Agrotóxicos x Pesticidas x Fertilizante: Função, Diferenças e Vantagens

Aprenda definitivamente a diferença, vantagens e desvantagens de produtos utilizados na agricultura,

Publicado em e atualizado em: 01-03-2022 por Lory Aguiar

Ainda que você não tenha uma horta ou um jardim na sua casa, mas tenha de cuidar de um gramado, existem alguns conceitos importantes que você deve dominar. O guia de hoje do Meu Verde Jardim é para tirar todas as dúvidas que as pessoas têm sobre pesticidas, fertilizantes e agrotóxicos.

fertilizantes

Esses produtos podem ser importantes ferramentas e que se utilizados com segurança e sabedoria podem ajudar muito no cultivo.

O que são fertilizantes?

Os fertilizantes nada mais são que substâncias e materiais químicos ou orgânicos que podem ser adicionados no solo para torná-lo mais fértil, estimulando a germinação, crescimento e desenvolvimento das plantas de modo geral.

As plantas dependem muito da riqueza de nutrientes presentes no solo e a fertilização trata exatamente de adicioná-los.

O que sao fertilizantes

Os fertilizantes costumam oferecer nutrientes como o nitrogênio, o fósforo, o potássio, o cobre, o ferro, o zinco, o cálcio, o magnésio e o enxofre.

Cada planta tem necessidades nutricionais específicas. Portanto, existem fertilizantes específicos para cada tipo de planta.

Alguns fertilizantes são feitos com ingredientes químicos, outros são feitos com ingredientes totalmente orgânicos. A função deles é ajudar a planta a se desenvolver mesmo na presença de parasitas, pragas, doenças e ervas daninhas.

Os fertilizantes do tipo orgânico também atualm melhorando a qualidade do solo, ao alimentar microorganismo que auxiliam na drenagem do solo, além de diminuirem a erosão e manterem o solo arejado e hidratado.

O que são pesticidas?

O que sao pesticidas

Pesticidas são substâncias que visam o extermínio e o controle de pragas e ervas daninhas. Entre os pesticidas, podemos citar alguns grupos:

InseticidasVisam repelir e matar insetos e outras pragas que afetam as plantas.
HerbicidasVisam matar ervas daninhas que roubam os nutrientes das plantas.
FungicidasVisam exterminar doenças fúngicas que afetam as plantas.
Três tipos diferentes de pesticidas.

A função dos pesticidas é evitar que doenças, ervas daninhas, pragas e insetos destruam toda uma plantação.

pesticidas

Existem funções dos pesticidas que vão além de hortas e jardins, como por exemplo:

  • Controlar a população de roedores em ambiente urbano, controlando a propagação de doenças;
  • Proteger casas e prédios da ação de cupins através dos inseticidas;
  • Proteger a casa de mosquitos através do uso de inseticidas;
  • Desinfetar e esterilizar materiais de uso hospitalar;
  • Entre outros usos…

O que são agrotóxicos?

Agrotóxicos é o nome dado para o conjunto de produtos utilizados na agropecuária com a finalidade pesticida, herbicida e inseticida.

Um estudo de 2019 demonstrou que mais de 70% da produção de alimentos mundial usa algum topo de agrotóxico em seu processo.

Quais os benefícios e malefícios do uso de agrotóxicos?

agrotoxicos

Os benefícios é que esses produtos podem baratear o processo de agricultura, tornando a lavoura mais escalável, resistente e profícua.

Já na linha dos malefícios, podemos citar o fato de que eles podem causar danos permanente para o meio ambiente e também para os seres humanos.

Os agrotóxicos já foram associados ao câncer, doença de Alzheimer, TDAH, entre outras enfermidades.

O grau de toxidade e periculosidade para humanos depende da composição de produto e do grau de exposição. Ao perceber quais quiser sintomas, procure imediatamente por ajuda médica.

Leia também: Temperatura do Solo e Cloridato de Tiamina nas Plantas

Mais dúvidas respondidas:

Quais as desvantagens de usar fertilizantes?

Como nem tudo são flores na vida, os fertilizantes tem vantagens, mas também apresentam algumas desvantagens. E isso é mais presente quando estamos tratando de fertilizantes sintéticos feitos com ingredientes químicos. Alguns desses fertilizantes podem poluir a água, o solo e exterminar insetos e outros organismos essenciais para o ecossistema natural.

Quais são as desvantagens de usar pesticidas?

Apesar de contar com muitas vantagens os pesticidas também apresentam suas desvantagens. Uma deles é um impacto no meio ambiente, podendo poluir a água, o ar e o próprio solo. Outro ponto é que eles podem afetar animais e até mesmo seres humanos se não utilizados com a devida segurança.

Qual é a diferença de pesticidas e inseticidas?

O inseticida é considerado um tipo de pesticida que visa matar e repelir insetos.

Qual é o impacto ambiental do uso de fertilizantes e pesticidas?

Embora esses dois produtos sejam essenciais para a permitir a agricultura humana em larga escala, eles podem apresentar desvantagens, principalmente em suas formas sintéticas e quando utilizados de forma incorreta. Os pesticidas podem matar insetos que ajudam a equilibrar o ecossistema. Outros químicos presentes em pesticidas e fertilizantes são escoados para riachos, rios e lagos contaminando a água. Por fim, o nitrogênio presente em fertilizantes pode ocasionar o crescimento descontrolado de algas em rios e lagos, causando a morte de peixes e desequilibrando todo o ecossistema aquático.

As pragas e ervas daninhas podem ficar resistentes aos agrotóxicos?

Sim. Com o tempo, as pragas e ervas daninhas vão se tornando mais resistentes aos inseticidas, herbicidas e fungicidas. Por conta disso, esses produtos devem ter suas fórmulas reformuladas de tempo em tempo.

Posso aplicar pesticida e fertilizante ao mesmo tempo?

Sim. É possível fazer a aplicação dos dois produtos simultaneamente. E fica ainda mais fácil adicioná-los no solo quando feito de forma combinada.

Fertilizantes químicos matam as minhocas?

Sim, mas não todos. Os fertilizantes que tem como base o sal podem matar minhocas e outros insetos benéficos ao seu solo. Mas, no geral, fertilizantes não fazem mal às minhocas.

É melhor fertilizar depois da poda?

Sim, o melhor momento para realizar a fertilização é depois da poda.

Posso misturar fungicida e inseticida?

A maior parte desses produtos não podem ser misturados. O ideal é ler o rótulo para verificar a compatibilidade.

Por que se utilizam agrotóxicos no Brasil?

Embora os agrotóxicos possam ser prejudiciais para o meio ambiente, para os animais e para o homem segundo uma série de estudos, eles desempenham uma importância econômica relevante, uma vez que barateiam a agricultura do país, tornando os alimentos mais baratos para chegar a mesa do brasileiro.

O que é um defensivo agrícola?

Segundo o IPAM, defensivos agrícolas são produtos químicos, físicos ou biológicos para controlar seres vivos considerados nocivos ao homem.

Qual é o produto químico usado na agricultura para o combate de pragas?

São os inseticidas, que podem ser feitos a base de produtos químicos ou naturais.

O que são herbicidas seletivos e não seletivos?

Herbicidas seletivos são aqueles que exercem a função de matar ervas daninhas sem prejudicar as colheitas legítimas, enquanto os não seletivos podem prejudicar as colheitas legítimas enquanto atuam matando ervas daninhas.

Você ficou com alguma dúvida que não foi respondida aqui? Deixe um comentário abaixo!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Agrotóxicos x Pesticidas x Fertilizante: Função, Diferenças e Vantagens. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.