Como Comprar, Plantar e Cuidar de Samambaias (Guia Completo)

Aprenda tudo sobre samambaias nesse Guia Definitivo!

Publicado em e atualizado em: 17-02-2022 por Lory Aguiar

As samambaias estão pelo menos a 300 bilhões de anos na Terra. São mais de 15 mil variedades diferentes, muitas delas adequadas para o cultivo doméstico. Esse é o nosso guia definitivo de cultivo de samambaias e vamos te ensinar tudo o que sabemos sobre essa bela planta.

com esporos

Essa é uma planta muito popular, fácil de reconhecer ao tocar dos olhos devido a suas folhas semelhante a rendas.

Como cuidar de Samambaia

Essa planta surgiu nas sombras de árvores coníferas gigantes pertencentes a época dos dinossauros. Dado isso, são plantas que exigem pouca luz, sendo uma excelente opção para decorar o interior.

Cuidados com Samambaia

Como Plantar e Cuidar da Samambaia

As samambaias são plantas relativamente fáceis de se cultivar. Confira nossas dicas:

  • Onde plantar? As variedades mais populares da planta podem ser cultivadas tanto no exterior, como no interior, sob a forma de vasos suspensos.
  • Sombra ou sol? As samambaias são plantas de sombra parcial e podem queimar se forem colocadas diretamente em contato com o sol. Muito sol pode deixar com que a sua planta fique fraca.
  • Como regar samambaias? O maior cuidado que se deve ter com essa planta é quanto a rega. As samambaias são plantas que bebem muito e devem sempre estarem úmidas.
  • Quais pragas e doenças podem surgir? A samambaia é muito resistente a doenças, mas pode sofrer com pragas como lesmas. Veja o nosso guia oficial de como matar lesmas.
  • Como fazer a propagação? A propagação pode ser feita via divisão.

Leia também: Como Cuidar de Avenca

fotos da folha

Características da Samambaia

Veja algumas das principais características dessa planta:

  • Folhas cor verde Olívia.
  • Não possuem sementes nem flores.
  • Se reproduzem por esporos.
  • Preferem solos mais ácidos.
  • Sensíveis a geadas.
  • Existem a mais de 300 milhões de anos.
  • Existem muitas variedades que ainda não foram catalogadas por botânicos.
  • Podem atingir até 25 metros de altura dependendo da variedade em questão.
Fotos de Samambaia

Variedades de Samambaias Comuns

Cada variedade tem características físicas e exigências próprias. Confira algumas variedades comuns de samambaias para o cultivo doméstico:

Samambaia de Java

Samambaia de Java
Samambaia de Java
Samambaia de Java 1
Samambaia de Java
Samambaia de Java 2
Samambaia de Java

Conhecida cientificamente como Microsorum pteropus, essa é uma samambaia do tipo aquática, nativa da Ásia. Ela é muito cultivada em aquários fazendo companhia para peixes. Devido a sua baixa necessidade de luz, é uma planta muito fácil de se cultivar. Ela pode atingir até 30 cm de altura, sendo uma planta de porte pequena e adequada para aquários.

Samambaia Ninho de Passarinho

Samambaia Ninho de Passarinho
Samambaia Ninho de Passarinho
Samambaia Ninho de Passarinho 1
Samambaia Ninho de Passarinho

De nome científico Asplenium niduse, essa é uma variedade nativa da África, geralmente se desenvolvendo em troncos de árvores ou rochas. Ela é uma variedade um pouco maior, que pode atingir até um metro de altura. Seu nome se dá pelo fato dela ser uma escolha popular entre pássaros para produzirem seus ninhos. Se você deseja atrair pássaros para a sua casa, essa é uma variedade que deve ser considerada.

Samambaia Prata

Prata
Samambaia Prata
Prata 1
Samambaia Prata
Prata 2
Samambaia Prata

De nome Pteris cretica, essa é uma variedade nativa da américa. O design de suas folhas é muito bonito, sendo de um verde vivo cortado por uma faixa prateada. Essa é uma planta de pequeno porte, ideal para o cultivo em interior. Ela exige muita umidade e sombra parcial para o seu cultivo. Outro cuidado é manter a corrente de ar fraca no local onde você vai posicioná-la.

Samambaia Holandesa

Holandesa
Samambaia Holandesa
Holandesa 1
Samambaia Holandesa

Essa é outra variedade popular para o cultivo doméstico. Porém, exige mais espaço que as demais uma vez que pode atingir até três metros de altura em sua fase máxima de crescimento. Por conta desse detalhe, ela é recomendada para o cultivo no exterior de casa.

Samambaia de Metro

Samambaia de Metro
Samambaia de Metro
Samambaia de Metro 1
Samambaia de Metro
Samambaia de Metro 2
Samambaia de Metro

Essa é uma das maiores espécies que existem. Cada folha pode atingir até dois metros de comprimento, por isso o nome. Devido ao seu tamanho, é perfeita para cultivar em bacias de espaços maiores. Ela cria um efeito estético muito interessante devido ao seu volume.

Perguntas e Respostas sobre o Cultivo de Samambaias

Qual é o pH ideal para o cultivo de samambaias?

O solo precisa estar bem drenado, com o pH entre 4 e 7. Algumas variedades como a “adiantum” exige um solo mais alcalino para o seu cultivo.

Devo fertilizar a samambaia?

Essa é uma planta que dispensa fertilizantes. Mas você pode usar – se quiser – um fertilizante que tenha a liberação lenta. O período ideal para adicioná-lo é logo no início da primavera.

Quais melhores variedades de samambaias para ambientes de baixa umidade?

As variedades ideais incluem Davallia, Cyrtomium, Pellaea, Asplenium, Nephrolepis, entre outras.

Como fazer o transplante das samambaias?

A melhor época para realizar o transplante é na primavera. O ideal é realizar o trabalho com o tempo nublado, para diminuir o choque que a planta sofre. Você deve cavar um buraco grande, que abarque todo o tamanho da raiz da planta. Após o replantio, irrigue e adicione uma cobertura morta para retenção da umidade.

Como plantar samambaias a partir de esporos?

É possível plantar a samambaia a partir de esporos, mas o processo é mais complexo e exige paciência, dado que pode levar mais tempo. Você deve começar selecionando bons esporos. Os bons esporos parecem gordos e peludos. Remova sempre de uma folhagem saudável, sem doenças fúngicas. Então insira em um envelope e espere secar. Polvilhe os esporos no solo, após secos, e adicione água. Algumas pessoas recomendam adicionar os esporos no micro-ondas para agilizar a germinação. Esse é um mito e pode prejudicar o processo.

Como cultivar samambaias dentro de casa?

Os cuidados necessários são quase os mesmos de cultivá-la fora de casa. Assegure que ela fique próximo a uma janela, onde ela receba luz indireta do sol. A irrigação deve ser feita diariamente em pequenas quantidades. Outro ponto é que os rizomas subterrâneos da samambaia se multiplicam com facilidade. Devido a isso, é necessário um vaso espaçoso para se plantá-la em vasos.

Quais são as plantas companheiras para cultivar junto com as samambaias?

Plantas como as bromélias, os abacaxis e as palmeiras são plantas que casam muito bem com as samambaias.

Como as samambaias se reproduzem?

Essa é uma planta de característica curiosa, uma vez que ela se reproduz sem precisar de sementes e flores. Ela solta os esporos que ficam grudados na parte inferior das suas folhas, sendo espalhados pelo vento.

Veja mais fotos da planta:

galeria de imagens
Imagens de Samambaia
nativa
planta de interior
Plantar Samambaia
Samambaia
selecao de fotos

Você têm dúvidas sobre plantar samambaias? Como você esta cuidando das suas? Divida o seu relato abaixo!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Como Comprar, Plantar e Cuidar de Samambaias (Guia Completo). O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.