve verificar, também, na natureza, uma vez que boa parte dos mosquitos se reproduzem em troncos de árvores que formam possas d’água.

lar do mosquito

Uma ideia interessante é aplicar óleo vegetal nesses troncos que acumulam água para criar um revestimento que impede com que mosquitos coloquem ovos ali.

Atente, principalmente, para a água parada em pires e vasos que se encontram espalhados no seu jardim.

tomar cuidado

Livre-se definitivamente de todo o lixo do seu quintal, já que esses insetos são atraídos pela putefração do lixo.

Conheça também: Como Acabar com Lesmas

Abuse de Plantas que os Mosquitos Odeiam

Dracena Marginata 3

Eucalipto, manjericão, capim-limão e outras ervas de cheiro forte são excelentes para espantar esses insetos intrusos. Espalhe essas plantas no seu jardim e verá os resultados rapidamente.

Outras opções interessantes incluem a erva cidreira, o cravo chinês, a lavanda e a citronela.

Essas ervas também podem ser utilizadas na produção de óleos aromáticos com a finalidade de repelir insetos.

Faça um Repelente Caseiro

Existem dezenas de receitas de bons repelentes caseiros para insetos na internet (você pode ver algumas no YouTube).

O melhor desses repelentes é que eles costumam utilizar ingredientes naturais, sendo seguros para pets e crianças.

Um repelente que eu gosto de aplicar no quintal é o óleo de alho. Para fazê-lo é muito simples. Basta cozinhar o alho em pedaços por cerca de uma hora. Então aguarde o esfriamento, coe e borrife nas suas plantas. Mais fácil que tirar doce de criança.

Outra opção fácil caso você não queira por a mão na massa é comprar velas de citronela, que costumam adicionar um agradável e relaxante aroma para o ambiente.

Use Luzes de LED

luzes de led no jardim

Os mosquitos são atraídos pela luz, principalmente no entardecer e no período noturno. Porém, as lâmpadas de LED não atraem mosquitos. Considere trocar as lâmpadas do seu quintal por lâmpadas de LED para atrair menos insetos para a sua casa.

Como Evitar Picadas de Mosquito?

mosquito em casa

Como bônus desse artigo, segue algumas dicas para evitar picadas de mosquito:

  • Alguns horários são mais críticos para a ação dos mosquitos, como o entardecer e o amanhecer. Tome cuidado principalmente nesses horários;
  • Aplique um repelente no seu corpo. Mas atente ao fato de que você pode ser alérgico a algum componente do produto;
  • Mosquitos são muito atraídos pelo suor. Controle o seu suor para evitar atraí-los. Roupas leves, um bom desodorante, entre outras medidas pode ajudar nesse processo;
  • Evite usar perfume se for a um lugar com muitos mosquitos. Boa parte dos perfumes são feito de flores que são polinizadas por mosquitos;
  • Compre uma raquete para matar mosquitos. Pode não funcionar tão bem se eles forem muitos, mas vai ser divertido!

Essas são algumas maneiras fáceis de afastar mosquitos da sua casa naturalmente. Você tem alguma dica adicional? Conhece alguma boa receita de vovó de repelente caseiro? Comente abaixo! Compartilhe as suas ideias conosco!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Como Acabar com Mosquitos do seu Jardim [Passo a Passo]. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.