Como Plantar Colar de Golfinho Passo a Passo (Senecio peregrinus)

Golfinhos pulando no vaso: aprenda a cultivar essa planta surpreendente na sua casa!

Publicado em e atualizado em: 01-12-2021 por Lory Aguiar

Colar de Golfinhos é uma planta do tipo suculenta muito agraciada por jardineiros devido a característica exótica de suas folhas que lembram golfinhos pulando pelo vaso.

Colar de golfinhos 1

O colar de golfinhos é conhecido cientificamente como Senecio peregrinus, e é um cruzamento entre Senecio rowleyanus e Senecio articulatus. Essa planta também é chamada de golfinhos voadores ou cordão de golfinhos. Essa é uma planta muito fácil de ser cultivada no interior e suas folhas trazem muita elegância e natureza para a decoração da sua casa.

Como cuidar de Cordao de golfinhos

No guia de hoje do Meu Verde Jardim, você vai aprender como identificar, plantar e cuidar do senecio peregrinus.

Cordao de golfinhos

Senecio peregrinus

Nome científicoSenecio peregrinus
Nomes popularesColar-de-golfinhos, Planta-golfinho, Golfinhos-voadores, Cordão-de-golfinhos
FamíliaAsteraceae
TipoPerene
OrigemÁfrica
Senecio peregrinus
Cordao de golfinhos 1

O nome científico correto para essa planta é Senecio hippogriff ou Curio × peregrinus. Tratamos como senecio pereguinus devido a ser o nome que boa parte dos jardineiros usam para se referir a essa planta.

Cuidados com Colar de golfinhos

Como Plantar Colar de Golfinhos

Confira algumas técnicas, exigências, condições e dicas para cultivar o seu colar de golfinhos sem problemas e dores de cabeça:

  • Luz: o primeiro cuidado que você deve ter é em atender as necessidades de luz da senecio peregrinus. Essa planta precisa de bastante luz do sol para se desenvolver, mas sempre protegida da incidência direta, que pode queimar as suas folhas. Coloque-a sempre próxima a uma janela quando cultivar no interior de casa, em condição de sombra parcial.
  • Florescimento: embora o colar de golfinhos seja uma suculenta do tipo florida, que apresenta flores na cor branca, essa não é uma planta que floresce fácil quando cultivada dentro de casa. Mas talvez esse não seja o seu objetivo com a planta, uma vez que seu apelo ornamental esteja em suas folhas.
  • Solo: o solo ideal é qualquer solo voltado para suculentas que apresente uma boa drenagem. Você também pode utilizar misturas de solos para cactos. Uma drenagem ruim pode ocasionar doenças causadas por excesso de umidade e fungos.
  • Vaso: caso queira cultivá-la em vasos, optem por vasos feitos de terracota, que apresentam uma melhor drenagem.
  • Irrigação: uma vantagem do colar de golfinhos é que ele é bastante tolerante a secas, como boa parte das suculentas. Por conta disso, ele não precisa de muita água. Você pode irrigá-lo semanalmente no verão e mensalmente no inverno. Leia sobre sistemas de irrigação automática.
  • Temperatura: o colar de golfinho ocorre nativamente em regiões de clima mais tropical. Devido a isso, eis uma planta que prefere temperaturas mais quentes para crescer. Em ambientes mais gelados, você deve certificar-se de oferecer uma boa circulação de ar para a sua planta.
  • Umidade: essa é uma planta de clima tropical, portanto prefere climas mais secos. Se você colocar a planta em um ambiente mais úmido, como cozinhas e banheiros, deve irrigá-lo menos.
  • Fertilização: o colar de golfinhos dispensa a fertilização. Caso ainda assim queira fazê-la, utilize de um fertilizante equilibrado do tipo líquido voltado para suculentas.
  • Poda: a poda pode ser feita utilizando de ferramentas de jardinagem para remover folhas mortas, amareladas com afetadas por doenças. A poda também é uma forma de uniformizar a aparência da planta.
  • Replantio: deve ser feito de dois em dois anos, replantando sempre a planta em um vaso maior. O ideal é sempre escolher um vaso cujo tamanho assuma o dobro do original.
  • Pragas: essa é uma planta muito resistente a pragas. Todavia, o cordão de golfinhos pode ser afetado por pulgões, cochonilhas e ácaros. Você pode utilizar um inseticida caseiro para lidar com essas pragas caso ocorram.

Perguntas e Respostas sobre Senecio Peregrinus

Ficou ainda assim com alguma dúvida sobre como cultivar o colar de golfinhos? Confira a resposta de perguntas frequentes feitas sobre a planta:

Colar de Golfinho é uma planta tóxica?

Não existem estudos associando o colar de golfinho a alguma toxidade para humanos ou animais de estimação. Todavia, outras plantas senecio podem ser tóxicas, como a senecio rowleyanus.

Por que as folhas do colar de golfinhos estão ficando amarelas?

Esse amarelamento pode estar sendo causado por excesso de luz solar, que acaba descolorindo as folhas, removendo seu verde natural. A solução é mudar a planta de lugar.

Por que as pontas das folhas estão ficando marrons?

Se isso ocorrer, é sinal de que o seu solo não oferece uma drenagem adequada para a planta ou ela esta recebendo mais irrigação do que deveria receber.

Por que minha planta esta morrendo?

Geralmente, isso esta relacionado ao excesso de água. É mais fácil você perder a sua planta regando demais do que pecando pela falta.

Veja mais fotos do colar de golfinho:

cultivo em vasos
em vaso 3
Fotos de
Fotos de Cordao de golfinhos
Fotos de Planta golfinho
Fotos de Senecio peregrinus
Imagens de Senecio peregrinus
no quintal 1
Planta golfinho
Plantar Planta golfinho
Senecio peregrinus
suculenta exotica
suculenta no vaso
tem vaso de terracota

Veja também: Cuidados com Aspargo Alfinete e Decoração com Kokedama

Ficou com dúvidas sobre como plantar Senecio peregrinus passo a passo na sua casa? Comente abaixo com a sua dúvida que iremos te auxiliar!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Como Plantar Colar de Golfinho Passo a Passo (Senecio peregrinus). O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.