Como Plantar Cróton/Folha Imperial (Codiaeum Variegatum)

Cróton é uma planta ornamental de folhagem colorida e exótica, perfeita para o cultivo no interior ou exterior da sua casa. Veja o nosso guia de jardinagem passo a passo!

Publicado em e atualizado em: 13-08-2021 por Lory Aguiar

Cróton é uma planta perfeita para uso ornamental, rendendo arbustos com colorações exóticas para a sua casa ou jardim.

Codiaeum Variegatum

Eis uma planta tropical muito resistente que pode ser cultivada tanto dentro de casa como ao ar livre. Quer aprender como plantar e cuidar da planta cróton passo a passo? Confira este novo guia do Meu Verde Jardim.

Como cuidar de Croton

A família Euphorbiaceae tem seis espécies de arbustos com folhas perenes e largas, sendo a maioria de origem asiática. O cróton é um arbusto ramificado que pode atingir até três metros de altura. As variedades cultivadas como planta doméstica costumam atingir um tamanho menor que aquelas variedades selvagens. Suas folhas alternam as cores, em formato oval e com margem lobulada. A sua folhagem exótica pode assumir as cores branca, rosa, laranja e vermelha.

Codiaeum Variegatum

como cuidar passo a passo

Confira alguns dados científicos na ficha abaixo:

Nome científicoCodiaeum Variegatum
Nome popularCróton, Folha-imperial, Louro-variegado
FamíliaEuphorbiaceae
OrigemÁsia
TipoPerene
Codiaeum Variegatum
como plantar Croton

Entre as variedades mais comumente utilizadas no cultivo doméstico, podemos citar:

  • C. variegatum var. pictum: variedade com folhas grandes em cores laranja, vermelho, bronze, verde, roxo e amarelo.
  • C. variegatum ‘ Gold Star’: folhas verdes com manchas amarelas, sendo uma variedade de pequeno porte.
  • C. variegatum ‘ Petra’: variedade popular com folhas verdes ovais com manchas rosas, vermelhas, laranjas e amarelas.

Como Plantar Cróton (Tutorial Passo a Passo)

Croton

Confira dicas, técnicas, exigências e condições de cultivo para plantar a folha imperial dentro ou fora da sua casa:

  • Solo: o solo precisa ser rico em nutrientes e bem drenado.
  • Sol: por ser uma planta de origem tropical, ela exige pelo menos seis horas de incidência de luz solar por dia. Caso não seja fornecido a quantidade de sol adequada, as folhas poderão assumir uma aparência pálida e sem cor. Ao cultivá-las dentro de casa, posicione a sua planta próxima a uma janela.
  • Fertilização: você pode aplicar um fertilizante para estimular o crescimento dessas plantas. A fertilização pode ser feita uma vez por mês, utilizando um produto rico em nitrogênio e potássio. O excesso de fertilização pode deixar as folhas com uma aparência opaca. Também é importante reduzir a fertilização durante o inverno, fazendo-a a cada dois meses.
  • Temperatura: quanto a temperatura, a cróton é uma planta de clima tropical, que aprecia temperaturas mais quentes, podendo ser pouco resistente a geadas. O principal sinal de que a sua planta esta recebendo temperaturas abaixo do correto é a queda das folhas da planta.
  • Irrigação: a rega deve ser constante na fase de crescimento. Certifique-se que o solo esteja sempre úmido. Você pode fazer isso realizando o teste do dedo. O excesso de irrigação pode ocasionar a propagação de doenças provenientes de fungos, que pode levar a morte da planta.
  • Umidade: por ser uma planta de clima tropical, a planta cróton exige níveis altos de umidade no ambiente. Isso pode ser mais difícil de alcançar quando o cultivo é dentro de casa. Você pode utilizar tigelas de água, a técnica de borrifar água ou mesmo umidificadores de plantas para auxiliar no cultivo.
  • Florescimento: quando cultivadas em casa, a planta cróton raramente floresce.
  • Poda: a poda pode ser feita para remoção das folhas mortas.
  • Replantio: o replantio da sua cróton deve ser feito assim quando as raízes não caberem mais no vazo. Fique atento a expansão radicular da planta. A melhor estação para realizar o replantio é a primavera.

Problemas, Pragas e Doenças

Croton 1

Confira abaixo os problemas mais comuns e como solucioná-los de forma fácil.

Pragas Comuns

Entre as pragas mais comuns que podem ocasionar danos a sua planta de cróton, podemos citar os percevejos, os ácaros e as lagartas. A infestação desses insetos pode ocasionar danos as folhas, levando a queda de folhas das plantas.

A melhor forma de lidar com essas pragas é lavando a sua planta com um sabonete inseticida.

Fungos e Bactérias

Existem também doenças provenientes de fungos e bactérias que costumam prosperar quando o solo esta mais úmido do que o necessário. Nesses casos, para salvar a planta você deve realizar o replantio, trazendo as condições adequadas de cultivo para o novo ambiente da planta.

Folhas caindo

A queda de folhas da planta cróton pode ter duas principais causas: falta de luz solar ou baixas temperaturas. A solução é mudar a sua planta de lugar para uma região que atenda melhor esses dois requisitos.

Folhas Murchando

Folhas murchas é sinal de baixa umidade no ambiente. Por ser uma planta de origem tropical, a cróton exige altos níveis de umidade.

Cróton Morrendo

Seu cróton parece estar morrendo? É possível revivê-lo, dependendo dos danos que a planta já sofreu. Você precisa procurar a causa. Se a sua planta cróton recebe pouca luz solar, ela pode ter pouca energia para se desenvolver e acabar morrendo. Nesse caso, você deve mudar a sua planta de lugar. Outras causas comuns é a falta de irrigação, além da planta estar localizada na passagem de uma corrente de ar muito quente ou muito fria.

Cróton é venenosa, tóxica ou perigosa?

Cuidados com Croton

A seiva da planta é altamente tóxica para seres humanos e animais de estimação, podendo causar indigestão e sendo fatal para cães, gatos e seres humanos.

Por conta disso, você deve evitar cultivar cróton próxima a crianças ou animais.

diferentes variedades
Folhagem exotica
Folha imperial
Folha imperial 1
Folha imperial 2
Folha imperial 3
folhas amarelas
folhas amarelas 1
Folhas da planta
Fotos de Codiaeum Variegatum
Fotos de Folha imperial
Fotos de Louro variegado
Imagens de Codiaeum Variegatum
Louro variegado
Louro variegado 1
planta tropical

Fontes e Referências:

Você ficou com alguma dúvida sobre como plantar cróton? Deixe um comentário!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Como Plantar Cróton/Folha Imperial (Codiaeum Variegatum). O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.