Como Plantar Manjericão na Horta (Ocimum basilicum)

Aprenda a plantar esse tempero mediterrâneo na sua casa com nosso tutorial passo a passo!

Publicado em e atualizado em: 30-09-2021 por Lory Aguiar

Manjericão é um tempero típico da culinária mediterrânea, rico em nutrientes e muito versátil na cozinha. Você pode plantá-lo na sua casa para consumi-lo sob forma de tempero, chá ou óleo essencial. No guia de hoje do Meu Verde Jardim, você vai aprender tudo o que precisa saber para cultivar manjericões na sua horta.

abelha na flor

Além de delicioso, o manjericão oferece muitos benefícios para a saúde devido aos seus nutrientes e fitoterápicos. Ele tem efeito anti-inflamatório, atua na regulação do apetite e na saúde da flora intestinal.

Ocimum basilicum

Confira alguns dados científicos e nomes populares deste vegetal:

Nome científicoOcimum basilicum
Nomes popularesManjericão, Alfavaca, Alfavaca-cheirosa, Alfavaca-de-jardim, Alfavaca-doce, Alfavaca-d’américa, Basilicão, Basílico, Erva-real, Manjericão-branco, Manjericão-de-folha-larga, Manjericão-de-molho, Manjericão-doce, Manjericão-grande
FamíliaLamiaceae
OrigemÍndia
TipoPerene
Ocimum basilicum

Como Plantar Manjericão Passo a Passo

como plantar manjericao

Confira algumas condições de cultivo, dicas e soluções para problemas no cultivo de manjericão:

  • Irrigação: o manjericão precisa ser irrigado com regularidade, mas com bastante moderação, uma vez que ele é muito sensível ao excesso de umidade.
  • Fertilização: quando cultivado em vasos, o manjericão deve ser fertilizado semanalmente utilizando um fertilizante do tipo líquido. Quando cultivado ao ar livre, a fertilização deve ser feita mensalmente, utilizando um fertilizando rico em nitrogênio.
  • Poda: além de manter a forma da planta, a poda dos botões, evitando a floração, estimula o crescimento da Ocimum basilicum.
  • Espaçamento: deixe um bom espaço entre cada planta, de pelo menos 60 centímetros de distância, uma vez que essa planta precisa de circulação de ar para se desenvolver de forma saudável.

Cuidados com Plantação de Manjericão

como plantar manjericao na horta

Confira alguns cuidados que você deve ter com a sua horta:

  • Evite posicionar a sua plantação próxima a correntes de ar frio.
  • Se a temperatura cair abaixo de dez graus, traga a planta para dentro de casa.
  • O manjericão não tolera chuvas fortes e exposição direta a luz solar.
  • Plante tomates como planta companheira para prevenir diversas doenças.
  • Deixe o solo com pH 6,5 a 7,2.

Como Colher Manjericão

Cuidados com manjericao

A colheita deve ser feita com alguns cuidados, ou você pode acabar perdendo a sua planta. Confira os principais cuidados envolvidos na colheita do manjericão:

  • Evite colher folhas soltas. Colha o galho todo.
  • Nunca remova o galho quebrando com o braço.
  • Utilize sempre ferramentas de poda adequadas.

Variedades do Manjericão

cultivando em vasos

Conheça as diferentes variedades que você pode cultivar e suas respectivas características:

  • Alfavaca: também chamado de manjericão doce, eis a variedade mais presente na mesa do brasileiro. Ele é menos amargo que o tradicional manjericão da Itália. Suas folhas são pontiagudas e serrilhadas. O seu sabor tem um certo tom cítrico.
  • Basílico: eis a variedade da Itália, que veio para o Brasil por via dos imigrantes italianos. Seu sabor é mais amargo que as demais variedades e apresenta notas de cravo.
  • Francês: essa variedade é relativamente nova no Brasil. Ela também é chamada de manjericão cravo devido ao seu aroma característico. Ele é excelente para cultivar em vasos devido ao seu pequeno porte e tem amplo uso medicinal.
  • Manjericão roxo: esse vegetal tem folhas literalmente na cor roxo intenso. O seu sabor é um pouco mais suave que as demais variedades, sendo excelente para saladas.
  • Manjericão sagrado: esse é o mais utilizado na produção de azeite de manjericão. Ele é um pouco maior que o alfavaca e seu verde é um pouco mais clara.
  • Manjericão alface: essa variedade tem folhas maiores, lembrando muito um alface. Ele é o mais utilizado para a produção de molho pesto.
  • Manjericão limão: como o nome mesmo indica, essa variedade tem um aroma cítrico que lembra muito um limão. Ele é muito utilizado na culinária da Tailândia, no preparo de cozidos, sopas e peixes.
  • Tailandês: essa variedade é muito popular na Tailândia, tendo folhas verdes médias e roxas. Sei sabor é levemente picante.

Perguntas e Respostas sobre o Cultivo

cultivo de manjericao

Confira um FAQ com algumas questões mais frequentes em relação ao cultivo de manjericão:

Como plantar sementes de manjericão em vasos?

Encha um vaso com substrato adequado. Espalhe as sementes na superfície do solo. Pressione-a levemente com os dedos para que elas sejam cobertas por uma camada de solo. Irrigue bem o solo e aguarde a germinação.

Quanto tempo demora para as sementes de manjericão germinarem?

Demora entre 5 a 15 dias.

O que fazer se lagartas atacarem a plantação?

As lagartas costumam se alimentar das folhas da planta, comprometendo a safra. Quando a infestação é pequena, um simples jato de água pode ser a solução. Quando a infestação é maior, existem inseticidas orgânicos que podem ser utilizados. O cuidado que você deve ter é em relação ao perigo de alguns desses inseticidas.

Como armazenar folhas de manjericão?

Após a colheita, o armazenamento pode ser feito através do congelamento. Você deve remover as folhas dos caules e lavá-las antes de congelar. Outra forma de armazená-los é secando as folhas, colocando-as em uma assadeira em fogo baixo por cerca de quatro horas.

Por que estão se formando manchas pretas nas folhas de manjericão?

O aparecimento de manchas pretas nas folhas normalmente é causado por bactérias do solo que vão parar nas folhas da planta ao irrigar com mangueira. Para prevenir este problema, evite salpicar a água no solo ao realizar a irrigação.

Por que surgiram manchas brancas nas folhas de manjericão?

O aparecimento de manjas brancas pode estar relacionado ao oídio, uma doença causada por fungos que faz as folhas murcharem e a planta parar de crescer. As plantas estressadas pela saca costumam ser mais suscetíveis a essa doença.

Quais são os usos medicinais do manjericão?

O manjericão também é um poderoso remédio natural, utilizado a séculos para tratar condições do sistema digestivo e do sistema nervosos, aliviando flatulências, cólicas, indigestão e atuando como um poderoso calmante natural. De forma tópica, ele é utilizado para remediar espinhas, picadas de inseto e infecções de pele. O seu óleo essencial é utilizado na indústria de perfumes e na aromaterapia, agindo também como repelente de insetos.

Fontes e Referências: [1][2]

Cultivo de Ocimum basilicum
cultivo de temperos
cultivo de temperos 1
cultivo em canteiros
da italia
erva tempero
Flor de Ocimum basilicum
flores brancas 1
flores roxas
folhas roxas 1
Fotos de Ocimum basilicum
horta caseira
horta em vasos
manjericao
manjericao 1
manjericao em vaso
Ocimum basilicum
Ocimum basilicum 1
passo a passo de cuidados 1
tempero do mediterraneo
variedade roxa

Leia também: Como Plantar Açafrão da Terra, Árvores para Abelhas e Como Cultivar Alho

Você ficou com dúvidas sobre como plantar manjericão na sua casa? Comente abaixo que iremos te ajudar!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Como Plantar Manjericão na Horta (Ocimum basilicum). O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.