Como Plantar a Planta Aspargo Alfinete (Aspargus densiflorus)

Quer aprender a cultivar essa bonita planta ornamental na sua casa? Confira o nosso guia de jardinagem!

Publicado em e atualizado em: 27-03-2022 por Lory Aguiar

Asparagus Densiflorus, conhecida popularmente no Brasil como Aspargo Alfinete, é uma planta pertencente a família do Asparagus muito popular entre jardineiro devido a sua folhagem ornamental. Essa planta pode atingir até meio metro de altura, com um crescimento irregular. Seu florescimento ocorre em meados do verão, durando cerca de quinze dias. Suas flores são pequenas e cheirosas, nas cores branco ou rosa.

Asparagus densiflorus

Quer aprender como cultivar o aspargo alfinete na sua casa? Confira esse novo guia do Meu Verde Jardim.

Aspargo Alfinete 1

Após o florescimento, essa planta produz pequenos frutos vermelhos com uma única semente, que costuma atrair muitos polinizadores para o jardim, principalmente pássaros.

Aspargo Alfinete 2

Embora essa seja uma planta nativa da África do Sul, ela foi popularizada e é cultivada de forma doméstica e ornamental por todo o mundo. Eis uma planta perfeita para aquela região de sombra que você deseja preencher no jardim.

Aspargus densiflorus

Aspargo Alfinete 3
Nome científicoAspargus densiflorus
Nomes popularesAspargo Alfinete, Samambaia de Aspargos
FamíliaAsparagaceae
OrigemÁfrica do Sul
TipoPerene
Aspargus densiflorus

Características do Aspargo Alfinete

Como plantar Asparagus densiflorus

Confira algumas das principais características da planta:

  • Planta perene.
  • Planta de uso doméstico e ornamental, podendo ser cultivada no interior.
  • Flores brancas.
  • Planta de sombra.
  • Taxa de crescimento acelerada.
  • Propagação por semeadura ou divisão.
  • Baixa manutenção.
  • Geralmente livre de pragas e doenças.
  • Atrai aves no período frutífero.

Como Plantar Aspargo Alfinete Passo a Passo

Como plantar Aspargo Alfinete

Ao manusear essa planta, você deve sempre utilizar luvas, uma vez que ela tem espinhos. Confira dicas, técnicas e condições ideais de cultivo:

  • Luz: você deve posicionar o seu aspargo alfinete em uma região de sombra, com incidência indireta de luz solar. Nunca o coloque em lugares com sol direto.
  • Solo: o solo ideal deve ser ligeiramente ácido e bem drenado. O pH de solo ideal é ligeiramente ácido, entre 6,5 a 7,0.
  • Irrigação: você deve manter o solo da sua planta sempre úmido. Caso a planta comece a ficar marrom e murchar, é um sinal de que ela esta precisando de mais água. O aspargo alfinete plantado ao ar livre costuma precisar de mais irrigação do que aquele plantado como planta de interior.
  • Fertilização: você pode aplicar um fertilizante do tipo líquido semanalmente no verão.
  • Poda: o aspargo alfinete apresenta uma taxa de crescimento muito rápida. Por conta disso, você pode precisar podá-la para controlar o tamanho e a ordem da planta. Todavia, nada te impede de deixá-la em sua forma rupestre.
  • Semeadura: você pode plantar esse cacto a partir de sementes. Cada baga conta com três sementes. Isso significa que você tem três chances de germinação por baga. O grande problema é que nem sempre elas germinam. Uma forma de facilitar isso é lixá-las para remover a casca dura que impede a germinação. Algumas pessoas também optam por deixá-las 24 horas de molho com esse mesmo propósito.
  • Cultivo em vaso: é possível cultivar esse cacto em vasos. Você deve escolher um vaso feito de um material bem resistente, uma vez que as raízes dessa planta costumam crescer de forma vigorosa. Na medida que a planta for crescendo, você deve replantá-la em um vaso maior. Certifique-se de utilizar um vaso que ofereça uma boa drenagem.
  • Ao ar livre: ao cultivá-la ao ar livre, você deve sempre estar removendo as ervas daninhas para que a planta não dispute nutrientes com plantas ilegítimas, além disso prevenir o aparecimento de muitas doenças.

Veja também: Samambaia Renda Portuguesa

Perguntas e Respostas sobre o Aspargo Alfinete

como plantar em casa

Ficou ainda alguma dúvida sobre o cultivo dessa planta? Confira nossa sessão de perguntas e respostas comuns sobre o cultivo de aspargo alfinete:

Por que as folhas do aspargo alfinete estão caindo?

Se as folhas estão caindo, isso sinaliza que você está irrigando pouco. O solo seco é a principal causa da queda de folhas dessa planta.

Por que as folhas do aspargo alfinete estão ficando amarelas?

O amarelamento das folhas costuma ocorrer pela pobreza de nutrientes no solo. A solução é aplicar um fertilizante como recomendado acima.

O que fazer se surgir teias brancas no aspargo alfinete?

Esse é um sinal de infestação de pragas. Aplique uma solução de sabonete pesticida com óleo neem para remediar esse problema.

Os frutos do aspargo alfinete são comestíveis?

Não. Caso ingeridos, os frutos dessa planta podem causar indigestão. Por conta disso, plante o aspargo alfinete longe de crianças e animais de estimação.

Cuidados com Asparagus densiflorus
cultivo em vaso
folhas da samambaia
folhas tipo alfinete
folhas verdes
Fotos de Asparagus densiflorus
fruto toxico
Imagens de Asparagus densiflorus
Imagens de Aspargo Alfinete
plantio em vaso
samambaia alfinete
tutorial de jardinagem

Confira um vídeo com mais dicas de cultivo dessa planta:

Leia também: Cuidados com a Planta Cróton e Características da Alamanda

Ficou ainda alguma dúvida? Comente que a nossa equipe de jardineiros especialistas irá te ajudar!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Como Plantar a Planta Aspargo Alfinete (Aspargus densiflorus). O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.