Como Plantar Colar de Banana (Senecio Radicans) + Manual de Cuidados

Colar de Banana é uma suculenta linda muito fácil de se cultivar. Aprenda o passo a passo!

Publicado em e atualizado em: 09-07-2021 por Lory Aguiar

O Colar de Banana é uma suculenta de pequeno porte que pode ser cultivada tanto no interior de casa de modo decorativo como no exterior como planta de paisagismo. Seu nome científico é Senecio Radicans e seu nome popular é devido ao fato de suas folhas serem muito semelhantes a pequenas bananas. Quer aprender como cultivar passo a passo na sua casa? Confira o tutorial que o Meu Verde Jardim fez para você.

Colar De Bananas

O Colar de Banana é uma planta relativamente fácil de se cultivar. Os problemas que podem surgir tem soluções fáceis, que você vai conhecer a seguir.

Senecio Radicans

Colar De Bananinhas
Nome científicoSenecio Radicans
Nomes popularesColar de Bananas, Colar de Bananinhas
FamíliaAsteraceae
TipoSuculenta
OrigemÁfrica do Sul
Senecio Radicans

O gênero de suculentas Asteraceae é rico em plantas em formato de colar, geralmente utilizadas em vasos suspensos.

Colar De Bananinhas Em Vaso

Outro nome botânico frequentemente atribuído a essa planta é Curio radicans.

Essa é uma planta que ocorre nativamente em regiões da África do Sul, geralmente em climas mais quentes e ao ar livre.

Como Cuidar Do Colar De Bananas

Características do Colar de Banana

Confira algumas características para diferenciar essa planta de outras do gênero, além de conhecer melhor os hábitos e necessidades dessa suculenta:

  • Planta de origem africana.
  • Atinge até 1 metro de comprimento.
  • Folhas cilíndricas carnudas em forma de bananas.
  • Flores na cor branca.
Como Plantar Colar De Bananinhas

Como Plantar Colar de Bananinha

O colar de bananas é uma planta muito fácil de se cultivar. Ela exige luz solar indireta, um solo bem drenado e uma temperatura amena. Por ser uma suculenta, não é necessário fertilizar ou se preocupar com a umidade dessa planta.

Cuidados Com Colar De Bananas

Existem três principais cuidados que você deve ter com essa planta. Tomando os três, você terá poucos problemas e dores de cabeça com essa planta. Os três cuidados são: evitar que a planta sofra com o vento, com o excesso de água e com o excesso de sol.

Cultivo De Colar De Bananinhas

Confira algumas dicas, técnicas e exigências da planta para você cultivar e cuidar do colar de banana na sua casa:

  • Luz: embora essa suculenta precise de luz para se desenvolver, é sempre luz indireta. O sol muito forte pode acabar queimando as suas folhas. Como elas são o atrativo estético dessa planta, não queremos que isso aconteça. Ao cultivar o colar de banana dentro de casa, posicione a planta próxima a uma janela que receba incidência média de luz solar.
  • Solo: seja cultivado ao ar livre, seja cultivado em vasos, o melhor solo é aquele que ofereça uma boa drenagem para a sua suculenta, uma vez que ela pode ser muito sensível ao encharcamento de água. Você pode adicionar um composto orgânico para enriquecer o solo com nutrientes. O colar de bananas dispensa o uso de fertilizantes.
  • Vaso: ao cultivar essa suculenta em vasos, opte sempre por vasos feitos de terracota, que oferecem uma melhor drenagem.
  • Irrigação: esse é o ponto que você deve ter uma maior atenção ao cultivar o colar de banana. Durante os meses quentes de verão, você deve irrigar semanalmente a sua planta. Durante os meses de frio, a irrigação pode ser feita mensalmente. Um bom teste é o teste do dedo, onde você afunda o seu dedo no solo para detectar os níveis de umidade. O ideal é sempre irrigar quando o solo fica completamente seco. Irrigar um solo já úmido pode te trazer problemas com fungos.
  • Temperatura: na África, essa planta ocorre em regiões de clima quente e seco. Portanto, essas são as condições ideais para o colar de bananas. Evite os extremos de temperatura para manter sua planta saudável.
  • Umidade: a umidade ideal é baixa, uma vez que essa planta gosta de climas mais secos. Por conta disso, ela se adapta muito bem quando cultivada no interior de casa. Caso a umidade esteja muito alta, você deve regular a frequência de irrigação para que a planta atinja níveis adequados de umidade.
  • Fertilização: como dito anteriormente, a fertilização dessa suculenta é dispensável. O mais importante é assegurar luz e água para que a sua suculenta se desenvolva bem.
  • Poda: a poda é feita não só para controlar a estética da planta como para estimular o seu crescimento. A poda também é realizada quando você desejar fazer a propagação da planta.
  • Propagação: deve ser feita a partir de estacas. Você pode cortar pedaços da videira e plantar no novo solo. Após a propagação, você deve irrigar a planta em pequenas quantidades diariamente até que ela se adapte ao novo solo.
  • Replantio: o replantio é o processo em que trocamos a planta de vaso após um crescimento considerável. O colar de bananas exige um replantio a cada três anos. Você deve sempre escolher um vaso com o dobro do tamanho, mas com a mesma altura. Esse processo deve ser feito com cuidado, uma vez que os caules dessa suculenta são muito sensíveis e podem quebrar se mal manejados.
  • Pragas: assim como outras suculentas, essa planta também está suscetível ao ataque de pragas, embora isso seja mais raro em plantas cultivadas em vasos no interior. As pragas que comumente atacam essa planta incluem pulgões e cochonilhas. Embora elas sejam raras, você deve verificar com frequência se existe o ataque de pragas e insetos. Confira também nosso tutorial de como matar pulgões.
  • Doenças: essa é uma planta muito resistente a doenças, mas que pode sofrer com a podridão das raízes, principalmente quando o solo não oferece uma boa drenagem ou quando o jardineiro errou a mão na hora de irrigar a sua planta. Essa doença é causada por fungos e pode exigir um fungicida e um replantio para que você salve a planta.

Colar de Banana é uma planta tóxica?

Não existem registros ou estudos que associem essa suculenta a algum grau de toxidade, embora existam outras suculentas do mesmo gênero que apresentem essa característica.

Folhas Do Senecio Radicans
Fotos De Senecio Radicans
Pequeno Porte
Suculenta De Interior
Suculenta No Vaso 1

Conclusão

Podemos concluir que essa é uma suculenta bem fácil de se cultivar, recomendada para jardineiros iniciantes que querem trazer um verde a mais para a casa.

Fontes e Referências: [1][2]

Você ficou com dúvidas sobre como plantar o colar de banana passo a passo? Comente!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.