12 TOP Plantas que Repelem Mosquitos (Repelentes Naturais)

Mosquitos incomodam e até mesmo causam doenças fatais. Você sabia que é possível repeli-los com plantas?

Publicado em e atualizado em: 30-08-2021 por Lory Aguiar

As chuvas e o verão trazem os mosquitos. Ainda mais no Brasil, que é um país de clima tipicamente tropical. Alguns mosquitos são apenas incômodos para o corpo, outros podem ser transmissores de doenças gravíssimas (algumas das quais levam até mesmo ao óbito, como a dengue e o zika vírus). Ainda que podemos proteger os nossos corpos com os repelentes vendidos em supermercados e farmácias, há formas de você repelir tais insetos naturalmente através de plantas.

Neste guia, você vai conhecer as melhores plantas repelentes de mosquitos. Elas funcionam por conta de seus óleos que espantam tais insetos do seu jardim, tornando a sua casa mais agradável e segura.

Confira abaixo as nossas sugestões de plantas:

Erva-cidreira

Erva cidreira
Erva-cidreira

Além de ser utilizada para fazer um chá delicioso com inúmeros benéficos para a saúde, a erva-cidreira é uma erva perene (o que significa que se mantem de pé por todas as estações) com a habilidade de repelir mosquitos, principalmente por conta de seu aroma. Ainda que o seu cheiro afaste os mosquitos, não faz nada contra abelhas e borboletas (que, em muitas circunstâncias, você vai querer tê-las em seu jardim, seja por seu potencial polemizador, seja por sua beleza).

Ela cresce rapidamente, sendo muito resistente a ambientes secos. O melhor é plantá-la em vasos, o que facilita o seu transporte.

Cravo chinês

Cravo chinês
Cravo chinês

O cravo chinês é outra planta que pode ser cultivada no seu jardim e tem o potencial de repelir mosquitos e outras pragas. O seu cheiro é tão forte que pode ser insuportável até mesmo para alguns seres humanos. Assim como a erva-cidreira, o ideal é plantá-lo em vasos para facilitar o seu manuseio.

Erva-gateira (nepeta cataria)

Erva gateira
Erva-gateira

O nome desta erva se dá pelo fato de que os felinos adoram esta planta. Além de proteger a sua casa de mosquitos, ela apresenta diversas propriedades medicinais e pode ser utilizada na produção de diversos remédios naturais.

O agente presente nela responsável por afastar insetos é o seu óleo, presente no interior das folhas.

Você pode plantar várias erva-gateiras na sua casa para repelir mosquitos. Mas lembre-se: você também vai atrair todos os gatos da vizinhança.

Manjericão (Ocimum basilicum)

Manjericão
Manjericão

O manjericão não só é um tempero popular na culinária brasileira, como tem o potencial de afastar mosquitos e outras pragas da sua casa. O seu aroma pode ser sentido de longe, dado que é exalado por suas folhas. Há uma porção de variedades de manjericão. Você pode utilizá-lo, inclusive, como repelente natural diretamente na pele. Basta você arrancar algumas folhas de manjericão e esfregá-las no corpo.

Lavanda (Lavandula angustifolia)

Lavanda
Lavanda

A lavanda é uma flor perfumadíssima. Ela é utilizada na produção de óleos essenciais para a aromaterapia, dado o seu aroma que oferece múltiplos benefícios para a saúde. Ela pode ser utilizada para espantar mosquitos, como também é excelente para perfumar o seu jardim e embelezá-lo com suas belas pétalas.

Cintronela

Cintronela
Cintronela

Boa parte dos repelentes que encontramos em farmácias e supermercados tem como ingrediente principal a citronela. Quando o seu óleo é aplicado em um difusor, ela repele todos os mosquitos e insetos do ambiente. Além de sua utilizada prática, eis outra planta belíssima quando floresce e pode decorar o seu jardim.

Além das citadas, há outras plantas que você pode ter em casa para repelir mosquitos. São elas:

  • Mentha piperita
  • Rosmarinus officinalis
  • Allium sativum
  • Syzygium aromaticum
  • Eucalyptus spp.

Aprenda a fazer um repelente natural no vídeo abaixo:

Qual das plantas citadas acima você já testou e comprovou? Compartilhe a sua experiência abaixo!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu 12 TOP Plantas que Repelem Mosquitos (Repelentes Naturais). O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.